Gamova diz que não precisa arrancar cabelos de Goncharova. Rio, Kazan e aposentadoria também são destaques

No dia 20/02/16, publicamos aqui uma entrevista muito interessante da russa Nataliya Goncharova ao site sovsports, onde ela falou sobre a seleção, rivalidades e planos do futuro. Hoje foi a vez de Ekaterina Gamova ser entrevistada pelo site e o To Fly compartilha com vocês o melhor do papo com a bicampeã mundial. Confiram:

A oposta russa Ekaterina Gamova


A última vez que você jogou pela equipa nacional foi no Campeonato Mundial de 2014. Você sente que perdeu muito tempo desde então?
Eu não tive tempo para ficar chateada, havia outros problemas. Eu não posso dizer que eu perdi tempo quando não estive na equipe. Antes desta temporada, eu passei muito tempo na reabilitação. Eu tenho anos de voleibol, por isso não posso dizer que eu perdi ou não.

A sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio ainda é uma dúvida. Você conversou com o treinador Yuri Marichev sobre isso?
Eu e Yuri nos vimos pela última vez em um jogo contra o Krasnodar em novembro do ano passado. Se eu for convocada para a equipe nacional, eu ficaria feliz em concordar e aceitá-la.

Até agora, a conversa definitiva sobre a seleção não aconteceu?
Ainda não.

O que você está esperando para ter esta conversa?
Não é que eu esteja parada esperando, mas acho que ela vai ser realizada em um futuro próximo. Para mim, a principal coisa agora é voltar à melhor forma após a lesão.

Muitas pessoas querem vê-la nos Jogos Olímpicos no Rio.
As pessoas podem querer uma coisa e o treinador ver isso de forma diferente. Eu tenho o desejo de jogar e isto é provavelmente o mais importante.

Nos Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas foi uma final sensacional contra a China e você marcou 33 pontos, mas no final, foi apenas a prata. É difícil esquecer desde que você chorou em público. O que pode fazer você chorar agora?
Pessoalmente nada. Um passo de cada vez e depois, chorar é normal.

Lágrimas de Gamova após derrota para China em Atenas

A atual equipe nacional russa já é uma equipe estabelecida com seus titulares. Você não tem nenhum problema com isso?
Não tenho problemas a este respeito. Eu estou pronta para jogar na equipe nacional e qualquer papel que o treinador me der em quadra, será durante o processo de formação. Eu ficaria feliz em fornecer qualquer assistência.

Agora, a oposta titular da equipe nacional é Nataliya Goncharova. Existe uma rivalidade com ela?
Este tipo de coisa é absurda. Quase após a cada jogo alguém vem a mim e pergunta sobre Natasha. E com ela as mesmas questões são tratadas. Isso é um absurdo! Recentemente, algumas meninas forma a nosso vestiário depois de um jogo. Adivinha o que perguntaram? 

Provavelmente perguntaram algo sobre Natasha?
Sim! Aparentemente precisamos levar isso como algo cômico e não como uma dor de cabeça em algum momento, a partir dela e de mim. 

Você e Goncharova são duas figuras brilhantes no voleibol mundial.
E daí? Temos que arrancar o cabelo uma da outra? Eu não entendo! - riu Gamova.

Gamova admitiu ser constantemente questionada sobre Goncharova


Nesta temporada, o Moscou bateu por duas vezes a sua equipe com o resultado de 3: 0. O objetivo é contra este adversário mais forte agora?
Não posso dizer que elas são mais fortes do que nós. Moscou, é claro, mostra um jogo muito bom. Em ambas as circunstâncias dos jogos, estávamos sem importantes titulares. Por isso, o resultado.

Ou seja, no primeiro jogo Kazan não teve você e no segundo Antonella Del Core?
Acho que sim.

Em 4 de março o campeonato russo terá outra superluta: Kazan contra Krasnodar, que perdeu inesperadamente em casa para Krasnoyarsk...
É claro que fiquei surpreendida com este resultado, ainda espero medalhas de Krasnodar. Esta equipe é muito boa, uma equipe nacional montada.

Seus rivais agora estão com Tatiana Kosheleva lesionada. Sem ela, provavelmente, será mais fácil lidar com Krasnodar?
Até 04 de março ainda há muito tempo. Penso que Tatiana pode se recuperar. Ela é a líder do Krasnodar, quem carrega a maior carga no ataque. É uma jogadora emocional que dá um custo a toda a equipe. Eu não acho que sem ela será muito mais fácil, mas é uma desvantagem absoluta para Krasnodar.

