Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016 - Seleções & Grupos

Ao final do WQT em Tóquio e do IQT em San Juan, finalmente conhecemos os 12 classificados às Olimpíadas do Rio e os grupos do torneio, formados em sistema de serpentina. São eles:

Rio de Janeiro no Brasil será a cidade olímpica de 2016


GRUPO A 

 Brasil 
Como se classificou: sede
Ranking da FIVB: 3º
Ponto forte: eficiência da dupla de centrais
Ponto fraco: recepção
3 destaques: Fabiana, Thaísa, Fê Garay

 Rússia
Como se classificou: campeã do quali europeu
Ranking da FIVB: 4ª
Ponto forte: definição das extremas
Ponto fraco: deficiência nas bolas de meio
3 destaques: Goncharova, Kosheleva, Malova

 Japão 
Como se classificou: melhor asiático no quali mundial
Ranking da FIVB: 5º
Ponto forte: defesa
Ponto fraco: bloqueio baixo
3 destaques: Nagaoka, Kimura, Ishii

 Coréia do Sul
Como se classificou: 4ª colocada no quali mundial
Ranking da FIVB: 9ª
Ponto forte: uma das melhores atacantes do mundo
Ponto fraco: pouca variação de ataques
3 destaques: Y.K. Kim, H.J. Kim, H.J. Yang

 Argentina
Como se classificou: campeã do quali sul-americano
Ranking da FIVB: 12ª
Ponto forte: variação de jogo
Ponto fraco: baixo poder de definição
3 destaques: Castiglione, Sosa, Nizetich

 Camarões
Como se classificou: campeã do quali africano
Ranking da FIVB: 21ª
Ponto forte: tem uma ponteira de definição com experiência internacional
Ponto fraco: sistema defensivo debilitado
3 destaques: Tchoudjang, Fotso, Bikatal


GRUPO B

 Estados Unidos
Como se classificou: campeã do quali da Norceca
Ranking da FIVB: 1º
Ponto forte: jogo de equipe
Ponto fraco: a ausência de uma definidora
3 destaques: Larson, Robinson, Akinradewo

 China
Como se classificou: campeã da Copa do Mundo
Ranking da FIVB: 2ª
Ponto forte: ataca com muita velocidade em todas as posições
Ponto fraco: recepção
3 destaques: Zhu T, Hui RQ, Zhang CN

 Sérvia
Como se classificou: vice-campeã da Copa do Mundo
Ranking da FIVB: 6ª
Ponto forte: velocidade de ataque em todas as posições
Ponto fraco: recepção muito frágil dentre os grandes times
3 destaques: Boskovic, Mihajlovic, Rasic

 Itália
Como se classificou: 1ª no quali mundial
Ranking da FIVB: 8ª
Ponto forte: variedade de estilo de jogadoras
Ponto fraco: sistema ofensivo limitado
3 destaques: Del Core, Egonu, De Gennaro

 Holanda
Como se classificou: 2ª no quali mundial
Ranking da FIVB: 14ª
Ponto forte: tem uma oposta definidora em ascensão
Ponto fraco: passa por altos e baixos na definição
3 destaques: Sloetjes, De Kruijf, Buijs

 Porto Rico
Como se classificou: campeã intercontinental
Ranking da FIVB: 16º
Ponto forte: poderio de ataque das extremas
Ponto fraco: bloqueio ruim
3 destaques: Ocasio, Cruz, Enright

Comentários

  1. Das 12 seleções, 7 devem jogar de igual para igual ( Brasil, China, Sérvia, Estados Unidos, Rússia, Itália, Holanda).

    No grupo A, acredito q avancem sem surpresas: Brasil, Rússia, Japão e Coreia.

