Brasil e Rússia estarão no mesmo grupo na Olimpíada. Estados Unidos e China encabeçam grupo B

Apesar de conhecermos apenas metade dos times que disputarão os Jogos Olímpicos do Rio, as 4 seleções melhores ranqueadas da FIVB estão garantidas: Estados Unidos, China, Brasil e Rússia. Nas Olimpíadas não existe sorteio de grupos, é usada uma fórmula chamada de "método da serpentina" que baseia-se na divisão de equipes pela posição no ranking. Entendam melhor essa fórmula:

O Método da Serpentina 

Essa fórmula utiliza o ranqueamento da FIVB em janeiro de 2016 para as 12 equipes classificadas aos Jogos do Rio. O Brasil, país sede, é considerado cabeça-de-chave do Grupo A, concedendo-lhe a importância irreal de melhor classificado no ranking (hoje o Brasil é o 3º colocado). As 11 equipes restantes dividem-se de 2 em 2 em cada grupo, começando do B, ou seja: 2º e 3º melhores ranqueados no B, 4º e 5º no A, 6º e 7º no B e assim sucessivamente.

Ao final temos a seguinte fórmula:
Grupo A: sede tido como melhor ranqueado, 4º, 5º, 8º, 9º e 12º
Grupo B: 2º, 3º, 6º, 7º, 10º, 11º

A formação já concluída

Claro, todos já sabemos que o Brasil é o primeiro time do Grupo A. Considerando que já temos as 4 seleções melhores ranqueadas pela FIVB e o Método de Serpentina usado nas Olimpíadas, já sabemos quem lidera os dois grupos: o Grupo A, tem Brasil (1º) e Rússia (4º) e o Grupo B tem Estados Unidos (2º) e China (3º).

O melhor confronto da última Olimpíada tem reedição confirmada no Rio: a Rússia de Goncharova enfrentará o Brasil de Sheilla ainda na fase clasificatória do Grupo A


As certezas, no entanto, param por aqui: o 5º colocado do ranking é o Japão que ainda disputará o Qualificatório Mundial (WQT) em maio.  Além das 4 seleções, Sérvia (6) e Argentina (12) já estão garantidas no torneio.

Outras 14 seleções disputam torneios classificatórios e ainda tem chances de classificação. São elas (e suas classificações no ranking da FIVB): Japão (5), República Dominicana (7), Itália (8), Coréia do Sul (9), Tailândia (13), Holanda (14), Porto Rico (16), Quênia (18), Camarões (21-24), Peru (21-24), Argélia (21-24), Cazaquistão (26), Colômbia (27) e Egito (31).

Desde já, façam suas apostas! =]

Reedição da final do Mundial 2014, a China de Zhu T. e os Estados Unidos de Harmotto e Murphy, serão adversários no Grupo B

Comentários

  1. Mais depois com o resultado do Grand Prix, essas colocacoes nao poderiam mudar? Caso a China venca o Grand Prix e ganhe 50 pontos, e se os EUA nao se classificar pra fase final.

    E Russia,Japao e Servia tem uma diferenca pequena de pontos tambem.

    Bom, acho que todo mundo quer cair no grupo do Brasil, pois ninguem quer cruzar com elas numa quarta de final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, por isso que a posição é do ranking em um dado momento, que é janeiro de 2016. O que muda a partir daí não importa.

      Excluir
    2. Então, por isso que a posição é do ranking em um dado momento, que é janeiro de 2016. O que muda a partir daí não importa.

      Excluir
    3. Se você lesse o texto,veria que o ranking que vale é o de JANEIRO!!!

      Excluir
  2. Já pensaram um brasil x russia na abertura dos jogos olímpicos? Seria sensacional. Maracananzinho lotado e a seleção já sendo testada, tanto tecnica como fisicamente. Se o Japão se classificar (e eu acredito que vá) seria mais um integrante forte para esse grupo.
    Hoje no grupo B teríamos Eua, China e Servia. Baita grupo e passar em 1* seria vital para já escapar de um dos três nas quartas de finais. Lembrando que esses grupos podem ser incrementados por times como Holanda, Coréia do Sul e Itália. Será a olimpiada mais disputada de todas.

    ResponderExcluir
  3. Bom! Vou supor que se classifiquem os times que eu acho e que os times vão subindo de posição no ranking caso a seleção anterior no ranking não se classifique aos jogos olímpicos.
    - Pré-Olimpico Mundial: Acho que passam aos jogos Rio 2016:
    Japão, Holanda, Itália e Coréia (melhor asiática)
    -Qualy Internacional: Porto Rico
    -Pré-olímpico africano: Quênia .

