Os Super Elencos Turcos de 2016/2017

A grande maioria das ligas que investem em voleibol estão em crise. Brasil, Polônia, Azerbaijão, até mesmo a Rússia. Mas a crise não chegou na península Anatólia e a Turquia faz grandes investimentos nessa temporada.

O mais recente anunciado foi a contratação da central brasileira Thaísa Menezes pelo Eczacibasi Vitra em sua primeira experiência internacional, deixando Osasco depois de 8 temporadas consecutivas. A bicampeã olímpica é a 5ª estrangeira a ser confirmada no clube, juntando-se às sérvias Tijana Boskovic e Maja Ognjenovic e às americanas Jordan Larson e Rachel Adams. A 6ª e última estrangeira a ser confirmada pelo time deve ser a russa Tatiana Kosheleva, que apresenta problemas físicos no momento e não foi confirmada ainda. Supostamente o Eczacibasi teria vencido a disputa pela jogadora contra o Dínamo Moscou. Bons nomes da Turquia também estarão nesse elenco, incluindo a "lady de aço" e símbolo do país, Neslihan Demir, confirmada por mais uma temporada com a equipe. Além de Demir, continuam no time a levantadora Nilay Ozdemir, a ponteira Hande Baladin, as centrais Busra Cansu e Ceylan Arisan e as líberos Gulden Kuzubaşıoğlu. Também retorna de empréstimo ao Busto Arsizio a ponteira Gozde Yilmaz. O técnico do time será o italiano Massimo Barbolini, atual campeão da Champions com o Casalmaggiore.

Thaísa Daher de Menezes é o novo reforço do Eczacibasi


Se o medalhista de bronze está tão forte, o campeão não poderia ficar de fora. Uma das transferências mais chocantes da temporada, pelo alto interessa na jogadora e pela dificuldade de sua federação, foi a chegada da chinesa Ting Zhu. Zhu é cria do falido Evergrande e só havia jogado no Henan desde então. Com 21 anos, muda time e sai da China pela primeira vez. O Vakifbank fez questão de renovar com suas estrelas estrangeiras, a holandesa Lonneke Sloetjes, uma das melhores opostas da atualidade e a americana Kimberly Hill, peça fundamental no sucesso da equipe na última temporada. E claro, não dá para esquecer que a veloz e competente Milena Rasic também está por lá. O time também confirmou sua ótima base nacional com a levantadora Naz Akyol, as ponteiras Gozde Kirdar e Cansu Cetin, as centrais Kubra Akman e Melis Gurkaynak e a líbero Gizem Orge. O italiano Giovanni Guidetti segue no comando do time.

Em time que ganha, não se mexe: é por isso que o Vakifbank manteve todo mundo que está aí nessa foto


O Fenerbahçe lutou contra o poderoso investimento chinês para tirar sua principal atleta e venceu: YeonKoung Kim continuará no Fenerbahçe. E dessa vez o time não economizou na outra ponteira, aproveitou a crise no Brasil e trouxe logo o grande destaque do país em 2016, Natália Zílio, também debutando internacionalmente. E a proposta é realmente montar um grande time, se o Vitra tem uma das melhores levantadoras do mundo, elas também podem ter, certo? Certo, vem aí Nootsara Tomkom, estreando em um grande clube. Até então o Fener parou por aí nas estrangeiras, mas ainda deve contratar uma oposta (e o grande rumor é sobre a americana Lowe) e pelo menos uma central (Thaísa até recebeu proposta...). Das turcas já confirmadas temos a oposta Polen Uslupehlivan, a levantadora Ezgi Dilik, as ponteiras  Meliha İsmailoglu e Seyma Ercan e a líbero Merve Daldebeler. O técnico deve ser mesmo Marcello Abondanza, de novo, mas o Fener já demonstrou interesse em substituí-lo.

Olá yellow angels: Natália é reforço do Fenerbahçe


E não para nos 3 gigantes, mesmo os times menores têm feito bons investimentos na temporada. O Galatasaray então, já tem Nadia Centoni, Gamze Alikaya, Charlotte Leys, Guldeniz Onal, Seda Aslanyurek, Sinead Jack, Hristina Ruseva, Aslı Kalac, Nursevil Aydinlar e Nihan Guneyligil. Já o Bursa, 5º colocado, já confirmou a brasileira Joyce Silva, a croata Ivana Milos e o retorno da levantadora Orge Kirdar (Çemberci) à liga.

Com super elencos, a Turquia promete ser definitivamente nessa temporada, a dona da melhor liga do mundo.

Comentários

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)