    Já no Grupo B, aí q vai ser emocionante. Brasil e Rússia, mesmo confirmando 1o e 2o lugares do grupo, é certo q vão pegar pedreira.
    Essas quartas-de-final prometem muito emoção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que JAPÃO e KOREA tiveram facilidade nas quartas-de-final em 2012 não,o JAPÃO ganhou da CHINA num jogo disputadíssimo por 3x2 e a KOREA eliminou a FAVORITA ITÁLIA CAMPEÃ DA COPA DO MUNDO-2011.Penso que o vôlei feminino 2016 está mais forte que o de Londres 2012, pois seleções como KOREA,SÉRVIA e HOLANDA aumentaram bem o seu nível de 2012 para cá,portanto as tradicionais BRASIL,RÚSSIA,EUA,ITÁLIA e JAPÃO que eram as equipes de ponta em 2012, terão mais dificuldades em 2016 pela concorrência das renovadas seleções de KOREA,SÉRVIA e HOLANDA.
      KOREA:melhorou muito de 2012 p/cá.Em 2012,KIM YEON KOUNG era muito novinha,sua primeira olimpíada como titular e sem muita experiência internacional,levou a KOREA nas costas assumindo o passe,atacando,defendendo,bloqueando e sacando muito bem,e mesmo muito nova foi MVP OLÍMPICA.Agora KIM YEON KOUNG evoluiu muito na carreira,jogando seguidas CHAMPIONS LEAGUE,tem muito mais bagagem e experiência internacional.Acontece que a KOREA de 2016 é melhor que a de 2012,pois tem outras jogadoras altas que tem ajudado muito a KIM YEON KOUNG na pontuação.São elas:a central que virou oposta Kim Hee-Jin e as centrais Kim Su-ji e Yang Hyo-Jin.A KOREA costuma jogar com 2 líberos se revezando e elas são um show a parte na defesa:Nam Jie-Youn e Kim Hae-Ran.
      SÉRVIA:Brankica Mihajlovic evoluiu muito depois que passou pelas mãos de Bernardinho e dividiu com KIM YEON KOUNG a responsabilidade de artilheira no Fenerbac atacando bem de todos os pontos da quadra,a oposta Tijana Boskovic e a central Jovana Stevanovic são reforços em relação ao time de 2012,que põem a SÉRVIA entre as favoritas ao podium em 2016.
      HOLANDA:GIOVANNI GUIDETTI deu corpo e força ao time,depois que assumiu fez 2 finais europeias seguidas contra a RÚSSIA(EUROPEU-2015 e PRÉ-OLÍMPICO-2016),aproveitou o VAKIFBANK p/dar rodagem às suas jogadoras e ainda se especializou em dar surras de 3x0 na ITÁLIA.
      2.Mesmo que o BRASIL fique em PRIMEIRO LUGAR DO GRUPO,o cruzamento das QUARTAS-DE-FINAL não será nem um pouco fácil,uma certeza eu tenho,o Brasil enfretará uma SELEÇÃO ALTA nas quartas-de-final pois EUA,CHINA,SÉRVIA e HOLANDA estão com jogadoras bem altas.
      3.A ITÁLIA,ao meu ver,está apostando em montar um time para 2020,tem jogadoras muito novas,sem experiência internacional,que quando a coisa aperta começam a errar muito,a prova disso são as duas SURRAS que a ITÁLIA levou da HOLANDA tanto no PRÉ-OLÍMPICO EUROPEU quanto no PRÉ-OLÍMPICO MUNDIAL,foram 2 3x0 humilhantes em que as HOLANDESAS atropelaram as novata ITALIANAS.Acho um grande erro do MARCO BONITTA deixar uma ponteira alta e completa como CAROLINA COSTAGRANDE fora,a experiência dela é importante p/auxiliar as mais jovens.
      4.O nível técnico da seleção de PORTO RICO é muito inferior ao das outras seleções do GRUPO DA MORTE.Acho uma missão difcílima p/PORTO RICO vencer um set,quanto mais um jogo.Pode ser,talvez,que na última rodada,uma seleção QUEIRA PERDER PROPOSITALMENTE p/PORTO RICO visando escolher um adversário p/as QUARTAS-DE-FINAL.Fora isso,não vejo PORTO RICO com condições de ameaçar ninguém na fase de classificação.
      5.O retrospecto positivo contra SÉRVIA,ITÁLIA e HOLANDA não serve p/os JOGOS RIO-2016 pelos seguintes motivos:a seleção brasileira continua a mesma,mas estas 3 seleções mudaram muito,então os times que o Brasil venceu não tem nada a ver com esses times que disputarão as olimpíadas.Esses times usam o GRAND PRIX p/fazer testes e não como obrigação de título,pois os objetivos principal delas SÃO OLIMPÍADAS,COPA DO MUNDO,MUNDIAL e CAMPEONATO EUROPEU.A KOREA também CAGA p/o Grand Prix,mas cresce muito nas Olimpíadas.

