Ausência de Nagaoka e redenção de Nikolova sagram NEC Red Rockets campeão japonês

Não só a China comemorou o final de um campeonato de sucesso nesse final de semana. A liga japonesa recebeu os dois jogos da final entre o NEC Red Rockets e o campeão de 2016, Hisamitsu Springs no Ginásio Metropolitano de Tóquio. O Hisamitsu, no entanto, manteve-se com uma perda significativa: a ausência de Miyu Nagaoka, segunda maior pontuadora da competição e principal atacante do Hisamitsu, que sofreu uma lesão no joelho na semifinal contra o Hitachi Rivale. Sua reserva, no entanto, não deixou a desejar nas semifinais. 

O NEC liderou durante toda a fase de classificação e também foi líder do Final Six, classificando-se diretamente à final. Mas o adversário do outro lado exigia respeito! A ponteira Sarina Koga foi o grande pilar ofensivo do time durante toda a temporada, quinta maior pontuadora do torneio, teve de assistir à baixa eficiência de uma jogadora já questionada na temporada passada: a oposta búlgara Emilyia Nikolova. Nikolova não fez uma boa temporada, pontuou pouco, menos do que suas companheiras de extrema e até centrais, invariavelmente. A búlgara dava a entender que decepcionaria e muito! Muitos chegaram a dizer que era o fim para Nikolova. Não era.

O Hisamitsu soube melhor do que ninguém como incomodar o NEC. Mas isso surpreendentemente não aconteceu no Final Six. No encontro contra o Hisamitsu vieram as primeiras pistas, mas surpreendentemente o atual campeão caiu por 3x0. Nikolova fez ali sua melhor partida da temporada, marcou 32 pontos em três sets! Mas na final, seu time precisaria ainda mais dela. O Hisamitsu veio implacável, caçou Koga na recepção e jogou a principal definidora do time adversário para escanteio, quase anulada no ataque. Yuki Ishii, ponteira de definição, sofria com o saque como Koga do outro lado, mas definia. Era o momento de Emiliya, o NEC precisava dela. E teve: a búlgara marcou 35 pontos na primeira partida. Segundo jogo e o Hisamitsu não cedia, sem sua principal atacante, estava levando o líder da temporada a mais um tie-break! Mas não resistiu, mesmo porque Koga teve dia melhor e Nikolova brilhou de novo, 30 pontos. A búlgara fez uma temporada ruim, durante todo o campeonato e na final, quando seu time pecou e precisou de definição, chamou a responsabilidade. Nikolova jogou melhor do que quando esteve em seu auge. 

Emiliya Nikolova marcou 65 pontos nas duas partidas da final contra o Hisamitsu (Foto: Jun Tsukida)


O NEC Red Rockets é campeão japonês derrubando o favorito, que teve Rika Nomoto muito bem na saída - mas ainda assim, sentiu falta de Nagaoka carregando o time. O NEC chega ao seu 7º título (88, 97, 00, 03, 05, 15, 17). Confiram os números da final:

Liga Japonesa - Finais

MP: Nikolova (35) | Ishii (25)

MP: Nikolova (30) | Nomoto (23)



NEC RED ROCKETS - 7º TÍTULO
Elenco: Sarina Koga, Emiliya Nikolova, Akari Oumi, Ayana Oyama, Mizuki Yanagita, Nanami Hirose, Kaname Yamaguchi, Rina Sho, Yuna Okuyama, Sayaka Shinohara, Kana Ohno, Haruyo Shimamura, Naoko Yataka, Miku Torigoe, Sayaka Iwasaki, Kaori Ueno, Nami Sagawa.

Depois de ficar fora da última final, NEC retomou o título de campeão japonês (Foto: NEC RR)

Comentários