FIVB anuncia ajuda ao Quênia, mas federação ainda não garante participação no IQT

No final de fevereiro a KVF, federação queniana, protocolou relatório oficial à FIVB onde declarava sua desistência de participar do IQT, o qualificatório olímpico intercontinental. O IQT foi criado com a missão de dar aos segundo e terceiro colocados dos continentais de todas as confederações, uma segunda chance para a classificação olímpica.

O Quênia foi o 3º colocado da CAVB, mas alegou não ter condições financeiras de viajar a Porto Rico, sede do torneio. Em resposta ao pedido de desistência da KVF, a FIVB ofereceu ajuda. Confiram um trecho do relatório oficial enviado à KVF:

"Entendemos o ponto e a questão da situação financeira, o que faz com que vocês retirem-se deste evento. No entanto, nós discutimos com a nossa agência de viagens e nós concordamos em montar um bilhete combinado. Sua equipe deve primeiro viajar para Porto Rico e em seguida, irá à Argentina para a fase preliminar do World Grand Prix"

Na proposta da FIVB, a federação custearia parte das passagens das quenianas a Porto Rico pelo IQT e à Argentina pelo Grand Prix. Após a disputa do torneio no país caribenho, as quenianas seguiriam à Argentina onde ficariam alojadas pela federação argentina até o final da disputa em seu país.

A ajuda da FIVB ainda não é a solução para os problemas quenianos, como disse o presidente da KVF, Waithaka Kioni, em entrevista à rádio Capital, do Quênia:

"Nós vamos participar do Qualificatório Olímpico Continental no entanto, a Federação vai precisar aumentar o valor cobrir a diferença de preço do bilhete para fazer a parada em Porto Rico" 

O diretor da KVF e técnico da seleção feminina David Lungano acredita que o Quênia será capaz de complementar a verba necessária e disputará o IQT em Porto Rico:

"Eu tenho fé que a equipe vai qualificar-se e vamos para Porto Rico. As jovens jogadoras provaram o seu valor durante o torneio qualificatório da África e se não fossem os erros de arbitragem, poderíamos ter vencido o qualificatório diretamente."

O Egito, equipe que derrotou o Quênia no AQT, anunciou ontem sua retirada do qualificatório intercontinental. A FIVB ainda não manifestou-se sobre este caso.

Seleção de Wacu (1) e Khadambi (15) luta pela disputa do IQT em Porto Rico no mês de maio

Comentários