Como funciona este sistema na temporada para determinar o campeão da Rússia no feminino - a temporada regular e um curto "Final Four"?
Tudo devido ao fato de que é a temporada olímpica e no final da temporada de clubes, têm de se preparar para os Jogos no Rio. No campeonato masculino, por exemplo, não haverá playoffs desta vez. Nesta temporada, talvez o Moscou esteja chateado devido ao fato de que não pressionou o mesmo sistema que no campeonato masculino, só temporada regular e fim. Se houvesse uma escolha, certamente elas teriam votado a favor da temporada regular.

Você queria jogar os playoffs?
Estou acostumada com o fato da série de playoffs no fim da temporada. É sempre interessante, principalmente para o público. Pelo que eu sei o "Final Four" será realizado em Kaliningrado. Em Kaliningrado temos muitos fãs. Eu acho que eles terão prazer quando as equipes das quatro melhores do feminino jogarem o Final Four.

Sem playoffs: russo será decidido em um Final Four


Esta temporada na Super Liga tem três times já eliminados: Voronezh, Chelyabinski e Omichka. Como você avalia o nível de concorrência na liga?
O nível da competição caiu não só nesta temporada, mas também ano passado. Isto é principalmente devido à situação financeira do país e do voleibol em particular.

Será que vale a pena reduzir as equipes da Super Liga para aumentar a concorrência?
Fãs das equipes que você listou, querem ver seus clubes na Super Liga. Mas as equipes que vão para o topo da tabela e participar em toda a competição, viajam muito, chegando às cidades para uma vitória em uma hora. Isso não é bom!

Em Kazan você está desde 2010. O que significa esta equipe?
Tudo! No Dinamo alcançamos muitas vitórias em um curto período de tempo, durante cinco anos. 

Rishat Gilyazutdinov é o treinador perfeito para você?
Ele é, basicamente o treinador perfeito. Especialista, jovem, promissor, está constantemente aprendendo. É interessante avançar com ele.

No início de sua carreira, você estava sob a direção de Nikolai Karpol. Por Karpol, nesta fase você voltaria ao Uralochka?
Não, ele já passou. Eu estou onde eu quero estar, estou confortável onde estou, mentalmente relaxada.

Não quer se mudar para Kazan?
Não. Este é o lugar do meu trabalho, onde eu estou na maior parte do tempo, mas a minha casa é em Moscou. 

Em 5 anos de Kazan, Gamova tem 5 russos, 1 Champions e 1 Mundial


No exterior, você jogou apenas na Turquia. Não há desejo de jogar em qualquer outro lugar fora da Rússia?
Estou feliz que eu tive uma experiência tão boa. Foi um ponto de experiência para mim. Ofertas de clubes turcos eu recebi e vêm todos os anos, mas agora não. Eu considero todas as propostas, mas os últimos seis anos, eu não mudei de Kazan. Tudo o que eu preciso, eu tenho, do ponto de vista esportivo, de um médico, em termos de comunicação com o treinador, em termos financeiros. Além disso posso voar para Moscou em uma hora, ou seja, a família está sempre aqui, é muito importante para mim.

Está tudo bem jogar em Kazan antes do final de sua carreira?
Sim, eu não tenho muito tempo.

Mais especificamente?
Estou planejando algo para mim, mas por enquanto eu não direi.

Mas na próxima temporada, vamos vê-la em Kazan? 
Sobre a próxima temporada vamos pensar depois, não agora. Agora precisamos resolver os problemas que enfrenta o clube nesta temporada. É muito mais importante do que o que será mais tarde.

Com a sua experiência e compreensão de jogo, você poderia ser uma treinadora?
Eu não gostaria.

