Clássico? Rexona é muito superior na fase regular da Superliga

A liga brasileira chegou ao final da sua fase de classificação e oito times avançaram de fase. A reedição da última final de Superliga tradicionalmente fecha turno e returno da competição no ano seguinte, mas assim como na final do último ano, faltou emoção.

Se já estávamos acostumados a ver confrontos épicos e imprevisíveis, equilibrados e com chances iguais para os dois times, hoje, isso parece distante. Desde 2014 o Nestlé Osasco não consegue vencer o arquirrival: são 7 derrotas consecutivas nos torneios nacionais. Na Superliga passou uma temporada completa sem vencer o rival e segue a sina na atual. Cada dia o Osasco tem um problema diferente: as opostas não definem, o passe não funciona, a levantadora é imprecisa. Mas tem algo que nunca falta: os erros! As paulistas se sobressaíram em erros de saque ontem. Enquanto do outro lado...

A aplicação tática dos times de Bernardinho é impressionante, principalmente contra times grandes. Aliás, dos 3 adversários favoritos ao título, nenhum dos 3 tirou 1 ponto sequer do Rexona. Dos 66 pontos da fase regular, o Rexona conquistou 60. O time está em um nível inegavelmente superior aos adversários, principalmente a Osasco que hoje não lhe mete medo algum. Entretanto, se quiser continuar sonhando com o título, Osasco terá que quebrar esse tabu. Com o final do jogo o Rexona manteve-se líder e o Osasco terminou em 4º, tornando impossível a reedição da final histórica da Superliga (que bom!). Provável mesmo é o encontro dos dois nas semifinais. 

O Jogo

Melhor na recepção e com ótima distribuição, tudo o que podemos dizer do Rexona é que ele foi completamente eficiente. Thompson pode não ser uma levantadora talentosíssima, mas é muito inteligente! E a americana está crescendo cada vez mais com Bernardinho, sua boa distribuição pode ser destacada no time. O passe do Rio funcionou bem e Carol comandou o bloqueio. No Osasco, Lins foi mal e só no 3º set distribuiu bem, pondo as centrais no jogo. Com passe bom ou não, se não forçar pelo meio, o time não ganha. Carcases, livre do passe, foi ótima no ataque como ainda não havia visto contra o Rexona. Uma pena que foi a única. Confiram todos os jogos da rodada:

Carcases fica presa no bloqueio de Ana Carolina. Rexona venceu fácil


Rexona 3 x 0 Nestlé (25-18, 25-19, 25-21)

REX: Gabi (9), Thompson (1), Juciely (10), Natália (11), Monique (12), Ana Carolina (9) e Fabí (L). Entrou: Roberta.

NOS: Dani Lins (3), Carcases (14), Adenízia (8), Thaisa (10), Van Hecke (2), Gabi (10) e C. Brait (L). Entraram: Diana, Suelle (3).

São Caetano 1 x 3 Pinheiros (14-25, 25-17, 20-25, 15-25)
MP: Lia (19) e Paula (18)

Bauru 1 x 3 Sesi (25-27, 25-20, 22-25, 16-25)
MP: Bruna (20) e Ana Beatriz (18)

São Bernardo 1 x 3 Minas (26-24, 14-25, 18-25, 10-25)
MP: Milka (13) e Tandara (19)

Rio do Sul 3 x 2 Praia Clube (25-22, 16-25, 19-25, 25-20, 16-14)
MP: Heloíza (22) e Klinemann (15)

Valinhos 0 x 3 Brasília (14-25, 19-25, 16-25)
MP: Lidiana (9) e Bárbara (19)

Classificação

O Pinheiros venceu e eliminou o São Caetano na disputa direta. Com a derrota do Osasco, o Minas venceu e subiu para  3ª posição. No demais, tudo igual na tabela. Confiram:

1. Rexona Ades - 60 pts
2. Dentil Praia Clube - 52 pts
3. Camponesa Minas - 49 pts
4. Vôlei Nestlé Osasco - 47 pts
5. Terracap Brasília Vôlei - 39 pts
6. Rio do Sul Equibrasil - 35 pts
7. Sesi-SP - 29 pts
8. Pinheiros Klar - 28 pts
9. São Cristóvão Saúde São Caetano - 23 pts
10. Concilig Vôlei Bauru - 20 pts
11. Renata Valinhos Country - 7 pts, 3 vit.
12. São Bernardo Vôlei - 7 pts, 2 vit.

