13 jogadoras que podem fazer falta às suas seleções nas Olimpíadas

Várias seleções apresentaram grandes jogadoras que, por algum motivo, não estarão nos Jogos Olímpicos do RIO. Algumas por decisão técnica, ordem da federação, lesão e até gravidez. Confiram essa lista de 

Floortje Meijners, Holanda
Principal ponteira de definição da Holanda, Floo tem um histórico complicado com a NEVOBO. Foi convocada em 2015 e pediu dispensa, em 2016 recebeu outro convite mas na época lesionou-se durante disputa do campeonato italiano. Desde então seu nome não aparece mais na lista de Guidetti, sendo uma referência justamente na posição e no fundamento em que a Holanda é carente.



Manon Flier, Holanda
Uma das melhores opostas da história da laranja-mecânica vinha há mais de 11 anos disputando vaga olímpica e quando finalmente conseguiu, Flier engravidou. A oposta deixou a seleção em 2015 afirmando que escolheu um entre seus dois grandes sonhos.



Risa Shinnabe, Japão
Principal ponteira passadora do Japão e a mais completa da sua posição no país, Risa pediu dispensa da seleção em 2015 e não retornou mais. Há rumores de desavenças entre a jogadora e o técnico Masayoshi Manabe. O fundo de quadra japonês é ótimo, mas nenhuma delas é exímia passadora e é aí que Shinnabe faz falta.



Sheila Ocasio, Porto Rico
A mais experiente central de Porto Rico perderá justamente o auge de sua boa geração. Sheila caiu no exame de doping do PanAmericano 2015 e foi suspensa das competições internacionais. A central de 33 anos é considerada a principal meio de rede do país.



Evgeniya Startseva, Rússia
De longe uma das melhores, se não a melhor levantadora da Rússia, nenhum motivo técnico justifica o corte de Startseva. A experiente campeã mundial em 2010 foi substituída por Vetrova, levantadora reserva do Dínamo Moscou. Startseva já salvou a Rússia de algumas pelejas antes e ao contrário de sua substituta, jogou e foi titular em uma olimpíada. Os rumores são de que Startseva foi cortada por suspeita de doping.



Ksenia Ilchenko, Rússia
Cortar uma das melhores ponteiras passadoras do país não parece uma escolha técnica muito sábia. Marichev substituiu na lista final da Rússia a ponteira por Voronkova, que havia sido chamada de "crua" por membros da federação. Caso a Rússia precise de uma substituta para o passe, o caos estará instaurado - já que Ilchenko é melhor passadora inclusive do que a líbero Ezhova.



Sol Piccolo, Argentina
A jovem ponteira foi cortada por opção técnica e é verdade que a justificativa do técnico para isso é boa. Piccolo é jovem e inexperiente e Orduna deu preferência a uma boa passadora, caso necessite de uma segunda líbero. Mas fato é que Sol é talentosa e uma das melhores atacantes do time, já chegou a substituir as titulares salvando a Argentina de frias inclusive nesse Grand Prix.



Camila Brait, Brasil
Mais cômodo do que levar 4 centrais, seria utilizar 2 líberos. Brait fez o ciclo completo do Brasil como titular e acabou cortada na última lista do técnico do Brasil. Diferente da companheira de posição - que mereceu a vaga - Camila tem experiência internacional em grandes competições. E o time brasileiro pode sentir isso.



Ana Paula Borgo, Brasil
Em sua segunda temporada jogando muita bola, a oposta não chegou a ser convocada para a seleção principal. Disputando Montreux com a seleção sub23, Paula deixou todos ainda mais impressionados com sua forma física e técnica, superior aos momentos de Sheilla e Tandara por exemplo. E mesmo assim não foi chamado por ZRG. 



Megan Hodge Easy, Estados Unidos
No ciclo Hodge passou por uma gravidez e levou um certo tempo para recuperar sua forma. Mas o fez e voou no último italiano, onde contribuiu - e muito - para o título do Conegliano. O problema é que ela já deixou o time machucada, não se recuperou a tempo e foi cortada.



Natalie Hagglund, Estados Unidos
Um dos cortes mais ousados de Kiraly, Hagglund é a melhor defensora dos EUA - apesar de ter um passe bem mediano. Entretanto, seria escolha melhor do que as 3 levantadoras de Karch para o torneio, uma estrategia arriscada tendo apenas 3 ponteiras e 1 líbero, sendo que Robinson deve estar apta para assumir qualquer uma dessas posições.



Chunlei Zeng, China
O corte mais polêmico de Lang Ping fica por conta de sua experiente oposta. Acontece que Zeng já disputou olimpíada, foi titular no vice-campeonato em 2014 e tem um diferencial em relação a suas duas companheiras: recepciona. Sem Zeng, Zhu e a ex-oposta Zhang estão completamente expostas na recepção.