Gamova deixou claro que já pensa em se aposentar e não confirmou jogar na próxima temporada

Comentários

  1. O fato é que a seleção russa já está praticamente fechada para os jogos olimpicos:
    Líbero: Anna Malova ( Melhor líbero russa que eu já vi jogar. Tem a dura missão de compor a recepção praticamente em dupla. Na defesa tem uma técnica impressionante. É umas melhores do mundo atualmente)
    Levantadoras: tudo se encaminha para Kosianenko e Startseva. No entanto, estou impressionado com a evolução técnica da Sheshenina nas ultimas duas temporadas. Vem con um padrão de jogo atípico para as russas: bolas de velocidades e constante uso das centrais. Valeria a pena dá uma chance a Sheshenina no Grand Prix e se ela agradar, poderiam cortar a Startseva das convocadas para os jogos Rio 2016.
    Centrais: Zaryashko é indiscutívelmente uma das melhores do mundo atualmente. Entretanto, as outras duas vagas ainda estão em abertas. Fetisova vem agradando ao Marichev,mas em condições normais e sem lesões eu apostaria em Shylyacovaya e Moroz.
    Pontas: Kosheleva, Shcherban e Sokolova já estão garantidas. A dúvida, creio eu, que será entre levar 4 pontas ou 3 opostas. Se a Gamova retornar a equipe nacional, eu não sei se Marichev optaria por levar também a Malykh. Essa jovem é muito promissora. Lembro-me que ela foi titular em jogos da Copa dos Campeões 2013 e mesmo com a campanha ruim da Russia ela foi destaque. Malykh faz boa temporada no krasnodar e participou das competições nesse ciclo olimpico.
    Goncharova é indiscutível: oposta e titular.

    Obs: eu se fosse o Marichev levaria as três opostas. Kosheleva é definidora e Shcherban comprirá a função de passe e caso ela esteja pressionada Sokolova poderá entrar e com toda a sua experiência ajudar. Se levar 4 pontas quem seria a 4*? Ichenko, Pasinkova? Acho que não agregariam muito.
    Então eu convocaria a Rússia com:
    Anna Malova;
    Kosianenko e Sheshenina
    Zaryashko, Fetisova e Moroz
    Kosheleva, Sokolova e Shcherban
    Goncharova, Gamova e Malykh..

    E para vcs o que seria melhor o Marichev fazer?.

    ResponderExcluir
  2. O fato é que a seleção russa já está praticamente fechada para os jogos olimpicos:
    Líbero: Anna Malova ( Melhor líbero russa que eu já vi jogar. Tem a dura missão de compor a recepção praticamente em dupla. Na defesa tem uma técnica impressionante. É umas melhores do mundo atualmente)
    Levantadoras: tudo se encaminha para Kosianenko e Startseva. No entanto, estou impressionado com a evolução técnica da Sheshenina nas ultimas duas temporadas. Vem com um padrão de jogo atípico para as russas: bolas de velocidade e constante uso das centrais. Valeria a pena dá uma chance a Sheshenina no Grand Prix e se ela agradar, poderiam cortar dos jogos a Startseva..
    Centrais: Zaryashko é indiscutível uma das melhores do mundo atualmente. Entretando as outras duas vagas ainda estão em abertas. Fetisova vem agradando ao Marichev,mas em condições normais e sem lesões eu apostaria em Moroz.
    Pontas: Koshelevan Shcherban e Sokolova já estão garantidas. A dúvida, creio eu, que será entre levar 4 pontas ou 3 opostas. Se a Gamova retornar a equipe nacional, eu não sei se Marichev optaria por levar também a Malykh. Essa jovem é muito promissora. Lembro-me que ela foi titular em jogos da Copa dos Campeões 2013 e mesmo com a campanha ruim da russia ela foi destaque. Malykh faz boa temporada no krasnodar e participou das competições nesse ciclo olimpico.
    Goncharova é indiscutível: oposta e titular.

    Obs: eu se fosse o Marichev levaria as três opostas. Kosheleva é definidora e Shcherban comprirá a função de passe e caso ela esteja pressionada Sokolova poderá entrar e com toda a sua experiência ajudar. Se levar 4 pontas quem seria a 4*? Ichenko, Pasinkova? Acho que não agregariam muito.
    Então eu convocaria a Rússia com:
    Anna Malova;
    Kosianenko e Sheshenina
    Zaryashko, Fetisova e Moroz
    Kosheleva, Sokolova e Shcherban
    Goncharova, Gamova e Malykh..

    E para vcs o que seria melhor o Marichev fazer?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo :)
      Gente alguém sabe notícias da Jovana Brakocevic.Sdd das ótimas atuações dela pela seleção Sérvia.

      Excluir
    2. Cara, esse time ia ficar muito bom. Forte candidato a medalha. Seria um baita jogo contra a Sérvia. Seria o duelo de opostas, centrais e ponteiras. Mas acho que a Sérvia levaria a melhor pela sua levantadora. Enfim... Só assistindo pra ver. Super ansioso pra assistir o confronto das melhores seleções da Europa.