    ASSIM: Itália passaria a ser a 7* e cairia no grupo B.
    A Coréia do Sul passaria a ser 8* e cairia no grupo A.
    Argentina passaria a ser a 9* e cairia no grupo A.
    A Holanda passaria a ser a 10* e cairia no grupo B.
    Porto Rico passaria a ser a 11* e cairia no grupo B.
    Quênia passaria a ser 12* e cairia no grupo A.
    Ou seja teríamos :
    Grupo A:
    Brasil; Rússia; Japão; Coreia do Sul; Argentina; Quênia

    Grupo B:
    Eua, China, Servia, Itália, Holanda e Porto Rico.

    Nesse caso o Brasil teria um grupo teoricamente mais fraco que o grupo B; e ai obrigatoriamente pegaria um grande adversário nas quartas. Eita. Vai ser de deixar torcida aflita. ZRG teria Russia e Japão como concorrentes diretos pelo 1* lugar da chave e Coreia do Sul seria um bom teste. Quênia e Argentina seriam jogos para dar rítmo à outras jogadoras .
    GRANDES JOGOS DE VOLEIBOL OCORRERÃO NAS OLIMPÍADAS - RIO 2016..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neide,
      Nesse seu ponto de vista então o Peru seria favorito ao pódio olímpico pq já conquistou inúmeros títulos sul-americano e já foram vice campeã olímpicas... ignorância é comparar uma seleção de 50 anos atrás e dizer q o time atual é favorito baseando-se no q uma equipe há mais d 50 anos fez

      Excluir
    2. Haja tamanha ignorância!As japonesas foram BRONZE nas últimas Olimpíadas em Londres-2012, BRONZE no Mundial-2010, PRATA no GRAND PRIX-2014, OURO no Montreux Volley Masters-2011, PRATA no Montreux Volley Masters-2015. Isso é 50 anos atrás? Ou o Sr.Anônimo não tem noção do tempo? Ou então é analfabeto funcional e não sabe que Peru e Cuba decadentes não tem nada a ver com o Japão atual?

      Excluir
    3. NEIDE, QUERIDA, o japão só foi bem nessa fase por que as principais seleções,estavam passando por fazes de reformulação.
      Veja seu japão agora,nunca teve potência no ataque, sempre defendeu muito( isso é fato) contou com a sorte de explorar os bloqueios adversários com os tapinhas que as japonesas davam.
      Agora minhas filha, Zhu Ting(china) Kosheleva(rússia) Zhang Changning(china) Goncharova( rússia) ignoram o frágil bloqueio japonês deixando a líbero em dificuldades.
      Fora que quando o japão decide atacar, fica muito dificil com o bloqueio mostro da China e da Rússia.
      Mas pode ser que a velocidade e perfeiçao do passe possa salvar, essa éa unica arma que as seleções baixas tem: velocidade

      Excluir
  4. Só q ñ.
    Quem disse q o Japão vai ganhar? Vc ta classificando o Japão como uma potência... uma seleção q a jogadora mais alta é a ponteira e tem 1,80. Pra mim, Japão se classifica como melhor asiático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta ignorância Sr.Anônimo.Só para refrescar as sua memória,o Japão é sim cheio de nanicas,mas essas nanicas são Bi-Campeãs Olímpicas,Tri-Campeãs Mundiais e,mais recentemente,Bronze nas Olimpíadas de Londres-2012,Bronze no Mundial-2010 e Prata no Grand Prix-2014.As japonesas são nanicas sim,mas jogam muito e,com certeza,estarão no Rio-2016!

