Com vários desfalques, Japão divulga primeira convocação de 2016

O Japão divulgou sua primeira convocação para 2016, visando principalmente o qualificatório olímpico mundial (WQT) em maio. O torneio será sediado em Tóquio e contará com 8 equipes. Confiram as 28 relacionadas de Masayoshi Manabe:

Levantadoras: Chizuru Koto, Miya Sato, Kanami Tashiro, Misaki Tanaka, Haruka Miyashita
Opostas: Yukiko Ebata, Miyu Nagaoka, Saori Sakoda
Ponteiras: Saori Kimura, Yuki Ishii, Mami Uchiseto, Airi Miyabe, Arisa Mizuki, Inoue Tanaka, Sarina Koga, Yurie Nabeya
Centrais: Erika Araki, Mai Yamaguchi, Aimi Kawashima, Mai Okumura, Haruyo Shimamura, Riho Otake, Nozomi Itoh
Líberos:  Arisa Sato, Aki Maruyama, Sayaka Tsutsui, Torigoe Miku, Mio Sato

Ishii, Shimamura e Kimura são 3 nomes presentes na primeira convocação do Japão


A lista de Manabe é surpreendente, várias ausências importantes foram sentidas nessa chamada. Um trio campeão japonês não apareceu na lista do técnico. O retorno de Risa Shinnabe não aconteceu em 2016 como era previsto. A ponteira foi eleita a melhor recepção do último campeonato japonês, além de ter sido a maior pontuadora da partida final. Risa é a ponteira mais completa do Japão. Além dela, uma das melhores centrais da temporada, Nana Iwasaka também ficou de fora. Titular em 2015, a líbero Kotoki Zayasu é um dos desfalques mais surpreendentes na lista de Manabe. As três jogadoras foram campeãs com o Hisamitsu Springs no último final de semana e não foi divulgado se juntarão-se ao grupo posteriormente. Ishii e Nagaoka do mesmo time, aparecem na lista.

Shinnabe não retornou à seleção em 2016 como era esperado

Comentários

  1. Se existe uma seleção em que sobram boas opções de ponteiras essa é a seleção japonesa. O único ponto fraco do time é baixs estatura. Pelo que jogou a Risa Shinnabe deveria voltar. É uma ótima opção para dar volume de jogo com passes/defesas. Acredito que seja uma escolha do treinador. A Ishi e a Saori kimura são muito eficiente no passe e a Saori é uma ótima atacante, sendo a 3* maior pontuadora dos jogos olimpicos de Londres, é uma jogadora de ponta com uma boa altura 1,85. A reveleção Sarina Koga e a Saori Sakoda são de características mais ofensivas. Com essas 4 pontas a Nagaoka e a Ebata são as opções como opostas.
    Agora com as centrais ele errrou. A Iwasaka é uma central de 1,87 e altissíma pros padrões japoneses. Acho que ela junto com a experiente Erika Araki (que tem 1,85) daria uma boa dupla de centrais. quanto as líberos a Sato é muito boa, principalmente na defesa.
    Eu acho que pro pré-olimpico mundial o tecnico deveria convocar o grupo nipônico com:

    Líb: Sato
    Lev: Miashyta e Koto
    Cent: Araki,Iwasaka e Shymamura
    Pont:Shinabbe; Koga; S. Kimura e Ishii
    Opost: Nagaoka e Sakoda (atuando na saída de rede)
    Japao favorito ao podio no WQT.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil voltará a disputar o Montreux esse ano e quem irá representa será a seleção sub-23 vcs acham q há chances de levar o título? Não conheço mto atletas da seleção sub-23. O primeiro conforto já n será fácil, logo contra a China de Lang Ping.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho difícil levar o título com a SUB-23, o maior destaque da SUB-23 é a DRUSSYLA do REXONA, que é uma excelente jogadora, mas para enfrentar times A de outras seleções é preciso mais talentos...
      Impressionante a RISA SHINABE ficar de fora da convocação, seria por algum outro motivo que não sabemos???

      Excluir
    2. No mundial do ano passado a seleção contou com:
      Levantadoras: Naiane e Juma
      Opostas: Lorenne e Ana Paula Borgo
      Ponteiras: Drussyla, Gabi(do Osasco), Kasiely e Rosamaria
      Centrais: Saraelen, Milka e Valquíria
      Líbero: Juliana Para
      Obs: Ganharam o mundial encima da Turquia. Acho q elas tem chances. E Tbm pode haver algumas mudanças nessa seleção p o Montreux.

      Excluir
    3. Estao dizendo que a Risa Shinabe nao jogou a temporado porque ela pediu um descanco, e o tecnico nao gostou e agora nao quer deixar ela voltar no time.

      Acho que todo atleta deveria de ter o direito proprio e decidir quando quer jogar.

