Conegliano vence Copa Itália e torna-se 'campeão de tudo' na Itália

Aconteceu nesse final de semana o Final Four da Copa Itália, na cidade de Florença. Em confrontos definidos pelas quartas, se enfrentaram Scandicci x Modena e Conegliano x Novara. O Modena venceu a partida contra o Scandicci por 3x1, em um jogo de parciais acirradas em que Havlickova brilhou, mas Brakocevic deixou a desejar. Mesmo assim, o time da sérvia venceu. O Conegliano bateu o bom time do Novara, mas precisou jogar muita bola para isso - e fez. Nem o dia bom de Barun e Piccinini foram suficientes para barrar as panteras, com Fawcett e De Kruijf no comando das pontuações.

Adenízia observa levantamento de Ferretti, time da italiana venceu por 3x1 (Foto: LVF)


Final entre Modena e Conegliano, os dois representantes da Itália na Champions League, líder e sétimo colocado da liga italiana, classificação que se justifica pela irregularidade do Modena. Quem esperava uma final equilibrada, como nos jogos da Champions (cada um dos times venceu uma partida no tie-break) se decepcionou: o Conegliano fez 3x0 no rival e conquistou o inédito título da Copa Itália.

Comemoração das panteras após último ponto da partida (Foto: LVF)


O time segue com o sistema tático de duas jogadoras na recepção, Fawcett na entrada de rede e Ortolani na saída passando só quando é extremamente necessário. E não é que vem dando certo! As duas extremas que não recepcionam comandaram a partida, Ortolani com 18 e Fawcett com 15. No Modena, Brakocevic também fez 18. A líbero Monica de Gennaro foi eleita a MVP da competição. Confiram as estatísticas das partidas

Copa Itália

Semifinais 

MP: Havlickova (19) | Oszoy (18)

MP: Fawcett (19) | Barun (19)

Final

MP: Ortolani (18) | Brakocevic (18)

O Campeão de Tudo!

Faz algum tempo que o Conegliano não sabe o que é perder um campeonato. Desde que Davide Mazzanti assumiu o comando da equipe em 2015, vários sucessos inéditos chegaram ás panteras. No ano passado o Conegliano foi campeão da Itália, pela primeira vez! Defende nessa temporada o título e defende bem, sendo o líder da atual liga com 9 pontos de vantagem para o segundo colocado. Nessa temporada, além do título da Copa Itália, foi campeão da Supercopa Itália, vencendo o Bergamo por 3x1 na final. Atualmente o Conegliano é detentor de todos os títulos de clubes da primeira divisão na Itália! Mas há outro campeão: o europeu. O Pomì Casalmaggiore venceu a última Champions League quando sediou o torneio. É essa a intenção e o sonho do Conegliano, que ficou em sétimo lugar na classificação geral da Champions League, mas já avançaria por ter sido escolhido como sede do Final Four pela CEV. O bicampeonato italiano e o sonhado título do europeu são os desafios finais do Conegliano na temporada.

Conegliano é atual campeão da Liga, da Copa e da Supercopa Italianas

Comentários

  1. Ortolani e Fawcett vem revezando na entrada/saída. Na final contra o Modena, Ortolani jogou como ponta e teve boas recepções, não comprometendo em nenhum instante o time e sem dúvidas jogou muita bola. Serena é o tipo de jogadora que joga muito em seu clube, mas deixa a deejar na seleção. Fawcett teve atuação discreta, errou muita bola pra quem não tem a responsabilidade de recepcionar. Creio que com a volta de Brício, Ortolani fica com a titularidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é a primeira vez que Fawcett aparece na saída e Ortolani na ponta após esse sistema tático. Curioso ser exatamente em uma final!

      Excluir
    2. Eu ainda acho a Ortolani muito irregular. Ela pode fazer uma partida excelente e na seguinte nula no ataque. Fawcett comete seus erros, mas é mais regular.

      O time do Conegliano com Bricio e Robinson nas pontas e Fawcett na saída é extremamente eficiente: tem as bolas rápidas com as ponteiras e alta na saída.

      Excluir
  2. Não gostei da escolha do Conegliano para sediar o final four. Seria justo se tivesse ganhado a vaga na bola. Mas não foi isso que aconteceu. Foi o 3º melhor segundo lugar nos grupos e isso não daria a vaga ao time. Volero e Vitra ganharam a vaga na bola. Esse acordos para ajudar times não fazem bem ao vôlei. Espero que o Cone se seja surrado no final four.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não achei justa a escolha antecipada, mas o Conegliano passaria de qualquer forma! Suponhamos que o Fenerbahçe, time de melhor campanha, fosse escolhido como sede. Pelo regulamento passariam então os 3 líderes + os 3 melhores segundos colocados. O Imoco iria de qualquer forma! Vale lembrar que o Dínamo Moscou recusou sediar o evento.

      Excluir
    2. Mas, felizmente, o Conegliano não vai ser surrado na fase final.
      O time é compacto e muito bem treinado. E com Skorupa em grande fase como aquela que levou o Casalmaggiore a vencer o favorito Novara em 2015.

      Excluir
  3. Que azar da bricio se lesionar a jogadora vinha em ascensão poderia estar se consagrando agora,uma pena as lesões são sempre cruéis na vida dos atletas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior Cristiano, é que não foi uma lesão. Tudo começou com uma amigdalite, depois informaram ser uma virose e até então ela não voltou. Mas parece que está aptar para voltar às quadras nesse final de semana.

      Excluir
  4. O Conegliano deu uma aula de voleibol nessa final. Muito embora tenha sido um 3x0 foi até um bom jogo, mas com as panteras melhores em todos os fundamentos.
    Pra mim quem fez pesar a balança foi Skorupa, que deixou as bloqueadoras do Modena tontinhas na rede. As atacantes do Imoco passaram o jogo inteiro com bloqueio atrasado, às vezes até sem bloqueio.
    Ao contrário de Ferreti que, apesar de não ser ruim, tem um jogo quadrado e previsível. O Modena tem boas peças, mas pra chegar bem na CL e nos playoffs do italiano precisa parar de ser irregular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você!Apesar de muito técnica, Francesca Ferreti é previsível: apertou é bola para a oposta sérvia! Mesmo com uma linha de passe mais comprometida com a presença de Ortolani na linha de recepção, Skorupa consegue ter um estilo de jogo muito mais criativo.

      Excluir
  5. Vejo semelhanças entre a Ferretti e a Dani Lins, são táticas, com um toque de bola muito bom, mas absolutamente previsíveis. A Dani parece não saber adaptar suas atacantes aos seus levantamentos. No patamar que está o vôlei mundial, é preciso jogar como como a Lloyd ou a Ognjenovic pra ganhar títulos em clube e seleção.

    ResponderExcluir
  6. Celino, o toque de bola pode ser o mais lindo, mas não ganha título. Fofão e Fernanda Venturini conseguiam unir a beleza do toque com uma excelente, embora sempre tenha preferido a Fofão! Vejo semelhanças entre Francesca Ferreti e a Dani Lins. O Brasil não ganhará nada se continuar com as levantadoras que estão aí a disposição.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)