CEV Cup: Casalmaggiore, Busto Arsizio, Dínamo Kazan e Galatasaray são semifinalistas

Quatro grandes times se enfrentam nas semifinais da CEV Cup, o segundo torneio interclubes mais importante da Europa, são eles:

Italy Pomì Casalmaggiore

Atual campeão da Champions League, não se classificou para o torneio esse ano e é um dos grandes favoritos ao título da Cup. Na liga italiana está atrás apenas do Conegliano, mas passa por uma situação muito chata: perdeu sua principal pontuadora por lesão, a oposta croata Samantha Fabris. Agora depende muita da velocidade de sua levantadora Carli Lloyd e de um jogo diversificado, já que tem boas opções de ataque.

Trajetória na Competição:
2ª Fase: 3x0 casa e 3x0 fora no israelita Maccabi XT Haifa
Oitavas: 3x0 casa e 3x2 fora no finlandês HPK Hameelinna
Quartas: 3x0 casa e 3x2 forna no alemão Allianz MTV Stuttgartt

Festa da torcida em Cremona para apoiar o Casalmaggiore (Foto: CEV)


Italy Unet Yamamay Busto Arsizio

Um italiano é pouco, certo? Bicampeão da Cup (2010 e 2012), o Busto Arsizio alterna entre grandes e terríveis momentos na temporada do italiano. E vem sendo assim na Cup também, onde o time vem se classificando com bastante sofrimento. Mas não dá para menosprezar o jogo de Valentina Diouf, a grande definidora do time e maior pontuadora da competição. O jogo ofensivo do Busto fica entre a oposta e a ponteira dominicana Brayelin Martinez, usando pouco de seu jogo pelo meio.

Trajetória na Competição:
1ª Fase: 3x1 casa e 3x0 fora no belga VDK Gent Dames
2ª Fase: 3x1 casa e 2x3 fora no búlgaro Maritza Plovdiv
Oitavas: 3x0 casa e 2x3 fora no bielorruso Michanska Minsk
Quartas: 3x0 casa e 3x1 forna no húngaro Linamar Békéscsabai

Agradecimento de Diouf à torcida após classificação às semis (Foto: CEV)


O CONFRONTO: Casalmaggiore x Busto Arsizio
Teoricamente, Casalmaggiore é amplamente favorito, afinal, é o confronto entre segundo e sétimo colocados da liga italina. Mas é preciso mais cuidado nessa análise, os confrontos entre os dois na liga italiana foram acirrados! No turno, o Busto bateu o Pomì por 3x2, com 33 pontos das suas duas opostas, Diouf e Fabris. Em casa no returno, o Pomì devolveu a vitória, mas por 3x1. O diferencial para o time de Cremona é que agora Fabris não está com o time. Casalmaggiore é favorito, mas o Busto tem muitas chances!

Russia Dínamo Kazan

Campeão da Champions League em 2014, fez uma campanha muito ruim na fase final do russo no último ano e estreia na Cup. Estreia de forma impecável até aqui, sem perder sets e claro, leva consigo o favoritismo. É o segundo colocado do campeonato russo e como um bom time do país, sua força de ataque está nas extremidades e para isso o Kazan conta com um trio eficiente: a oposta Daria Isaeva e as ponteiras Irina Voronkova e Elitsa Vasileva.

Trajetória na Competição:
2ª Fase: 3x0 casa e 3x0 fora no tcheco VP UP Olomouc
Oitavas: 3x0 casa e 3x0 fora no bósnio ZOK Bimal-Jedinstvo Brcko
Quartas: 3x0 casa e 3x0 fora no sérvio Vizura Beograd

INTACTAS: gigantes russas ainda não perderam um set sequer na competição (Foto: CEV)


Turkey Galatasaray Istanbul

O Galatasaray tem dois vice-campeonatos da Cup, inclusive o da última final em que perdeu para o russo Dínamo Krasnodar. Quarto colocado no turco, tem o perdão por suceder os três gigantes turcos. É um time de passe bom e acredito que use menos de suas centrais do que poderia. Sua jogadora de definição é a oposta Nadia Centoni, que costuma oscilar, e se acontece é amparada por uma ótima temporada da ponteira Seda Anlanyurek.

