Em entrevista polêmica, Fadeev tenta explicar vexame de convocação da Rússia

O gerente geral da Federação da Rússia, Vladimir Fadeev, deu entrevista ao site Sovsports depois das massivas críticas à convocação de Yuri Marichev para a seleção feminina da Rússia. Fadeev demonstrou apoio a Marichev, criticou duramente algumas jogadoras e até fez considerações bizarras nessa entrevista. Confiram a tradução na íntegra:

Corte de Startseva causou duras críticas ao comando de Marichev


Sovsports: Na segunda-feira, vocês anunciaram a equipe nacional russa, que vai jogar nos Jogos Olímpicos...
Fadeev: Não é verdade, foi algo preliminar. Até quatro de agosto alguma coisa pode mudar. Por exemplo, uma lesão.

Você pode explicar como foram usadas no Grand Prix as levantadoras Evgeniya Startseva e Marina Babeshina e nessa convocação provisória para os Jogos Olímpicos, Vera Vetrova?
O treinador prefere Vetrova porque ela interage melhor com as atacantes.

Anteriormente, tivemos uma equipe B. Por que este ano não foi feito isso para testes na Copa Yeltsin ou qualquer outro torneio?
Testar o quê? Vetrova foi campeã mundial, assim como Startseva. Irina Voronkova foi uma das principais jogadoras do Odintsovo e uma das melhores do campeonato russo na última temporada. Além de que Voronkova esteve na primeira convocação. O treinador deu preferência a Ksenia Ilchenko porque ela esteve no classificatório Olímpico e no campeonato europeu.

Mas Ilchenko jogou em todas as partidas do Grand Prix. Por que ela não está no roster preliminar?
Aparentemente, o treinador não ficou satisfeito com o que viu.

Antes do início do Grand Prix, você disse que Voronkova não tinha as capacidades de Ilchenko e Shcherban. Alguma coisa mudou?
Sim. Tornou-se claro para o jogo. Ela tem uma outra boa qualidade - recepciona melhor do que as outras.

Me pareceu que ela é melhor no ataque.
De acordo com as estatísticas, tornou-se melhor. Ofensivamente, mais ou menos, elas são todas iguais. A recepção de Irina é mais forte.

Depois da primeira convocação Voronkova permaneceu na equipe nacional?
Quando saímos para o Grand Prix, ela estava se preparando em um plano individual. Treinou e se associou à equipe desde o primeiro dia em que voltamos do Grand Prix.

Em outras palavras, Voronkov e Vetrova não descansaram?
Não. Elas estavam envolvidas individualmente.

Natalia Malykh definitivamente deixou a equipe?
Sim.

Por que preferiu Darya Malygina?
Malykh teve a oportunidade de entrar na quadra durante um jogo de Grand Prix. O treinador viu que algo não combinava com seu jogo. Daí a decisão. Ele encontrou atributos em maior quantidade em Malygina. Na minha opinião, a escolha foi mais uma bem justificada. Malygina jogou melhor e ganhou a vaga. Malykh parecia menos útil.

Por que desde a última temporada, foi decidido recusar os serviços da líbero Kryuchkova?
Ela joga pior do que os jogadoras que fazem parte.

Anteriormente, ela sempre era uma jogadora titular.
Sim. Mas agora ela não tem vivido uma fase muito boa. Por isso, não foi convidada.

Qual é o estado de Tatiana Kosheleva, que sofreu uma nova lesão durante o Grand Prix?
Sua condição é satisfatória. Ela treina com bola. Sua condição foi formada com um programa individual e com o grupo. Tudo está indo bem.

Não há dúvida de que ela vai jogar nos Jogos Olímpicos?
Ela não perderá os Jogos Olímpicos. Está na lista de "doze" e vai para o Rio. Em seguida, ela atinge a sua forma e estará à disposição.

Então, a dor nas costas passou?
Os problemas nas costas não acabaram, mas Tatiana está numa situação que lhe permite treinar adequadamente.

Há problemas de saúde com outras jogadores?
Não.

