Fenerbahçe segue em crescente e dá 'lição de tática' no rival Eczacibasi

Confronto de gigantes nesse final de semana da liga turca: o Eczacibasi recebeu o Fenerbahçe. Na temporada os dois times se enfrentaram outras duas vezes, com uma vitória para cada lado e o desempate deu-se ontem, na vitória do Fener por 3x2. Dentre os maiores times da competição, o Fenerbahçe teve o pior início, chegando à ocupar a sexta colocação do turco. Abbondanza é bom técnico e a diretoria do Fenerbahçe investiu bem. O time sofreu com Natália na recepção e Kim acabou sacrificada no ataque para compor o fundamento com a companheira. A solução do time foi cirúrgica, a contratação de uma especialista na recepção, a holandesa Grothues, que deixou o Bolzano para fechar contrato com o clube turco. Abbondanza apostou em colocar Grothues na saída de rede, colocando a ótima Uslupehlivan no banco e consequentemente a habilidosa Tomkom, pelo limite de estrangeiras. Grothues mal recebe bolas, afinal sua função tática é a de ser uma passadora, o que muitos gostam de chamar de "falsa-oposta", afinal, nesse caso sim, a holandesa está longe de cumprir as funções de uma oposta de definição. Definição é com as pontas, na rede ou na pipe, elas têm de assumir a responsabilidade. A chegada de Grothues surtiu efeito direto, o Fenerbahçe foi campeão da Copa Turca e hoje está praticamente empatado em pontos com o Eczacibasi pela vice-liderança.

Grothues em destaque; contratação da ponteira foi imprescindível nas ascensão do Fenerbahçe (Foto: Fenerbahçe)

Recepção, uma palavra dolorosa para o time do Eczacibasi, afinal, não dá para creditar a uma russa a responsabilidade do passe sem sofrer com isso. Principalmente se a russa for Kosheleva, uma das melhores atacantes do mundo, sem dúvidas a jogadora que bate mais alto na atualidade, mas quando o assunto é preparação... Tanya levou seis aces diretos nessa partida, saiu com aproveitamento de 43% de passes positivos na partida, o menor de seu time. Mas não dá para culpá-la, afinal foi a maior pontuadora de seu time na partida. Sem um bom passe, as centrais do Eczacibasi são praticamente figurantes, isso porque Thaísa e Adams nem relacionadas foram. Foram as entradas de Ognjenovic e Demir - essa assumindo o passe - que contribuíram para salvar o Vitra no 4º set e equilibrar o tie-break, já que Boskovic não fez grande partida. No tie-break, o Eczacibasi teve vantagem de 13x10 sobre o Fener e ainda assim, tomou a virada.

MELHORES DO MUNDO: sobra talento na foto do ataque da sul-coreana Kim sobre o bloqueio da sérvia Ognjenovic (Foto: Fenerbahçe)

No demais resultados, os favoritos venceram. Surpresa mesmo só na derrota do Bursa para o até então lanterna da competição, Idman Ocagi. O Bursa segue ladeira abaixo e ocupa apenas a sexta colocação do campeonato. No Idman, estreia da ponteira Elzbieta Skowronska, colocando a levantadora russa Matienko no banco.  Líder isolado, o Vakifbank derrotou ontem o Nilufer, mas sofreu contra o poder ofensivo de outra estreante, a jovem ponteira ucraniana Oleksandra Bytsenko, maior pontuadora da partida. Confiram os resultados e classificações:

Liga Turca - 14ª Rodada

MP: Kosheleva (22) | Kim (26)

MP: Joycinha (26) | Guler (21)

MP: Bytsenko (17) | Sloetjes (16)

MP: Rousseaux (20) | Jerkov (18)

MP: Boz (12) | Centoni (17)

MP: Yaneva (17) | Salas (23)

Classificação

1.Vakıfbank 43,08 (14-0)
2.Eczacıbaşı 34,87 (10-4)
3.Fenerbahçe 34,36 (11-3)
4.Galatasaray 28,02 (9-5)
5.Çanakkale B. 27,87 (9-5)
6.Bursa BB 23,08 (7-7) 
7.Beşiktaş 19,72 (7-7)
8.Halkbank 19,05 (6-8)
9.Seramiksan 10,87 (4-10 )
10.Idman Ocağı 9,45 (3-11)
11.Sarıyer B. 9,30 (3-11)
12.Nilüfer B. 7,71 (1-13)

Comentários