      Excluir
  2. Natalia seria um destaque do Brasil. Apesar de não ter Recepção excepcional, tem um poder de ataque muito grande. Um dos melhores do mundo, tanto pela força quanto pelo alcance. Seria legal ver a formação, Thaísa, Fabiana, Fê Garay, Natália, Tandara, Dani Lins e Camila Brait. Acho Brasil grande favorito ao ouro. Acredito muito no Tri.

    ResponderExcluir
  3. Não entendi vcs colocarem a recepção como ponto fraco, se a nossa é uma das melhores do mundo. Colocaria como ponto fraco, a baixa estatura de algumas atacantes, ou então, aspectos psicológicos ou treinador apático e covarde, afinal porque não trocar meio-time quando se está perdendo de 2x0 em uma semi-final de campeonato mundial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem não concordo que o Ponto Fraco do Brasil seja a recepção. Acho que ta mais pro emocional de algumas jogadoras, das seleções, a nossa é uma das mais completas, se não for a maior. Não temos atacantes de força nas extremas mas temos as Centrais que tomam a responsabilidade no ataque.

      Excluir
    2. Discordo também da recepção ser o ponto fraco. Fe Garay teve uma ótima temporada na Russia e Brait (se não tiver que ocupar a quadra inteira) é ótima no passe.
      Mesmo trocando Jaque por Natália ou Gabi, a recepção segue em ótimo estado, principalmente comparando com as outras seleções do torneio.
      Colocaria uma levantadora instável ou uma oposta que jogou de reserva a temporada inteira na reserva como pontos fracos.

      Excluir
    3. Não vejo outro ponto fraco na seleção brasileira, além do psicológico e do poderio menor de ataque das extremas. Mas nossa recepção historicamente dá dor de cabeça. Em 2008 foi o único fundamento em que sofremos, o único set perdido para os EUA foi por esse problema. Em 2012 levamos uma surra tática do saque coreano e os EUA tem facilidade em jogar contra nossa seleção pela previsibilidade das bolas de ponta quando as meios não participam. Sem recepção perdemos nossa principal característica, a bola rápida. Vocês podem perceber isso também na partida do último Grand Prix contra a Rússia.

      Excluir
    4. Concordo. Nossa recepção é muito forte se comparada a adversários diretos como Russia, China ou Servia. Até comparada aos EUA nossa recepção é forte. Nós precisamos muito do passe para nossas centrais serem acionadas e nossas atacantes atacarem com velocidade. Quanto A Sheilla vou esperar o Grand Prix. Nunca duvido do poder emocional e da frieza que tem. Em Londres nos salvou contra a Russia. Naquele 3 a 0 que perdemos pros EUA nas semis do mundiaL ela foi a unica que manteve o controle emocional e terminou como maior pontuadora do Brasil. A Sheilla é uma atleta que aprendi a gostar.

      Excluir
    5. Acho que realmente a seleção de 2008 apresentava certa deficiência na recepção, afinal tanto Paula quanto Mari, nunca foram eximias na recepção, mas compensavam no forte ataque, a derrota para a Coréia em 2012, foi mais pelo psicológico que por técnica e a seleção do último Grand Prix era a base do Rexona, que tem uma média de altura baixíssima, então perderiam de qualquer forma para a altíssima seleção russa.