A oposta Ana Paula foi a maior pontuadora do confronto que eliminou São Caetano

As quartas de final começam no dia 11, próxima sexta. Se enfrentarão em melhor de 3 jogos: Rexona e Pinheiros, Praia Clube e Sesi, Minas e Rio do Sul, Osasco e Brasília. 

Comentários

  1. Rio de Janeiro está sobrando nessa SL

    Tirando o Rexona, os confrontos das quartas serão interessantes:

    Minas x Rio do Sul
    Praia x Sesi
    Brasília x Osasco

    Podem pintar zebras. Na torcida pelo Brasília

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente: o time do Brasilia é bom. Sassá passa como poucas e tem boa técnica de defesa. Me surpreendeu a ótima adaptação dela para a posição de líbero. Parabéns a Macris que está dando moral para Paula Pequeno que vem tendo grandes atuações novamente. Roberta é ótima central, um dos nomes para o próximo ciclo. Bárbara está cada vez melhor como oposta. Amanda finalmente saiu da zona de conforto e de eterna reserva no Rexona e vem sendo uma grata surpresa. O volume de jogo sempre foi o melhor dela e o seu saque é muito bem executado.
    É perfeitamente normal o Brasília passar por Osasco em uma equilibrada quartas de final.

    Rio do Sul x Minas. O Rio do sul faz grande temporada. Helô é destaque de oposta. Fran de central,ótima. Giovana muito bem. Uma das melhores levantadoras.
    O Minas tem a seu favor o ótimo momento de Carol Gattaz, Carla e Tandara. Léia da segurança.
    Essa é uma serie de quartas para 3 jogos e o Rio do Sul pode passar também.
    Sesi x Praia Clube. Em duas oportunidades o Sesi equilibrou o jogo vencendo 3a2 no 1* turno e perdendo 2a3 na CB. Já naquela fase horrível foi q perdeu de 3a0. O sesi tem 4 excelentes jogadoras :jaque, fabiana, bia e suelen. Não seria surpresa o sesi passar.
    Rexona x pinheiros é o que menos promete. O Rexona deve passar em 2 a 0. Mas Ana Paula do Pinheiros é até aqui a melhor oposta da superliga.

    ResponderExcluir
  3. Acho tambem que o Sesi pode surpreender o Praia. Time do Osasco fica claro que eh um time q contrabo Rio ja entra c alma de perdedor. O time chegou nas Oitavas e ate agora ninguem sabe ao certo qual eh o time titular, e isso tira a segurança de algumas jogadoras. A Suelle nao pode bancar p Gabi, a Carcaces mesmo sendo a maior pontuadora do jogo, se for descontar os erros e bloqueio q ela levou, ficaria c pontos negativos. Falta comando dentro e fora da quadra

    ResponderExcluir
  4. Rio do Sul a zebra na superliga pois tem time com menos recursos que os grandes viva o ranking sem ele não teremos uma superliga tão disputada tudo pode acontecer uma final história sem os grandes na final

    ResponderExcluir
  5. Sobre o ranking acho totalmente desnecessário. Prova disso foi a final da superliga 2012/2013 onde osasco tinha a seleção feminina do Brasil e Rio ganhou de virada na casa do adversário. Sobre superliga o rio está muito superior. Deve ganhar. A equipe que daria mais trabalho é minas. Praia não está com Ramirez 100%. Talvez nem passe de sesi. Concordo que Brasília pode surpreender. Minas ganha do rio do Sul. Semifinais aposto em Minas x sesi, Rio X osasco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho desnecessário, até pqe não fará muita diferença.
      O Osasco por mais que pudesse contar com a Garay, Jaqueline e Sheilla... não sei se iria mudar algo. O problema do time é organização e esquema tático, tá uma bagunça e agora já sabemos que irão ficar na semifinal.

      Maior orçamento do volei nacional vai bancar o 4º lugar da superliga. Até pqe o Minas e Praia, mesmo eliminados na Semi, serão 2º e 3º lugar dependendo de quem avance.

      Excluir
  6. problema do Osasco= Ponteiras muito fracas! Carcaces é péssima no passe, compromete todo esquema tático do time, além de, conforme já citaram se for descontar os bloqueios, bolas foras, saques errados etc, ela fica com saldo negativo.

    Camila Brait está numa temporada atípica e outras como Sassá, Léia e até a Fabizinha estão em situação melhor.

    Gabi do Osasco, é esforçada mas não é a definidora que o time precisa, também oscila muito no passe.