Trajetória na Competição:
2ª Fase: 3x0 casa e 3x1 fora no suíço VFM Franches Montagnes
Oitavas: 3x0 casa e 2x3 fora no romeno Nova KBM Branik Maribor
Quartas: 3x1 casa e 3x0 fora no polonês Budowlani Lodz

Galatasaray confirmou sobrevivência na luta pelo título da Cup (Foto: CEV)


O CONFRONTO: Dínamo Kazan x Galatasaray
Os times curiosamente tem um padrão de jogo parecido, embora o Galata seja mais dinâmico. Considero o Kazan melhor entrosado, mas tem o mesmo defeito do rival de não manter regularidade em suas atacantes de extrema. Um ponto positivo para o Galatasaray é o seu passe e se quiser vencer o rival, tem que usar de sua velocidade contra as gigantes! Ainda assim, o ataque pesado do Kazan e a campanha perfeita até aqui o coloca como favorito nesse confronto.

Semifinais

28/03 em Cremona (ITA): Casalmaggiore x Busto Arsizio
28/03 em Istambul (TUR): Galatasaray x Dínamo Kazan

01/04 em Busto Arsizio (ITA): Busto Arsizio x Casalmaggiore
01/04 em Kazan (RUS): Dínamo Kazan x Galatasaray

Comentários

  1. Acho q no jogo das italianas dá Busto, o time vem em melhor fase, conta com Diouf e Brayelin inspiradas, duas líberos eficientes, Signorille lúcida e duas centrais q bloqueiam mt e dão opção no ataque, o ponto negativo fica por parte da insistência na Fiorin na ponta msm com a Vasilantonaki recuperada. Casal vai mal na definição msm q a Guerra tenha entrado bem na saída, as pontas são fracas nesse fundamento, Stevanovic passa por uma fase péssima e a Gibby é mediana, o q salva é a Lloyd e a Sirressi.
    Entre kazan e Galatasaray dá o time russo, msm sem passe a Startseva tem Isaeva em boa fase, Voronkova e Vasileva eficientes e Zaryazhko fechando o bloqueio. O turco tem só a Centoni na definição e por mais q a Seda venha bem ela n ajuda na hora do aperto, além da levantadora titular (q devia ser a Aydinlar) n usar as centrais (Jack principalmente) quando o passe chega.
    Final Busto x Kazan

    ResponderExcluir
  2. O Pomì montou um time bom, porém modesto se comparado ao Conegliano e ao Novara. Acho que dá pra chegar na final. E garantir vaga na champions. Acho que tá na hora do Pomì apostar numa ponteira estrangeira e trocar a Gibb por uma boa central italiana. Desse time atual manter Siressi, Lloyd e Fabrís é prioridade. To Fly a Fabrís também joga de ponteira né? Vi uns jogos dela no ano passado e ela passa até que bem. Na "minha montagem de elenco" do Pomì pra 2017/2018 to pensando em trazer a Gennari de volta. E oposta poderia tentar tirar a Brakocevic do Modena.
    Siressi
    Lloyd/ Brakocevic
    Gennari/ Fabrís
    Stevanovic / Ana Danesi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trocar Tirozzi por Gennari é não alterar quase nada. Veja a temporada de Gennari no Bergamo. É apenas uma excelente passadora.

      Fabris jogou no passe porque tinha Nicole Fawcett na outra extremidade, ou seja, tinha duas opostas em quadra pela equipe do Novara. Eu jamais a sacrificaria na ponta!

      Eu tenho visto um resultado regular da ponteira Lucia Bosetti. Quem não tem jogado nada é a ponteira Tirozzi. E não trocaria Gibbemeyer por Danesi. Traria a central holandesa Robin De Kruijf.

      Excluir
    2. Mesmo antes da Fawcett em Novara, a Fabris já tinha jogado na ponta pela seleção croata. Os técnicos sempre sofreram na verdade por ter duas ótimas opções de ataque na mesma posição, oposta. Com Barun na saída, a Fabris já jogou na ponta.

      Excluir
    3. Se ela tem um passe razoável, não porque o técnico da seleção croata não colocá-la em quadra. Até mesmo porque com a Barun em quadra, o poder ofensivo fica muito grande.

      Mas, eu não comprometeria um rendimento médio de 22 pontos por partida! A Fabris é a oposta dos olhos de qualquer grande time porque é decisiva e bate muito forte no ataque. Se olharmos as estatísticas da Liga Italiana, ela é muito pouco bloqueada para alguém que recebe tantas bolas.

