A convocação da Itália e o adeus de Francesca Piccinini

O técnico italiano Marco Bonitta divulgou hoje os 16 nomes da Itália para o Grand Prix 2016 em junho. Para a surpresa geral, a estrela italiana, MVP da Champions League 2016 e representante da azurra em quatro olimpíadas, Francesca Piccinini está fora. Além de Piccinini, foram cortadas a levantadora Noemi Signorille, lesionada e a ponteira Sara Loda. Confiram as convocadas:

Levantadoras: Alessia Orro, Ofelia Malinov, Carlotta Cambi
Opostas: Nadia Centoni, Valentina Diouf, Serena Ortolani
Centrais: Christina Chirichella, Anna Danesi, Martina Guiggi, Laura Melandri
Ponteiras: Antonella Del Core, Paola Egonu, Alessia Gennari, Anastasia Guerra, Miriam Sylla 
Liberos: Monica De Gennaro, Immacolatta Sirressi, Ilaria Spirito

Pelo twitter, Piccini oficializou seu adeus da seleção italiana. Segue o texto traduzido na íntegra: =/

"Ainda me lembro de minha estreia há 21 anos: eu tinha 16 anos e a emoção única daquele dia sempre estará viva na minha memória.

Desde então eu tenho experimentado uma incrível viagem com três gerações de meninas como eu, que deram tudo sozinhas na Seleção. Cumprimento e abraço a todas agradecendo-lhes o que elas compartilharam comigo, tanto em momentos de grande satisfação quanto naqueles dias difíceis.

A última etapa da qualificação olímpica no Japão, fez-me perceber que as escolhas do treinador, eu respeito, mas não concordo, elas não correspondem às minhas expectativas e ao que eu represento.

Eu, então, desenvolvi a escolha muito difícil de pôr um fim a esta bela aventura.

Toda vez que vejo um jogo da equipe nacional, eu vou sempre ser a maior torcedora, porque aquelas que fizeram parte, sabem a emoção especial de representar seu país, nunca vai se apagar."

Francesca Piccinini oficializou o adeus à seleção nacional

Comentários

  1. Embora acho que Piccinini já está em fim de carreira e que seu sucesso na champions league foi mais sorte e qualidade da levantadora Lloyd, concordo com o seu ponto de vista, o bobo alegre do Bonitta é péssimo treinador, não dá confiança e muito menos respeito as suas jogadoras, nunca tendo um time titular. Enquanto a Itália for treinado por esse babacão, vai sempre estar nas intermediárias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário mais sem sentido. O Marco Bonitta desde q assumiu a seleção italiana vem focando na renovação. Renovação essa q após 2016, todas veteranas já ñ atuarão mais. Acho q o Marco Bonitta vem desenvolvendo um grande trabalho, coerente nas suas convocações e cortes. Dando oportunidades a todas jogadoras. Quem está nesse grupo é pelo q está jogando no momento, ñ é só pela idade e nem pelo nome q possui. Acredito q no Grand Prix ele vai continuar testando diferentes formações e definir o grupo para os jogos olímpicos.

      Bonitta calou diversos críticos q diziam q a Itália ñ teria chances d se classificar e está aí, em mais uma olimpíada, podendo surpreender ainda mais os "babacões" q o criticam.
      Sem falar q em 2020 o Bonitta deve chegar com uma seleção jovem, forte e experiente.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Caro colega, esse pré-olímpico foi um dos mais fracos dos últimos tempos, e a classificação da Itália foi mais por demérito dos concorrentes do que qualidade do time italiano, haja vista o toco que levaram da Holanda. E afirmo que se a Itália jogar nas Olimpiadas, o que jogou no pré-olimpico não passa da fase de grupos.

      Excluir
    4. Esse time Italia nao tem a minima chance contra os principais times, na Europa agora ela fica atrás da Holanda, o time peca no meio de rede e falta aquela jogadora de definição, a Egonu surgiu e ele ainda fica colocando ela de reserva, jogar como Ponteira não rola, a nao ser q em um milagre ela aprenda a passar, teria que ficar escondida, outro erro tambm ao meu ver foi nal ter levado a Diouf, Centoni e Ortolani tem as mesmas caracteristas, 6 por meia duzia, Danesi deveria ser titular no lugar da Chirichela (que da raiva em ver a dificuldade que ela tem no ataque)... Dessas novas, gostei da Sylla.

      Excluir
  2. Piccinini já não rendia mais o mesmo na seleção, veremos no Novara agora.
    Quanto ao resto, acho Centoni melhor que Ortolani e Diouf dispensável. Preferiria levar Centoni e Egonu. Nas pontas Sylla (que é promissora, mas instável ainda) e Del Core, alternando com a entrada da Gennari. De centrais está ok, mas não vejo nada demais também.
    Em um contexto geral, acho um time fraco que não deve passar da fase de grupos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)