Valentina Diouf, Itália
Fez uma temporada muito ruim no clube e não está em sua melhor forma, mas Diouf ainda assim foi uma das melhores atacantes da Itália no Grand Prix e no ciclo. É uma máquina de pontuação e vinha funcionando melhor que a experiente Centoni. Mas com Egonu na saída, realmente uma das duas cairia do time.



Comentários

  1. Esse blog é um dos melhores do Brasil. Embora às vezes dê uma "sumida", as matérias trazem uma análise apurada e aprofundada de quem realmente entende do assunto.

    Na Holanda, o time sente a falta de uma ponteira que seja definidora. Plak e Buijs são inconstantes e Grothues, muito pouco efetiva no ataque. A responsabilidade por virar bolas fica concentrada numa única jogadora: Sloetjes. É aí que o time sente falta da Meijners. Essa foto aí que deveria ser da Meijners não é a De Kruijf? ��

    Nós EUA, acho que a Hagglund não fará tanta falta. A Banwarth defende bem, apesar de pegar no passe às vezes.

    Na China, acho que a Lang Ping se arriscou demais ao cortar a Zeng. Nem a Zhu e nem a Zhang são exímias passadoras, e é aí que está a chave pra vencer a China: saque forçado em cima dessas jogadoras.

    Quanto as merdas feitas pelo Bonitta e pelo Marichev sem comentários né!

    ResponderExcluir
  2. Ah, que lindo anônimo! <3
    Mas ele só 'sumiu' porque mudou de cidade e ficou sem wifi uns dias, agora está tudo certo. Sua consideração realmente me deixa muito feliz, obrigado! =D

    Concordo sobre sua consideração das pontas, Guidetti sofre com a definição da titular inclusive. Meijners seria o ideal. Sim, comi mosca e pus a Robin, perdão, fui traído pelo Google e pela minha memória visual kkk.

    Banwarth é a melhor passadora, mas Hagglund é melhor defensora. Eu teria levado uma 4ª ponteira ou uma segunda líbero, mas não a Thompson.

    Zhu e Zhang cresceram nesse fundamento e ainda tem a Hui no banco. Mas é verdade, elas sofrem aí!

    A Itália ainda tem um roster aceitável, mas Rússia e Japão...

    ResponderExcluir
  3. China vai sofrer no passe se a Hui não tiver bem fisicamente, Zhu e Zhang n seguram nesse fundamento e sem a Zeng o time perde uma referência no ataque. Gong e a outra oposta n aguentam a pressão, Lang Ping fez mal em cortar a oposta mais experiente.
    Holanda sem Meijners é mt mais fraca, perde a melhor ponteira no ataque e fica com as inconstantes Plak e Buijs, além de n ter inversão eficiente pq a Pietersen n se compara à Flier.
    EUA ta com a melhor líbero, hagglund bancou no volero a temporada inteira e a titular ta com mt confiança. Easy é diferenciada, a única jogadora de força da seleção e vai fazer falta junto com a Hooker.
    Itália perde demais com a Centoni e a Ortolani na seleção, juntas as duas n são uma boa jogadora. Diouf vem sido a melhor oposta do ciclo e foi cortada pelo louco do Bonitta, perde a azurra.
    Manabe fez a pior convocação possível, cortou ebata, kotoh e outra ponteira q fez um bom grand prix e nem chamou iwasaka e shinabe. N vai longe.
    Porto Rico tem uma boa geração, ótima oposta, boas ponteiras e centrais irregulares (Lynda é boa, Oqueno bem fraca), peca demais nas levantadoras e na líbero.
    Rússia é a cara do Marichev, uma confusão. Startseva perdeu a chance de se redimir de Londres por (na minha opinião) doping. Kosheleva e Goncharova vao ter q tá iluminadas pra pensar numa semi.

    ResponderExcluir
  4. Ótima colocação..só faltou falar da Ebata do Japão.

    ResponderExcluir
  5. ..."Acontece que Zeng já disputou olimpíada, foi titular no vice-campeonato em 2012"... Onde foi parar a final Brasil vs EUA? kkkk

    Queria entender a ausência da Floortje Meijners e ñ consigo

    E a Sheila Ocasio... nunca a vi jogar nada. Só tem altura. Lenta, ñ bloqueia, ñ tem potencia no ataque. Não será uma grande perda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é quis dizer que ela foi titular no vice-campeonato em 2014, no Mundial e se confundiu.

      Excluir
  6. Diouf levou o modena na semi final do italiano

    ResponderExcluir
  7. Realmente é uma pena a não convocação da promissora Paula Borgo, em uma função que estamos carentes, pois Sheilla dá a impressão que só joga bem quando quer, pra levar uma inútil como Adenízia. Startseva, Muserskiy, Gamova e Sokolova está mais do que explícito que não vieram por pilantragem de doping, acho que os mundiais de 2006 e 2010 e o ouro de 2012 deveriam ser cassados da desonesta seleção russa. E a Thompson foi convocada apenas para ser líder de torcida, mas pera aê, ela é mais macho do que eu.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)