      Excluir
    4. Também estou gostando da temporada da Lucia Bossetti. Ela daria conta do passe e pra auxiliar a Fabrís eu traria a Paola Egonu. A Egonu é muito boa no ataque, mas passando não dá. Por isso valeria a pena Trazer a Fabrís pra ponta. Tanto a Bossetti quanto ao Siressi são boas passadoras (nao nível de Robinson e De Gennaro) mas dão pra segurar o passe com Fabrís 'escondida. Pra mim as duas croatas, Fabrís e Barun,juntas com Paola Egonu são disparadas as melhores atacantes de ponta/saída de rede da Liga Italiana. Seria legal se a Adenizia fosse pro Pomì na vaga da Gibb. Adenizia tá ótima no bloqueio e no ataque faria estragos com uma levantadora como a Lloyd. Mas ter Egonu e Fabrís + Adenízia (que deve se valorizar bem depois dessa excelente temporada que vem fazendo) requer um investimento alto. Por isso seria importante o Pomì chegar ao menos até a final pra garantir vaga na Champions League e montar um time bom e coeso pra ir em busca do bicampeonato da champions.
      Eu montaria o Pomì Casalmaggiore assim pra 2017/2018:
      Líbero: Imma Sirressi
      Levantadora: Carly Lloyd
      Central1:Adenizia Ferreira
      Central2:Jovana Stevanovic
      Ponta1:Lucía Bossetti
      Ponta2:Samanta Fabrís
      Oposta:Paola Egonu.

      Seria um timaço.

      Excluir
    5. Seria um timaço e não seria caro! rs

      Estas jogadoras juntas fariam um excelente time. Melhor que o atual Conegliano!

      Excluir
  3. Embora Fabris tenha se contundido, Guerra tem entrado bem na função e, especificamente da CEV Cup, a oposta Turlea tem entrada como titular e pontuado bastante. O grande problema do Pomì é a ponteira Tirozzi, que anda muito mal no ataque.

    Mesmo assim, eu considero o Pomì favorito frente ao limitado UYBA. O jogo coletivo do Pomì é muito mais interessante do que o jogo de duas atacantes da Busto.

    No duelo entre Galatasaray e Kazan, o jogo de maior potencial ofensivo da equipe russa vai prevalecer.

    Numa provável final entre Pomì e Kazan, acredito que o time russo é favorito pelo potencial ofensivo que tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No jogo de ida contra o Allianz, Turlea fez uma ótima partida e marcou 26 pontos em cinco sets. Mas no de volta, saiu do banco ainda no primeiro set e marcou apenas 5 em três. Mas vamos perdoá-la, é uma oposta de 41 anos!

      Excluir
    2. Concordo. É normal que ela não tenha o mesmo rendimento que anos atrás. Além de dizer que ela foi muito pouco utilizada ao longo de toda a Liga Italiana, o que prejudica muito uma estabilidade do rendimento.

      Excluir
    3. A seleção croata tem ótimos destaques individuais.

      Barun
      Fabrís
      Poljak
      Jerkov

      A levantadora e a central reserva do Pomì. Elas vao disputar a 2* divisão do Grand Prix. Pela idade nao sei se Poljak e Jerkov ainda defendem a seleção. Elas ainda jogam pela seleção? Vocês do To Fly saberiam me responder?
      Fabrís + Barun, a levantadora e centrais reservas do Pomì são ótimos nomes que se bem trabalhados tem condições de brigar diretamente entre as potencias europeias e quem sabe até disputar uma olimpiada. Pq nao? E por falar nisso quem é o tec.da Croacia?

      Excluir
    4. A federação croata é conhecida por não apoiar as suas jogadoras - a Osmokrovic já chegou a criticar a federação, inclusive. Individualmente, ela tem talentos incríveis, como você mesmo citou! Jerkov jogando muito na Turquia, Poljak muito na Rússia. As duas jogaram a última partida da Croácia, no quali em 2016. A idade não interfere para as duas, a Maja ainda tem algumas dores nas costas, mas estão jogando MUITA bola. Poljak não confirmou se vai voltar à seleção, Jerkov não falou sobre saída, que eu tenha visto.

      Excluir
  4. Klara Peric deve está aprendendo muito com o Caprara e a Lloyd no Pomì. Ela é muito jovem. Tamara Susic não foi aproveitada no Pomì, mas é uma central regular. Poljak é craque. Jerkov aos 33 tá jogando muito na Turquia. A Fabrís e a Barun são duas das melhores opostas do mundo (pra duas jogarem juntas Fabrís pode atuar na ponta). Enfim, um treinador bom faria elas subirem pra elite do GP. Sao atacantes excelentes do mesmo nível de Holanda, melhores que Turquia e próximas as atuais russas e servias.

    ResponderExcluir
  5. O Nova KBM Branik Maribor que enfrentou o Galatasaray é da Eslovênia, não da Romênia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)