Eczacibasi despreza centrais e é atropelado por Vakifbank

Um dos maiores clássicos do vôlei mundial, Istambul sediou ontem o confronto entre os gigantes Vakifbank, líder invicto do turco e Eczacibasi, até então vice-líder. Quem esperava um jogão, uma grande partida, se decepcionou. O Vakifbank está muito distante taticamente do Eczacibasi no turco. Na verdade, o histórico do Vitra contra seus arquirrivais na temporada não é bom: tomou um 0x3 do Fenerbahçe na Copa, sendo eliminado; levou um 2x3 do Vakifbank na segunda rodada da Champions e na própria liga turca seu saldo é ruim, tendo vencido apenas o Fenerbahçe por 3x1 no turno e perdido por 2x3 no returno. Já contra o Vakifbank, foi um 2x3 e um 0x3, o atual. O grande resultado do Eczacibasi foi no Mundial de Clubes, quando derrubou o Vakif por 3x1. Em suma, dos 7 confrontos contra Vakif e Fener, o Vitra perdeu 5. Os 4 jogos contra o Vakifbank, foram 3 derrotas do Eczacibasi.

Kosheleva foi muito marcada na partida contra o Vakifbank e não rendeu (Foto: Vakifbank SK)


Ontem contra o líder, Barbolinni usou uma escalação diferente, trazendo Ognjenovic, Larson e Kosheleva como titulares, com Boskovic no banco e Thaísa e Adams não-relacionadas. Ter Kosheleva no time obriga o técnico a contar com Demir (Darnel) na saída, recepcionando. O ideal para o time era ter Kosheleva e Boskovic, mas aí, quem recepciona? Ao meu ver, o ideal era que Boskovic sempre fosse a primeira opção como titular e Kosheleva teve uma atuação esquecível, como poucas vezes vimos a russa jogar, principalmente no segundo set. A função de Larson ali é sacrificar seu ataque pelo passe. O Vitra só incomodou de verdade no terceiro set, quando Boskovic veio para a quadra e Baladin substituiu Kosheleva - me parece essa uma melhor escalação para o turco. Quanto às centrais, é complicado analisar. As turcas são muito pouco eficientes, mas ter Thaísa ou Adams em quadra significa praticamente pôr Ognjenovic no banco. Escolhas! 

Eczacibasi sofreu terceira derrota consecutiva para o Vakifbank (Foto: Eczacibasi VB)


O Vakifbank dispensa comentários, teve Rasic regular durante toda a partida, Zhu comandando o jogo nos dois primeiros sets e quando o Vitra cresceu, Sloetjes chamou a responsabilidade. E como não citar a sensacional Kirdar (Sonsirma), com aproveitamento de líbero no passe e eficiência no ataque. Se cabem elogios a Kirdar, claro, como não elogiarmos a levantadora Aydemir, única titular absoluta dentre os grandes, já que é de longe a melhor levantadora da Turquia. Assim, o Vakifbank chegou a sua 17ª vitória em 17 jogos no turco. No confronto entre os gigantes turcos, o Vakifbank tem 4 vitórias em 6 jogos, tendo perdido em dois momentos decisivos: a final da Copa Turca para o Fener e a semifinal do Mundial de Clubes para o Vitra. O próximo confronto entre os dois está realmente próximo e acontece nessa quarta (22) pela Champions League. Será que o Vitra quebrará esse tabu?

OVER: Rasic pega alto por cima de bloqueio de Arisan (Foto: Vakifbank SK)


Nos outros jogos da rodada, Jerkov e Kestirengoz se uniram para provar que não tinham medo do Fenerbahçe e levaram as yellow angels a um tie-break complicadíssimo. Grande partida do Canakkale, provando porque está tão bem na liga e que fase é essa de Jerkov! Mas a dupla encontrou Kim e Natália pela frente e o jogo do Fener tornou-se melhor quando Tomkom entrou em quadra. No final, vitória sofrida do novo vice-líder da competição. Halbank, Seramiksan, Bursa e Galatasaray também venceram na rodada. Confiram todos os resultados:

Liga Turca - 17ª Rodada

MP: Zhu (14) | Boskovic (13)

MP: Jerkov (24) | Kim (28)

MP: Salas (27) | Sanchez (23)

MP: Ilyasoglu (19) | Yaneva (18)

MP: Joycinha (19) | Trushkina (17)

MP: Onal (14) | Rousseaux (11)

Classificação

1.Vakıfbank 52,08 (17-0)
2.Fenerbahçe 42,36 (14-3) ↑
3.Eczacıbaşı 40,87 (12-5) ↓
4.Galatasaray 34,02 (12-5)
5.Bursa BB 29,08 (9-8) ↑
6.Çanakkale B. 28,87 (9-8) ↓
7.Halkbank 25,05 (8-9) 
8.Beşiktaş 19,72 (7-10)
9.Seramiksan 15,87 (6-11)
10.Idman Ocağı 12,45 (4-13)
11.Sarıyer B. 9,30 (3-14)
12.Nilüfer B. 8,71 (1-16)

Comentários

  1. Acredito que enquanto o Vitra não manter um time para disputar o Turco sempre vai haver essas oscilações. O Vakifbank tem as grandes jogadoras Turcas no seu elenco e uma boa formação tática feita por Guidetti. É muito fácil pra Barboloni colocar seu time estrelado na Champions e infelizmente é um time que erra muito, que tem grande potencial, mas sempre perde um set ou outro por falta de entrosamento.

    ResponderExcluir
  2. VAKIFBANK, para mim, na atualidade, tem a equipe para campeonato nacional (pois varia de acordo com cada país) mais forte do mundo... Quando o EZCASIBASE pode jogar com sua "legião estrangeira", vejo como melhor time, no papel, dá temporada...
    Contudo, certamente, não deverá ser mantido assim para a próxima temporada...Se não, adeus ser campeão turco.

    ResponderExcluir
  3. Uma Jaqueline ou Garay neste time seria ótimo pra recepção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)