Em resumo, a composição ainda não é final e continuam a treinar as outras três jogadoras com a equipe?
Sim. Ilchenko, Lyubushkina e Startseva. Cada uma delas tem uma possibilidade de estar na composição final.

A composição final da chamada será no dia 04 de agosto?
Neste dia, teremos a última reunião e é o prazo para as inscrições.

Quando virá a decisão oficial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) sobre a admissão da equipe?
A FIVB e a CEV (Confederação Europeia de Voleibol). Anunciaram a sua posição antes da decisão do COI. Eles disseram que os atletas limpos têm de participar nos Jogos Olímpicos e não há reivindicações para os jogadores de vôlei russo. Nós desfrutamos de total apoio da FIVB e da CEV. Acredito que não virá nenhuma avaliação negativa por parte deles. E tudo ficará bem. A decisão formal da FIVB é esperada para os próximos dias.

Comentários

  1. Marichev e Marco Bonnitta soa tecnicos q me dao nojo!

    ResponderExcluir
  2. Tão idiota qto o Marichev!

    ResponderExcluir
  3. O erro de Marichev só foi em relação a Startseva quanto a Voronkova ela tinha que está na seleção desde o Grand Prix. O corte e Ksenia Ilchenko foi justo Irina merece a vaga.

    ResponderExcluir
  4. O erro de Marichev só foi em relação a Startseva quanto a Voronkova ela tinha que está na seleção desde o Grand Prix. O corte e Ksenia Ilchenko foi justo Irina merece a vaga.

    ResponderExcluir
  5. Brasileiro não está mesmo acostumado com respostas diretas e sem enrolação, como fez esse russo. Aqui é tudo na base do sorrisinho falso, com medo de desagradar alguém.

    ResponderExcluir
  6. Tudo soa muito superficial!
    O que me parece é que, no caso da Startseva, estão com medo dela ser pega no exame antidoping. Deixaram em aberto até o dia 4 porque devem estar acompanhando sua situação através de exames diários, por isso ela e as outras não deixaram o grupo. Não se espantem se ela aparecer na convocação final. Se isso ocorrer, fica claro que esse era o motivo!

    ResponderExcluir
  7. Jogadoras fantásticas como Goncharova e Kosheleva, mereciam ser treinadas por um técnico melhor.

    ResponderExcluir
  8. Russia e Cuba,grandes times do passado,dando vexame agora por doping e estupro.Russos alegando contusao ou aposentadoria p/disfacar o doping e "SEIS" estupradores cubanos presos na Finlandia.Duas situacoes ridiculas p/nacoes q ja foram referencia no volei.Acho que Ouro olimpico de Londres no masculino e o Ouro feminino do Mundial 2010 deveriam ser cacados pois amostras desde da Olimpiada de 2008 foram usadas p/refazer exames de doping e deram positivo! Vexame!

    ResponderExcluir
  9. Curto e Grosso o Russo ! Pelo menos ele deu esperança da Startseva voltar a equipe mas acho difícil porque amanha ( 28/7) seria o dia delas virem ao Brasil e só vira as 12 que o Marichev já tinha anunciado. Esse lance das outras ficarem treinando separadas na Russia não acredito.

    ResponderExcluir
  10. Mas se a Rússia foi autorizada a jogar nas Olimpiadas, é porque tudo não passaria duma suspeita ou não?
    Realmente tenho pena que a melhor levantadora russa não vá aos JO, mas se usava doping então teve o que mereceu. Mas infelizmente, não sei se um dia teremos provas evidentes e os nomes das jogadoras da lista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que se tivesse sido comprovado que elas estavam envolvidas no doping elas seriam banidas dos JO, e apenas alguns dos atletas da rússia foram banidos, enquanto os outros 250 foram considerados aptos para os jogos. Agora, na verdade não se sabe, e ainda é muito cedo para tirar conclusões, ou as russas sim estão envolvidas e são cortadas da seleção para não arranjarem problemas ou o Marichev é realmente um imcompetente

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)