A ridícula participação de Luis Macias na vitória do Japão

O Japão venceu de virada a Tailândia no WQT por 3x2, em um tie-break polêmico. Isso porque o árbitro mexicano Luis Gerardo Macias pontuou mais do que 4 das 6 titulares do Japão no tie-break. Macias puniu o técnico da Tailândia, Kiattipong Radchatagriengkai, em duas situações distintas. A Tailândia vencia por 12-6 quando o tailandês questionou à mesa organizadora sobre problemas técnicos com as substituições de seu time, já que as jogadoras não apareciam no tablet, aparelho responsável pelos pedidos de substituições no WQT. Reclamando com veemência, Radchatagriengkai foi punido com o cartão vermelho. As jogadoras se irritaram e perderam o ritmo de jogo, permitindo que o Japão virasse o placar em 13-12. Foi quando o técnico novamente questionou que não conseguia fazer substituições por problemas com o tablet e mesmo sem reclamação incisiva dessa vez, foi novamente punido com o cartão vermelho. 

Luis Gerardo Macias deu dois cartões vermelhos à Tailândia no tie-break


Na opinião do site, Macias se precipitou. É certo que erros de arbitragem não ganham um jogo, mas são um pecado quando diante de um jogo tão acirrado e tão bem jogado, um dos melhores do WQT até agora. Macias exagerou, as federações de voleibol pedem que seja considerada uma certa paciência com os técnicos em momentos decisivos e não vimos reclamação acintosa que justificasse a punição do técnico. De costas, o tailandês acabou punido e as jogadoras ficaram inconformadas com o match point japonês. A Tailândia ainda virou uma bola, mas não segurou o segundo ataque e perdeu a partida. As tailandesas deixaram a quadra em prantos, muito abatidas pela atitude do árbitro. Na entrevista após a partida, Radchatagriengkai questionou a organização:

"Eu gostaria de agradecer às minhas jogadoras que deram tudo de si nesta noite. Vamos dar o nosso melhor no resto dos jogos. Estas jogadorea são minhas heroínas. Na minha vida, nunca havia acontecido algo como isso. Eu sou treinador de voleibol há 20 anos e nunca vi isso. Eu perguntei por que os tablets não mostravam as substituições das jogadoras japonesas e pedi um esclarecimento e foi-me dado um cartão vermelho. Então perguntei novamente porque os aparelhos não exibiam as trocas e levei o segundo cartão vermelho. Foi muito injusto para a equipe Thai. Eu jogo com desportivismo, este julgamento não foi certo. O jogo acabou agora e temos que aceitar o resultado. O sistema deve ser reconsiderado. Nós não podíamos mudar substituir as jogadoras, apesar das jogadoras estarem disponíveis para mudanças".

Pannoy deixa a quadra em lágrimas, consolada pelo técnico

Jogadoras tailandesas ficaram desoladas com o resultado

Comentários

  1. O Japão sempre é de alguma forma priveligiado em competições desse tipo, o arbitro foi exagerado ao dar o cartão vermelho, se fosse o contrário tinha certeza que não daria, a Tailandia tambem , disperdicou muitos ataques, poderiam ter fechado o jogo antes, atualmente elas estão com 4 Pontos e irá enfrentar Cazaquistão, Coreia e Peru, ganhando esses 3 jogos, que sim é possivel, iria para 13 pontos, o Japão atualmente tem 8 pontos e irá enfrentar a Italia, Holanda e Rep. Dominicana, eu acredito que pelos adversarios, a Tailandia tem chances sim de classificar no lugar do Japão. A Coreia esta mais confortavel, tem 9 pontos e irá pegar Peru, Rep Dominicana e a Thailandia, ou seja, dos 3 asiaticos, quem irá na próxima fase pegar os adveersarios mais fortes, será o Japão.

    ResponderExcluir
  2. Lamentável,
    Uma bobagem q pode ter mudado todo o resultado do torneio. Jogo "ganho" pra Tailândia (12 a 6) e de forma surreal conseguiram perdera (13 a 15).

    Acho q o maior culpado ñ foi o juiz, e sim o treinador da Tailândia, q ao invés d parar o jogo, acalmar os ânimos e organizar o time. Ele desequilibrou as jogadoras, desestabilizou todo o time. As jogadoras ficaram sem saber o q fazer em quadra.

    A Tailândia quase eliminada com essa derrota. Pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o Japão irá se classificar na última rodada, se a Tailandia tivesse ganho ontem, a diferenca entre os dois seria de 2 pontos, ainda acho que a Tailandia tem chances de ganhar, o Japão, quando pegou time melhor, penou. Acho que pode perder os 3 próximos jogos, até mesmo p Republica Dominicana.

      Excluir
    2. Acredito q alem da Itália. A Holanda e Coreia tb se classificam. logo, resta Peru, Japão e a Tailândia brigando por 1 vaga.

      Aí acho q o Japão leva vantagem. R. Dominicana é "gato morto" e o Japão enfrenta a Itália já classificada. Logo, está favorável as Japonesas.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)