      Excluir
    3. voltou de gravidez, mas parece que tem algum problema com o atual técnico...

      Excluir
    4. Flavio SUPER CONCORDO contigo, SÉRVIA x RUSSIA nas OLIMPÍADAS é literalmente um CONFRONTO DE GIGANTES!!!
      Na COPA DO MUNDO-2015 as SÉRVIAS se deram melhor contra as RUSSAS, já na SEMIFINAL do EUROPEU-2015 foi a vez das RUSSAS darem o troco, mas foram dois jogaços incríveis das mulheres mais altas e fortes do mundo se enfrentando...
      As inversões do 5x1 das 2 equipes são o máximo Boskovic e Bjelica de um lado e Goncharova e Gamova do outro = CHOQUE DE MONSTRO!!!
      Mihajlovic e Nikolic de ponteiras contra Kosheleva e Scherban.
      Rasic e Stevanovic contra ZARYAZHKO e Fetisova.
      Ognjenovic e Zivkovic de levantadoras contra KOSIANENKO e STARTSEVA.
      POPOVIC e CEBIC de líberos contra MALOVA e KUZYAKINA.
      Ambos os times tem caracteríticas muito parecidas:
      1. O ponto fraco é o passe, geralmente uma das ponteiras praticamente não passa como é o caso da MIHAJLOVIC e da KOSHELEVA e o passe fica dividido em praticamente só 2 jogadoras a líbero e a outra ponteira que é o caso da NIKOLIC e da SHCHERBAN.
      2. O potencial de ataque e de bloqueio de SÉRVIA e RÚSSIA é muito acima do normal superando o de quaisquer outras equipes classificadas para as olimpíadas, jogadoras como MIHAJLOVIC,RASIC,BOSKOVIC,BJELICA,STEVANOVIC,KOSHELEVA,GONCHAROVA,GAMOVA e ZARYAZHKO são MÁQUINAS MORTÍFERAS, ARTILHARIA PESADÍSSIMA e MURO ALTO NO BLOQUEIO!!!
      3.Porém, no quesito "levantadoras" tenho que concordar que as levantadoras SÉRVIAS são muito mais talentosas que as RUSSAS, até por isso, o poder de fogo das centrais SÉRVIAS é mais explorado que o das centrais RUSSAS.
      Vejo SÉRVIA e RÚSSIA no PODIUM OLÍMPICO, pode até acontecer uma ZEBRA,mas atualmente essas 2 equipes p/mim são favoritas ao PODIUM!
      Em relação à GAMOVA, o MARICHEV seria LOUCO se não levasse uma jogadora como ela p/a OLIMPÍADA!!! Ela é o tipo de jogadora que impõe respeito numa inversão do 5x1. Quem não fica intimidade quando entra um bloqueio de mais de 2m na rede numa inversão de 5x1??? Se até no masculino intimida,o que dizer do feminino. Vale ressaltar que o o oposto WALLACE da SELEÇÃO BRASILEIRA tem menos de 2m, é menor que a GAMOVA!!!

      Excluir
  3. Acho q a Mihajlovic é melhor na saída. Mais a Sérvia ta mto bem de Levantadora a Maja é uma das melhores do mundo na posição. Rasic sem comentários é excepcional. Nos últimos anos a Sérvia creseu de produção é Ta virando força mundial no esporte mesmo suas categorias de base n tendo resultados tão bons. Só p constar o Walace n tem 2m mais tem o Renan.um oposto mto promissor e grande mesmo tendo crtz q ele n irá a essa olimpíada.
    Galera mais o GP ta vindo aí, vcs acham q o ZRG vai fazer testes ou escalar força total na Seleção? Tem mtos talentos promissores e boas atuações nessa SL como:
    Claudinha, Giovana e Naiane
    Ju Nogueira, Carla e Gabi do Osasco
    Saraelen, Larissa Contra e Camila Paracatu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para esse ano as "novas" sem chances de serem convocadas. Para as olimpíadas as "escolhidas" sairão da lista abaixo:

      Levantadoras: Dani Lins, Fabiola ou Macris.
      Opostas: Sheilla, Tandara e Monique/Joycinha
      Centrais: Thaisa, Fabiana, Adenizia e Carol
      Liberos: Camila Brait e Léia
      Ponteiras: Fê Garay, Jaqueline, Natália e Gabi.