      Excluir
    4. Isso é bem boato Fabio. Só se Manabe for louco em sacrificar sua melhor passadora.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Vcs do blog sabem se a China e a Servia vão com o time principal (quais as convocadas de cada time)? Se forem já estão garantidas na final. Duas favoritas inclusive ao pódio olímpico.
    A Thailandia e a Holanda acho que não, porque vão ter acabado de disputar o pré-olimpico mundial e vão disputar o Grand Prix. Entao acho que não irão desgastar as jogadoras por um campeonato sem tanta importancia.
    A Suiça não tem nenhuma expressividade.
    A Turquia e a Bélgica já devem estar pensando no próximo ciclo e nomes como Dirichx, Alberechet, Van Hecke, Sonsirma, Demir, Eda Erden não devem ser convocadas

    A China mesmo se for com a seleção sub-23 é muito forte. Seleção alta e a prova do sucesso das categorias de base da China é que os GRANDES DESTAQUES do time são muito jovens: Os Fenômenos Zhu Ting e Zhang Changning tem 20 anos, e a central Yuan tem 19. E olha só na estatura dessas jogadoras: Zhu tem 1,95; Zhang 1,92 e Yuan 1,99. A China é favoritíssima ao ouro olimpico inclusive.
    A Servia é outra seleção de atacantes jovens, altas e sensacionais: Mihajlovic, Boskovic, Stevanovic e Rasic.
    Se Servia e China forem com as titulares sem chances para o Brasil sub-23. Agora se forem com as reservas pode ser que sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q daria sim pra o brasil sub 23 temos boas atletas, ao menos uma posição das 3 primeiras leva.
      Pra mim tem q ser assim:
      Levantadoras: Naiane e Giovana
      Opostas: Ana Paula Borgo e Rosamaria
      Ponteiras: Drusyla, Carla, as duas gabis ou só uma e a Domingas
      Centrais: Saraelen, Larissa Gongra, e Valquíria
      Líbero: Dani Terra ou Killara

      Excluir
    2. Duvido que a CHina joge com o time principal, acho que ela vai ate boicotar o Grand Prix como fez nos 2 ultimos anos.

      Excluir
    3. É impressionante. Desde 2013 a China com o elenco titular (destaques para Hui e Zhu Ting) sempre faz ótimas campanhas na 1* fase do Grand Prix e vencendo as grandes seleções. Ai chega a fase final e a Lang Ping manda o time reserva. Eu acho que se deve fazer o contrario: rodar todas as jogadoras na fase classificatória e escalar o time principal na fase final.
      O kiraly fez isso no mundial 2015 e os EUA foram campeão.

      Excluir
    4. Montreux me surpreendeu. Anteriormente seus organizadores haviam anunciado que o torneio não aconteceria em 2015 e de repente, vêm Brasil, China, Sérvia...

      Excluir
  5. To fly, voces poderiam falar sobre essa rodada passada do campeonato russo. Que temporada fantástica a Fe Garay está fazendo. Essa rodada do campeonato russo o Dínamo Moscow enfrentou o Dínamo Krasnodar (seu ex-clube). Apesar de não poder contar com a Kosheleva o krasnodar tinha um ótimo time em quadra com Sokolova, Pasynkova e Malykh. O Dínamo Moscow venceu por 3 a 0, e a Fê Garay marcou 19 pontos, sendo eleita a melhor jogadora da partida. E olha que ela supera uma série de fatores adversos: 1* Fê Garay tem 1,79 e a média de altura das bloqueadoras russas é maior do que 1,90. 2*: a levantadora do time , a Kosianenko, tem um estilo mais lento e joga muito com bola alta e a Garay está acostumada na seleção com bolas mais baixas e rápidas. 3*: ela passou por problemas de atraso de salários no krasnodar e só acertou com o Dínamo Moscow com a temporada já em andamento.
    E até no jogo que o Moscow perdeu pro Fenerbahçe ela marcou 14 pontos enquanto a Goncharova marcou 19 recebendo o dobro de bolas que a Garay recebeu.
    Fe Garay é nossa melhor ponteira atualmente. Para confirmar estou torcendo por uma boa atuação dela contra o timaço do Fenerbahçe no jogo de volta na Rússia pela champions ligue. Tomara que Moscow vença por 3 a 0 ou 3 a 1 e leve a decisão pro Golden Set e o vença para avançar ao Final Four .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que li seus pensamentos antes de ler seu comentário hahaha. Realmente Garay está em grande fase e é difícil comparar a Champions com o nacional por exemplo. O jogo contra o Fener foi um dois melhores, senão o melhor dela no Moscou. E olha que até hoje só conheci uma ponteira capaz de fazer frente às pontuações de Goncharova: Tatiana Kosheleva.

      Excluir
  6. To Fly, poderia falar um pouco da jogadora do Ageo, Shiho Yoshimura?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)