      Excluir
    2. Oh! Outro anônimo: O Japão possui uma ponteira titular de 1,85 (Saori Kimura) e outra de 1,80 (Sarina koga). A média de altura da aproximadamente 1,82. No Brasil a Jaque tem 1,86 e a Garay 1,79. Mesma média nas ponteiras. Tudo bem que a oposta japonesa tem 1,79 e as centrais a mais alta tem 1,82. Mas no volei feminino a técnica é fundamental. Só pra te lembrar. Japão terminou em 5* na copa do mundo. Perdeu apenas no tie breik para as gigantes russas e servias e perdeu de 3 a 1 pra Eua e China, em jogos equilibrados. Em Londres elas foram bronze e 2014 vice campeãs do grand prix. Eu acho o time japonês muito bom. Sarina koga é uma grata surpresa, ataca bem, é muito técnica e jovem. Saori Kimura foi a 3* maior pontuadora dos jogos olímpicos. A altura dela se equipara a de outras como a jaque no brasil e shcherban na russia. Ainda em Londres a espetacular kim Yeon-koung foi a maior pontuadora e MVP. Então pelo que eu entendo de voleibol é completamente aceitável eu acreditar que tanto Japão quanto a Coreia vão estar no Rio 2016. E quanto a China que é atual campeã da copa do mundo e vice-mundial, o que falar?
      O fato é que o voleibol asiático feminino é extremamente forte e só pra lembrá-lo que desde 2004 conseguem sempre medalhas. A China foi campeã em Atenas e bronze em Pequim, o japão foi bronze e a korea 4* lugar em Londres. O voleibol asiatico possui grandes estrelas do voleibol atual: Sarina Koga e Saori Kimura (japão); Zhu Ting e Hui Ruoqi (China); Kim Yeon-koung (Coreia do Sul); Onuma (Thailândia). Então não entendo o tom de desprezo com o qual você tratou a seleção japonesa e a coreana. Não é nada absurdo vê-las tirando pontos de brasil e russia. Acompanhe mais o voleibol asiático. Respeito sua opinião, mas essa é a minha .

      Excluir
    3. Nao se esquecam da Tailandia, Japao sera favorita pra ficar entre as 3, e a Coreia como melhor asiatica, mais a Tailandia tem chances de defender o Japao e a Coreia tambem.

      Excluir
    4. Anônimo se altura fosse tudo, A REP.DOMINICANA já teria sido CAMPEÃ OLÍMPICA E MUNDIAL há muito tempo. Enquanto o JAPÃO tem jogadoras nanicas como Mio Sato de 1,53m e já teve a MELHOR LEVANTADORA DO MUNDO com 1,59m,a YOSHIE TAKESHITA,a REP.DOMINICANA tem um exército de jogadoras na casa de 1,90m,sendo que a GIRAFA-MOR Brayelin Martínez TEM 2,01m,maior que muitos jogadores da seleção brasileira MACULINA.
      REP.DOMINICANA e JAPÃO são dois opostos extremos:As DOMINICANAS são mais altas,mais fortes tem maior força física,maior impulsão,maior alcance de bloqueio QUE AS JAPONESAS... Mas as JAPONESAS ganham mais que as dominicanas. Por quê? A superioridade técnica,tática e,principalmente,PSICOLÓGICA das japonesas superam a BAGUNÇA que é o time DOMINICANO. A REP.DOMINICANA parece um GIGANTE SEM CÉREBRO, vivem BATENDO CABEÇA e nunca GANHAM NENHUM TÍTULO MUNDIAL NA CATEGORIA ADULTA... Se fosse para apostar em que vai se classificar para as olimpíadas,eu,sem dúvida apostaria nas NANICAS JAPONESAS e NÃO NAS GIGANTES DOMINICANAS...
      Acho que a culpa é do KWIEK e da COMISSÃO TÉCNICA que estão já faz OITO ANOS no comando das DOMINICANAS e não conseguem fazê-las jogarem como time.Jogadoras excelentes o KWIEK tem: Brenda Castillo,a melhor líbero do mundo,Niverka Marte,eleita a MELHOR LEVANTADORA DA COPA DO MUNDO-2015,DE LA CRUZ,Brayelin Martínez, Annerys Vargas,Cándida Arias,Yonkaira Peña,Gina Mambrú ETC...
      O que o Bernardinho não faria com um time desse de MULHERES GIGANTES,ALTAS e FORTES???
      ALTURA é bom,ótimo,excelente,mas o voleibol não vive só disso e as nanicas japonesas estão aí para provar isso!!!