      Excluir
  4. Na minha visão as melhores do Pré-olímpico foram:
    Líbero: De Gennaro
    Levantadora: Alessia Orro
    Centrais: Guiggi e Chirichella
    Ponteiras: Leyva e Kim Y.k
    Oposta: Lonneke Sloetjes.
    MVP: Sloetjes.

    E pra vcs do To Fly. Qual foi a seleção do WQT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho a Brenda Castillo a anos luz melhor q a De Gennaro. Só que Td o time da República Dominicana fez feio nesse qualificatorio.
      Pra mim também a TomKom é anos luz melhor q a Orro.
      Danesi É melhor Guiggi.
      Oposta pra mim foi Martinez, mas a MVP seria a Sloetjes mesmo achando ela uma oposta de fases kkkk
      De resto concordo kkk

      Excluir
    2. Esqueci pra fechar, acho q a leyva cairia bem no time do rexona e n seria muito caro para o time.

      Excluir
    3. Mas ela tem apenas 19 anos. A federação peruana só permite que as atletas deixem o país com 22 anos (fonte:saída de rede). Mas se a China abriu exceção para Zhu, o Peru poderia fazer isso com a Angela Leyva. O Bernandinho tem muito nome e prestígio. Ele pode falar com o técnico e Federação peruana para a Leyva jogar a próxima temporada no Brasil. Com certeza iria evoluir ainda mais. É uma ponteira fantástica no ataque. Tem 19 anos e 1.83m. O perfil de ponta definidora que o Rexona precisa. Vamos aguardar.
      Mas pelos boatos dos últimos dias tudo indica que veremos Celeste Plak no Rexona.

      Excluir
  5. O pessoal fala do Brasil, mas estando completa, perdemos apenas para Bulgaria (2013), Turquia e EUA (2014). O Brasil completo no mundial venceu as fortíssimas seleções da Russia, Itália, Servia e China. Aquela derrota para os EUA foi um episódio infeliz. O passe não funcionou e das atacantes apenas a Sheilla foi bem. Isso acontece. Em 2014 eramos favoritos e perdemos de 3 a 0. Em 2012 os EUA eram amplamente favoritos e perderam de 3 a 1 pro Brasil. São jogos equilibrados. Vamos ver na olimpiada e no grand Prix. O proprio Kiraly falou que as vitorias em 2015 contra o Brasil não significaram muito, pois o Brasil estava sem Sheilla, Thaísa e Fabiana. Ou seja, apontou justamente pros nossos pontos fortes (as centrais e a oposta [a Sheilla em forma ,e se Deus quiser ela estará, é muito decisiva. Vide mundial em 2014 onde terminou como uma das melhores atacantes e eleita a melhor oposta. É uma oposta completa: ataca com habilidade, bloqueia bem e dar um volume de jogo na defesa que é digno de ponteira passadora. Sou muito fã da Sheilla. Ela vai ter que recuperar o ritmo porque passou uma temporada na reserva. E ficou na reserva porque a Sloetjes jogou muita bola e se deu bem com o estilo da Naz de bolas altas)

    Obs: Gostaria de ver a Sheilla no Fenerbahçe. A Tomkom é o tipo de levantadora perfeita. Usa e abusa das bolas de velocidade nas pontas [característica de ataque da Sheilla].

    ResponderExcluir
  6. Acho que das 3 Opostas Americanas, eu levaria pra Londres a Murphy e a Fawcett, a Murphy foi deixada do lado, ela estava jogando bem, a Lowe nao rendeu o esperado no torneio passado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que a Murphy não vem bem e de novo não fez uma grande temporada no Japão. Acho difícil que Fawcett não seja titular e Lowe deve ser a reserva.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)