      Excluir
    2. O ZRG como de costume só leva uma líbero as olimpíadas por conta da indecisão de opostas Fernando, acho q ele leva três opostas.
      O Bruno Voloch deu a notícia no seu blog uns dias atrás e falou q a Carol Albuquerque tem ampla chance de estar na olimpíada se a Fabíola n for. E por partes concordo. A Macris é mto nova n daria conta da pressao. Tbm acho a Jucielly vem a anos luz a frente da Adenizia, acho q ela ta fora dessa vez. Acho bem mais lógico q a Joyce ta em melhor fase q Monique e Tandara juntas, porém ainda n achou seu jogo na Seleção, o jogo de bolas altas como na Rússia e na Turquia onde sempre está como maior pontuadoras das partidas.
      Porém acho q a seleção irá assim:
      L: Dani Lins e Fabíola ou Carol
      P: Jaque, Natália, Fê e Gabi
      O: Sheila, Joycinha e Tandara
      C:Thaisa, Fabiana, Jucy e Carol
      L: C.Brait

      Excluir
    3. Rah Silva, vc está enganado, ele leva só uma Líbero, devido à indecisão das ponteiras! Ele sempre leva 4 ponteiras. Se levar 3 opostas vai ter que cortar 1 ponteira. No final das contas vão acabar levando só Sheilla e Tandara (se o script se confirmar).

      Excluir
    4. Em relação a Joyce concordo, tanto no Asiático quanto no Turco ou no Russo, ela sempre é a maior pontuadora das partidas e termina os campeonatos entre as 3 maiores pontuadoras. Mas como vc disse, o estilo dela é Europeu/Asiático... aqui no Brasil com bola baixa e rápida a coitada não se vira nos 30.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Olimpiadas só pode 12 jogadoras. Se ele levar as 3 opostas só poderá levar 3 pontas..e quem deve sair? Acho q ele leva as 4 pontas e 2 opostas e acho q a briga entre Joyce e Tandara será boa. Se a Joycinha foi convocada e jogar bem o GP as chances dela tendem a aumentar. A 3* central deve ficar entre Jucy e Carol.. NAs levantadoras a Dani jà ta garantida e a outra acredito q Fabiola podera ir. É o melhor..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Joycinha só rende com a Fofão ou com a Fabíola que sabem jogar estilo Europeu, bolas altas e lentas.

      Dani Lins joga bola rápida e "baixa", a não ser que ajuste o tempo e altura de bola, é uma pena a Joycinha ser desperdiçada assim.
      Sendo que no campeonato Turco ela é uma das maiores pontuadoras e tá figurando bem nas estatísticas individuais.

      Tenho certeza ABSOLUTA que as 4 ponteiras já estão definidas (Jaque, Garay, Gabi e Natália).
      De Opostas a Sheilla tá garantida, e a Tandara é a grande favorita para ser a reserva, Joycinha e Monique correm por fora, com ligeira vantagem pra nanica da Monique.

      De central duvido que ele corte a Adenizia, se ele cortar ela talvez a Carol e Jucy entrem na brica. Eu particularmente levaria a Jucyele, pois, ela tem uma das melhores Chinas, não compromete no bloqueio. A função da Carol de ataque pelo meio já estamos bem servidos com Thaisa e Fabiana, não fará tanta diferença assim.

      Em relação à Fabiola tudo pode acontecer coitada.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Para levar 3 opostas, o ZRG teria de cortar a GABI, pois acho que ele não abre mão de Jaque, Garay e Natália.

    Se ele fizer isso, poderá levar Sheilla, Tandara e Joycinha.

    ResponderExcluir
  6. Zé não vai levar 3 opostas... Só podendo levar 12 jogadoras, não vai levar 3 opostas mesmo!
    A Dani Lins queima mesmo jogadoras que batem bolas mais altas:
    1. Joycinha não rende NADA com DANI LINS.
    2. Paula foi MVP OLÍMPICA com a FOFÃO, a DANI matou a PAULA depois disso. Com MACRIS a Paula está se dando bem no Brasília.
    3. MARI é outra que foi detonada pela Dani Lins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo e assino embaixo!
      Dá a impressão que são as jogadoras que devem se adaptar ao estilo da Dani Lins e não o contrário.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)