      Excluir
  5. Depois de 2 finais europeias consecutivas contra a Rússia,a Holanda se mostra um time mais preparado que ITÁLIA e REP.DOMINICANA na busca pela vaga olímpica,mas como em VÔLEI FEMININO o FATOR PSICOLÓGICO manda muito mais que qualquer coisa,tudo pode acontecer,inclusive a HOLANDA ficar de fora das olimpíadas.As russas ganham muitas competições em que,às vezes,não tem o melhor time no papel,mas são muito FRIAS,tem o PSICOLÓGICO muito mais forte que a maioria das outras equipes e conseguem virar placares praticamente IMPOSSÍVEIS como foi aquele fatídico 24x19 em Atenas-2004.
    Não consigo ver a KOREA de KIM YEON KOUNG e o JAPÃO de SARINA KOGA fora das olimpíadas.JAPÃO E KOREA foram SEMIFINALISTAS em LONDRES,são equipes tradicionalíssimas dentro dos jogos olímpicos,além disso,olimpíadas sem KIM YEON KOUNG e SARINA KOGA não teriam o mesmo charme,são duas jogadoras muito técnicas,craques de bola,que vale a pena ver jogar.Considero JAPÃO e KOREA já classificados para as olimpíadas nesse PRÉ-OLÍMPICO MUNDIAL,sendo as outras 2 vagas disputadas entre HOLANDA,TAILÂNDIA,ITÁLIA e REP.DOMINICANA.As PERUANAS,com certeza,serão o SACO-DE-PANCADAS desse torneio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Italia tera que decidir se vai continuar com as veteranas Del Core, Centoni, Picinini ou se finalmente vai dar a bola para as novatas, Egnou, Orro, Diouf por exemplo.

      Excluir
    2. Fabio, a Piccinini já está fora da seleção, não sei se vocÊ sabe mas já avisando.
      A Del Core e Centoni já estão praticamente escaladas para as Olimpíadas, e a Egonu e Diouf tbm, ou seja as 4 fazem parte da seleção.

      Excluir
    3. Mais porque entao a Del Core e Centoni nao jogaram na disputa do terceiro lugar o europeu classificatorio? A Italia ganhou da Turquia por 3-2 e no tie break a Italia so virou no final do set.

      Se a Del Core e Centoni estivessem escaladas para as Olimpiadas elas teriam jogado no jogo de vida ou morte da Italia.

      Excluir
    4. Acho que o Bonitta não tinha outra alternativa. Era vencer ali ou morrer na praia. Seria melhor perder com as jogadoras novas do que com as múmias em quadra. E não é que as novinhas deram conta do recado?!

      Excluir
    5. Ué, mas o melhor jogo da Del Core no Qualificatório Olimpico Europeu foi na disputa do terceiro lugar. Inclusive ela foi decisiva no tie break, marcando vários pontos de ataque e de bloqueio. A Centoni tava na reserva da Diouf.

      Excluir
  6. GUIDETTI conseguiu,em POUQUÍSSIMO TEMPO no comando da Holanda,resultados incríveis:
    1.Tirou a Holanda da SEGUNDA DIVISÃO do GRAND PRIX,levando a Holanda ao título da série B do GP.
    2.Conquistou a Prata no Europeu/2015.
    3.Novamente disputou uma FINAL contra a Rússia no Pré-Olímpico.
    Por todos esses resultados,acho muito difícil ITÁLIA ou Rep.Dominicana tirarem a vaga da Holanda.
    Acredito na classificação de JAPÃO,KOREA,HOLANDA e TAILÂNDIA no PRÉ-OLÍMPICO MUNDIAL.KENIA no PRÉ-AFRICANO.COLÔMBIA no PRÉ-INTERCONTINENTAL.
    Dessa forma os Grupos ficariam assim:
    Grupo A:BRASIL,RÚSSIA,JAPÃO,ARGENTINA,TAILÂNDIA e COLÔMBIA.
    Grupo B:EUA,CHINA,SÉRVIA,KOREA,HOLANDA e KENIA.
    Claro que o MÉTODO DA SERPENTINA é feito justamente para o GRUPO dos DONOS-DA-CASA ficar mais fácil que o outro grupo,portanto,o Grupo B sempre será mais difícil que o Grupo do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Nao que eu esteja torcendo para a Italia, mais seria dificel ver a Olimpiadas sem elas, Italia campea mundial em 2002, Copa do Mundo 2007 e 2011, Copa dos Campeoes 2009. E 4 colocado no ultimo Mundial

      Excluir
    3. o Grupo B será o Grupo da Morte com certeza.

      Dificilmente não teremos as seguintes SEMI-FINAIS.
      Brasil X (EUA, CHINA ou SERVIA)
      Russia X (EUA, CHINA ou SERVIA)

      Excluir
  7. Pra mim as outras 6 seleções que estarão nas Olimpíadas são: Holanda, Itália e Japão, Coréia do Sul como melhor asiática, Quênia e Porto Rico.

