Compacto - Ligas Chinesa e Japonesa

Liga Chinesa

O campeonato mais rico da Ásia é dividido em dois grupos e está na nona rodada da primeira fase. De cada grupo avançam quatro times, dois são eliminados.

O Grupo I tem a liderança do Tianjin (8v, 1d), atual campeão, muito bem reforçado pelas excelentes atuações da ponteira sérvia Mihajlovic. Na segunda colocação está o Sichuan (6v, 3d), uma surpresa se não tivesse a australiana Rourke e a americana Newcombe jogando muita bola por lá. Em terceiro lugar está o Liaoning (5v, 4d), único time que derrotou o líder Tianjin. O irregular time de Yan e Ding X., que venceu um grande, mas perdeu jogos mais fáceis como para o Baiy. Campeão em 2015, o Baiy (4v, 5d) luta para não ser eliminado na primeira fase. Seu rival direto é o Fujian (3v, 6d) de Lin, que luta contra o Baiy por essa última vaga. O Henan (1v, 8d), ex-time de Zhu T. que tem Easy e Murphy, já está eliminado.

Tianjin é o líder do Grupo I no campeonato chinês
No Grupo II está o único invicto da competição. Menos estrelado e mais valente, o Zhejiang (9v, 0d) mal foi incomodado no grupo. E olha que no segundo lugar vem o Jiangsu (6v, 3d) das olímpicas Gong X.Y. e Zhang C.N. Em terceiro lugar está o Beijing (5v, 4d) de Robinson e Liu X.T., seguido de perto pelo Shanghai (5v, 4d) de Pavan e Havelkova, mas ambos já estão garantidos na próxima fase da competição. Em contramão, o modesto Shandong (2v, 7d) e o Yunnan (0v, 9d) das azeri-cubanas Silva e Palacio, já estão eliminados.

Zhejiang, invicto, em quadra


Liga Japonesa

O japonês está bem equilibrado! Foram 11 rodas e o Hisamitsu (25 pts, 8v), atual campeão, também lidera o campeonato. Claro, o time é formado por várias selecionáveis e comandado pela titular da seleção, a oposta Nagaoka. Colado no líder, o Hitachi (24 pts, 8v) de Uchiseto e Jackson é o segundo colocado. No terceiro lugar está o NEC (20 pts, 7v) da ponteira Koga. O JT Marvelous (18 pts, 6v) é o mais surpreendente em sua boa colocação. Graças, finalmente, ao bom trabalho da ponta tailandesa Sittirak. Carregado pela azeri Rahimova, o Toyota (14 pts, 5v) ocupa apenas a 5ª posição do campeonato e é seguido de perto por aquele que, talvez, seja a decepção do campeonato até aqui. Sim, o Toray Arrows (13 pts, 4v), time de estrelas como Sakoda, Kimura e a americana Wopat, que perdeu bem mais do que deveria. Mas a zona do risco começa mesmo com o modesto Okayama (12 pts, 4v), que ainda sonha com uma das seis vagas, estando em sétimo. O PFU Blue Cats (6 pts, 2v) está mais distante desse sonho, mesmo com selecionáveis como Ebata e Kanoh em seu elenco.

Hisamitsu é o líder do japonês após 11ª rodada

Comentários