Champions: o atropelo em Modena, a batalha de Istambul e a figurinha repetida de Zurique

Maus visitantes esses três! Na última quarta (23), o Liu Jo Nordmeccanica Modena recebeu no Palapanini, o atual campeão russo, Dínamo Moscou,  sob o olhar de mais de 2300 pessoas. O esperado era um confronto equilibrado entre os dois, muitos até apostavam na vitória do Modena em casa. Bem longe disso! O italiano passou um verdadeiro vexame após o primeiro, onde até jogou decentemente. Do segundo em diante, só apanhou de Moscou. E olha que a estrela Goncharova nem esteve nos seus melhores dias, bem marcada pelo adversário. Foi De La Cruz - essa mulher gosta de decisão! - quem fez uma das suas melhores partidas no campeonato, pegando alto contra o bloqueio das italianas. Assim, a limitada Kosianenko jogou tranquila. O paredão russo incomodou às italianas, foram 13 pontos de bloqueio contra só 5 do Modena, Fetisova foi destaque no fundamento com 7 pontos só dela! Brakocevic jogou praticamente sozinhas, as ponteiras oscilaram e as centrais foram totalmente inefetivas. A chance do Modena é aplicar um 3x0 ou 3x1 dentro de Moscou e levar o jogo ao golden set. Missão difícil!

Moscovitas venceram sem dificuldades o primeiro confronto contra o Modena (Foto: CEV)


Na quinta (23), foi a vez dos turcos. O melhor confronto da série até agora foi entre os turcos - e como não haveria de ser! - Eczacibasi e Fenerbahçe. Os dois jogam no mesmo ginásio em Istambul, o Burhan Felek, mas o mando de quadra era do Eczacibasi. E o VitrA começou melhor bem, com boa distribuição de Ognjenovic, bloqueio apurado e Kim totalmente apagada no primeiro set. A partir do segundo, o jogo mudou: Kim veio para a partida e Natália fazia um grande jogo! Com a queda de produção de Adams no terceiro set, o Fener virou a partida para 2x1. Boskovic chamou a responsabilidade no quarto e empatou a partida. No tie-break, o padrão marcado do jogo do Eczacibasi falhou e Kim comandou a vitória por 3x2. Entretanto, tudo pode acontecer em Istambul no próximo jogo.

Kim supera duplo de Adams e Ognjenovic na vitória do Fener (Foto: CEV)



O outro turco a jogar na rodada foi o Vakifbank, que viajou até Zurique e foi surpreendido no primeiro set. Vale lembrar que o Volero jogou sem a levantadora Fabíola, lesionada. Zivkovic, no entanto, não deu prejuízo. Na verdade a sérvia até imprimiu um padrão mais diversificado de jogo pelo qual o Vakif não esperava. Rykhliuk tomou as rédias da primeira parcial, enquanto Zhu fazia um set terrível. Foi aí que Sloetjes chamou a responsabilidade e Aydemir pôde distribuir com mais tranquilidade. As opostas sobraram em quadra, mas no final, Sloetjes foi mais eficiente e deu Vakif. O Volero pecou na definição das pontas, Carcases foi mal e Rabadzhieva teve desempenho pífio, marcando apenas um ponto em cada um dos sets que jogou. A missão do Volero é derrubar o Vakifbank por 3x0 ou 3x1 em Istambul e vencer o golden set, para não repetir a eliminação pelo mesmo time como em 2016.

Volero começou bem o jogo, mas terminou levando virada das turcas (Foto: CEV)


Confiram as estatísticas dos três jogos:

Playoff 6 - Jogo de Ida

Modena 0 x 3 Dínamo Moscou (22–25, 13–25, 13–25)
MP: Brakocevic (17) | Goncharova, De La Cruz (13)

Eczacibasi 2 x 3 Fenerbahçe (25–16, 22–25, 19–25, 25–21, 12–15)
MP: Boskovic (24) | Kim, Natália (22)

Volero Zurich 1 x 3 Vakifbank (25–15, 20–25, 17–25, 21–25)
MP: Rykhliuk (24) | Sloetjes (26)

Próximos jogos:

04/04, Istambul - Fenerbahçe x Eczacibasi
05/04, Istambul - Vakifbank x Volero
06/04, Moscou - Dínamo x Modena

ESPERANÇA: Eczacibasi é quem tem melhor situação dentre os derrotados. Vitória por 3x1 ou 3x0 elimina o Fener (Foto: CEV)

Comentários

  1. O jogo do Modena contra o Moscou foi muito bem marcado pelo bloqueio da equipe russa, principalmente depois que deu pane na levantadora Francesca Ferreti. A equipe vencia o primeiro set por 22 a 20 e Ferreti passou a levantar insistentemente na bola china que tinha De La Cruz paradinha (02 tocos seguidos) e ainda a levantadora italiana levou um toco da Fetisova tentando uma bola de segunda totalmente previsível. O problema do Modena está nas pontas: C. Bosseti não é tão regular quanto a irmã e Oszoy alterna excelentes partidas com atuações horrorosas. Resta a oposta sérvia carregar a equipe! De La Cruz e Scherban estavam muito bem e Goncharova jogando para o gasto. Embora eu goste muito da Brakocevic, o Modena não tem time para reverter o quadro.

    O Volero começou jogando muito melhor, mas apenas Rykhliuk e Akirandewo estavam bem no jogo. O conjunto do VakifBank foi mais forte e, mesmo com uma atuação abaixo do normal da ponteira chinesa Zhu, Sloetjes apareceu decisiva para o jogo. Se jogar com a mesma agressividade no ataque como jogou no bloqueio na partida em Zurich, o Volero consegue reverter o quadro. Mas, precisa que outra ponteira ajude a oposta ucraniana na virada de bola.

    A maior incógnita está no confronto entre o Fenerbahçe e Eczacibasi. O primeiro tem um jogo muito forte nas duas ponteiras (Kim e Natália) e na central Eda Erdem e um dia ruim de qualquer uma das três pode deixar as coisas ruins para o time. O segundo tem o seu poder ofensivo muito concentrado em Kosheleva e Boskovic, Larson não tem o mesmo desempenho no ataque que nas últimas temporadas por cobrir muito a russa na recepção e as centrais estão com rendimento abaixo do normal. Eu aposto que o FenerbahÇe leve a melhor.

    ResponderExcluir
  2. O grande problema do Volero está na sua terrível líbero que peca nos momentos decisivos (impossível a turca ser pior que a Poppovic) e a falta de ritmo de jogo com equipes mais fortes, afinal jogar contra um Vakif ou Moscow é infinitamente mais difícil que contra os fraquíssimos adversários suíços.
    Já o Modena jogando com apenas a solitária Brakocevic terá missão praticamente impossível. Ótimo ver a De la Cruz completamente recuperada.
    Entre Fener e VitrA tudo pode acontecer, acho que o VitrA tem ligeira vantagem, basta o time jogar seriamente que vence a equipe da Natália.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)