    ResponderExcluir
  8. oitavas "deduzo"
    Brasil X Holanda
    Russia X Servia
    Japão X China
    Thailandia/Italia X EUA

    ResponderExcluir
  9. No mais o grupo do Brasil é o mais previsível, a única partida que não sabemos o resultado é BRASIL X RUSSIA, as demais partidas serão todas vitórias destas duas seleções.

    Agora o grupo da morte com EUA, CHINA, Servia e a Holanda incomodando, tudo é possível.
    OS Eua perderam ano passado para a Servia na Copa do Mundo, e sempre sofrem contra a China, neste ano ainda temos a Larson e Hill abaixo do nível, e outras titulares dos EUA sendo reservas em seus times.

    A preparação dos EUA terá de ser bem realizada, para dar ritmo e entrosamento as jogadoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E no outro lado as Servias e Holandesas estao sendo titular nos seus times e jogando muito bem.

      Excluir
  10. Sinceramente, sobre a seleção dos EUA, eu acho que elas se superam na qualidade do jogo coletivo e na sua habitual velocidade. Particularmente acredito que o time titular dos EUA nesse ciclo (Banwarth; A. Glass; Harmotto; Akinradewo; Hill; Larson; Fawcett (ou Lowe)) é inferior ao time americano do ciclo anterior em pelo menos dois pontos. 1* Hooker era uma oposta definidora e foi destaque no mundial 2010; copa do mundo 2011 e jogos olimpicos 2012. As atuais opostas americanas são boas, mas quando o passe "quebra "e Glass faz levantamentos altos nas pontas elas tem muita dificuldade, vide os jogos da copa do mundo ano passado contra servia e principalmente contra a russia. Kiraly revesarva Lowe e Fawcett e nenhuma delas assumiu o posto à altura de Destinee Hooker.
    2* Hill ou Robinson ao lado de Larson. As duas são inferiores a passeira de Larson no ciclo anterior: Logan Tom. No seu auge Tom era ótima passadora e habilidosa no ataque. Na final em Londres ela fez 13 pontos e em várias vezes ajudou o time quando Larson e Harmotto (pelo meio) não estavam bem. Posso ser criticado por isso, mas Logan Tom no seu auge no ciclo passado formava uma dupla de muito respeito com a Larson.
    O que eu acho que engraçado é que li um comentário em outro blog em que a pessoa dizia que o Brasil não chegará nem as semi finais no Rio 2016. Agora eu pergunto, pq?
    O Brasil não jogou completo em 2015. Em 2014 completo fez um mundial de altíssimo nível. Venceu servia e russia por 3 a 1, Itália e Tuquia por 3 a 2. China e Rep. Dominicana por 3 a 0.
    Aquela semifinal contra os Eua foi trágica. Mas e dai esculachar o brasil por conta de um jogo. É um jogo tudo pode acontecer. Em 2012 era o inverso. Eua chegou a final como grande favorito e o brasil ganhou.
    Hoje me preocupa o fato das grandes jogadoras do brasil em Londres (Sheilla contra Russia e Japão) e Jaque (na final contra o eua) estarem sem jogar tanto. Sheilla é reserva. Mas nos jogos em que atuou como titular foi bem. Jaque vem de lesões e sua escolha pelo Sesi foi errada.
    Natália e Fê Garay estão em ótima fase no ataque. Mas no passe nenhuma das duas é brilhante. Jaque é importante nesse sentido .Tandara se recupera da gravidez e é boa opção para força de ataque, porém a tecnica de Sheilla é impressindível. No mais creio que será dificil os possíveis jogos contra eua, russia, china, servia, mas o brasil pode vencer. Acho que esse ano o grand prix será usado para dar rítmo as equipes. Aposto que Gamova e Sokolova estarão no grupo russo, claro que com Goncharova e kosheleva de titulares. Mihajlovic, boskovic e rasic estarão no grand prix. Kiraly deve ter força máxima. Lang Ping sempre deixa o time chines jogar a fase classificatória, onde a china vai muito bem, mas na fase final ela escala as reservas. Se os principais jogarem com seus times titulares o grand prix será muito interessante e ótimo teste..

    ResponderExcluir
  11. Enquanto isso... Quênia e Argélia são surpreendidas no Pré-olímpico Africano e perdem suas semifinais. A vaga olímpica ficará entre Camarões e Egito.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)