    Thaisa como sempre reclamando, fazendo barraco e gritando com a arbitragem, mas é a primeira a ERRAR, atacar bola pra fora, saque para fora, ou levar toco! vide os jogos contra Praia, Minas e Rexona. Reclama do time mas não dá moral e vai lá e morde a língua.

    Lise Van Hecke e Ivna se juntar as duas não dá uma!.

    Adenízia, por incrível que pareça é a mais lúcida do time, sempre pontuando no bloqueio, ataque, forçando saque tático etc.

    Dani Lins, tá numa fase horrível, piorando de ano após ano, 2012 foi o auge naquela "superação" épica em Londres.

    ResponderExcluir
  7. To Fly, poderia comentar sobre as atuações da Mari, na liga da Indonésia! Vi todos os jogos! Ela vem sendo a maior pontuadora do time, está numa fase incrível. Tudo bem que o bloqueio lá é quase inexistente... mas na defesa elas são muito boas!
    Ela tem se virado muito bem em bolas mal levantadas, dando caixinha na bola, buscando os espaços vazios, trabalhando na mão do bloqueio, etc.
    Aquela mania de, quando ela erra, descontar em outra jogadora do time ou no juiz, continua... mas ela tah podendo.
    O físico ta aguentando jogos longos e ela não tem caído mais de produção.
    Na recepção não está decepcionando, mas também não é mais a Mari de 2008.
    Enfim, vão começar os Playoffs, espero que a equipe dela seja campeã... Por enquanto, pintando Mari de MVP na Indonésia!
    Ahhh, pr'aqueles que acham que a liga é muito fraca, deveriam se informar melhor! São 5 equipes, todas com jogadoras da Seleção da Indonésia e outras jogadoras que, assim como Mari e Tom, já foram às Olimpíadas, titulares das equipes de seus países à época, bem treinadas tecnicamente.... Enfim, de baixo nível na liga da Indonésia, só mesmo a estatura das jogadoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez a Mari seja reconvocada para o Grand Prix á fins de teste. Pois, o próprio ZRG já conversou com ela, a Sheilla e Fabiana tbm mexeram com os pauzinhos nos bastidores.

      Acho que se ela continuar nessa crescente merece uma chance de ser testada na posição de "OPOSTA", tendo em vista que até o momento é a posição mais CARENTE e preocupante da seleção já que temos SHEILLA praticamente mais de 1 ano sem jogar. Tandara voltou recentemente e ainda não demonstrou recuperação total (está jogando o feijão com arroz). A Monique não deve ser convocada, além de ser baixa demais é muito técnica e tem o estilo semelhante ao da Sheilla, o ZRG gosta de jogadoras com estilos diferentes. Outra que vem fazendo uma temporada ótima é a Joycinha, mas ela a Dani Lins não sabe jogar com ela.

      Excluir
    2. Concordo, Dani Lins não sabe jogar com a Joycinha, eu só queria entender qual a dificuldade em levantar uma bola alta para a Joycinha, se até a Startseva consegue, qualquer uma consegue. E Dani Lins, mesmo jogando pessimamente essa Superliga, Zé Panela tem um compromisso moral com a jogadora, então por muitos anos teremos: Dani Lins e + uma.

      Excluir
    3. Ren, vou discordar convictamente. A Indonésia não tem tradição como seleção, quanto mais como liga. Acho a Mari ótima jogadora, a liga é disputadas mas é bem fraca sim. É difícil falar da liga indonésia se você não assistir ao vivo. Não há um site ou portal com informações do campeonato, é complicado .

      Excluir
    4. Ouvi dizer que estão garantidas Sheilla, Tandara e Mari na convocação de ZRG e que Joycinha provavelmente não aparecerá. O que seria totalmente irônico, uma vez que a melhor oposta brasileira na atualidade é a Joyce.

      E preciso defender a Dani Lins rs. A bola que ela levanta para a Joyce é de ordem do ZRG que afirma que o estilo de bolas altas da Joycinha prejudica a velocidade do time. Vocês podem notar por exemplo que quando ela entrava nas inversões com a Tiemi no Pan, a bola era alta e ela definia.

      Excluir
  8. A Dani desaprendeu a jogar com a Joycinha.... As duas foram campeãs pelo Rio de Janeiro. Ta certo que na Final a Joycinha amarelou e a Monique brilhou, mas no decorrer do Campeonato a Joycinha jogou muito bem com a Dani. Principalmente naquela semi contra o Sanca (que tinha Mari, Fofao, Sheilla e Jucy)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)