Penúltima rodada da Champions League deixa 4 vagas para 6 times

Aconteceu nessa semana a 5ª rodada da fase de grupos da Champions League. Dos 24 clubes participantes, 9 já estão classificados e outros 9 estão eliminados dos Playoffs do torneio. Os 6 clubes restantes disputam 4 vagas, dentre elas, a do melhor 3º colocado. Confiram a análise da rodada:

Grupo A

Com mando de quadra do Azerrail, os dois azeris se enfrentaram em disputa praticamente direta pela classificação do grupo. O Azerrail saiu na frente, mas o jogo melhorou para o Lokomotiv depois que a americana Newcombe entrou. O Lokomotiv venceu por 3x1 (21-25, 25-22, 25-15, 25-14). A tcheca Havlickova comandou o ataque do Lokomotiv com 21 pontos totais, seguida de ótima atuação da companheira de time, a sérvia Crncevic com 17. Perdido taticamente, o Azerrail teve a prata-da-casa Bayramova com 13 e foi eliminado da Champions. No segundo duelo do grupo, sem surpresas: acabaram as chances das alemãs do Stuttgart ao serem vencidas pelo Dínamo Kazan por 3x0 (25-17, 25-11, 27-25). Dia de brilho das bolas altas de Gamova com 19 pontos e de Vasileva com 18.

Gamova e o D. Kazan acabaram com as chances de classificação do Stuttgart


Classificação do Grupo A 
  1. Dínamo Kazan - 5v, 15 pts (Classificado aos PLAYOFFS, Líder do Grupo) 
  2. Lokomotiv Baku - 3v, 9 pts (Classificado aos PLAYOFFS)
  3. Azerrail Baku - 1v, 3 pts (Eliminado dos PLAYOFFS)
  4. Allianz MTV Sttutgart - 1v, 3 pts  (Eliminado dos PLAYOFFS)



Grupo B

Em Istambul, o Vakifbank mal permitiu que o Atom Sopot visse a cor da bola e venceu por 3x0 (25-20, 25-21, 25-18). Jogo bom do Vakif, complicado pela recepção da dupla Hill e Buijs nas pontas. Tudo facilitado por mais uma ótima atuação de Sloetjes, com 50% de aproveitamento na partida. O Atom teve Zaroslinska de volta, mas em atuação fraca, assim como a de Grothues. O Novara manteve vivo o sonho da classificação aos playoffs ao bater o frágil Ljubjana por 3x0 (25-22, 25-17, 25-14). Marco Fenoglio, novo técnico do Igor Volley, fez alguns testes durante a partida. Com Fawcett oculta da recepção na ponta, Fenoglio trouxe a oposta Wawrzyniak a partir do 2º set e foi ela a maior pontuadora com 11 pontos.

Zaroslinska ataca contra triplo do Vakifbank


Classificação do Grupo B
  1. Vakifbank Istanbul - 5v, 15 pts (Classificado aos PLAYOFFS, Líder do Grupo)
  2. Atom Trefl Sopot - 3v, 9 pts
  3. Igor Gorgonzola Novara - 2v, 6 pts
  4. Calcit Ljubjana - 0v, 0 pts (Eliminado dos PLAYOFFS)



Grupo C

Muito equilíbrio entre 3 potência no Grupo C. No melhor confronto da rodada, se enfrentaram os campeões italiano e polonês e melhor para a Itália, onde o Pomì Casalmaggiore bateu o Chemik Police por 3x1 (25-23, 12-25, 25-23, 25-17). Kozuch foi a grande pontuadora com 18 pontos pelo Pomì em briga direta contra a grande atuação de Havelkova pelo Chemik com 17. O Chemik ainda não conta com a recuperação de  sua levantadora titular Wolosz, lesionada desde o EQT. Quem sofreu mais do que deveria foi o Eczacibasi ao bater o Agel Projestov por 3x2 (21-25, 25-18, 25-22, 26-28, 15-12). Caprara escolheu o momento errado para usar um time misto e perdeu um ponto que pode se crucial. A grande culpada disso foi a menina cubana Melissa Vargas que fez 29 pontos na partida. Com lesão de Demir no 4º set, Caprara teve de alterar todo seu sitema tático e trazer Boskovic para a saída e Ozsoy no lugar de Calderón na ponta. Chemik e Eczacibasi vão brigar pelo 2º lugar e pela vaga de melhor 3º colocado.

Duelo de centrais sérvias: Veljkovic bloqueia ataque de Stevanovic 


Classificação do Grupo C
  1. Pomì Casalmaggiore - 4v, 12 pts (Classificado aos PLAYOFFS)
  2. Eczacibasi Vitra - 3v, 9 pts
  3. Chemik Police - 3v, 8 pts 
  4. Agel Projestov - 0v, 1 pt (Eliminado dos PLAYOFFS)



Grupo D

O melhor time da Champions está no grupo mais fraco: o Volero Zurich. O poderoso time suíço tem hoje a melhor equipe dos últimos anos e ainda não perdeu um set sequer no torneio. Bem, o baixo nível técnico de seus adversários também ajuda... O que era um clássico até a última temporada, foi nesse ano um massacre: o Volero passou pelo Cannes por 3x0 (25-20, 25-19, 25-13). Rabadzhieva e Rykhliuk fizeram 12 cada, mas foi a oposta Kodola do Cannes quem marcou 13 como maior pontuadora. Sanchez começou no banco do Cannes e Akulova estreou como titular. Na segunda partida, duelo emocionante que valia a eliminação do Vizura. E ela veio: o Uralochka venceu por 3x2 (25-16, 25-20, 21-25, 23-25, 15-10). E no time russo, é atípico e curioso mas quem comanda são as centrais: Zaryazhko com 24 e Jack com 17. Mais curioso ainda se eu contar a vocês que a levantadora é... Sheshenina! No Vizura, 19 da central Aleksic e 18 da oposta Lozo.

Pelo meio: Zaryazhko, maior pontuadora da partida, pára ataque de Kocic


Classificação do Grupo D
  1. Volero Zurich - 5v, 15 pts (Classificado aos PLAYOFFS, Líder do Grupo)
  2. Uralochka NTMK - 4v, 10 pts (Classificado aos PLAYOFFS)
  3. Vizura Beograd - 1v, 4 pts (Eliminado dos PLAYOFFS)
  4. RC Cannes - 0v, 1 pt (Eliminado dos PLAYOFFS)



Grupo E

Sem problemas para o campeão turco: o Fenerbahçe passou pelo Telekom por 3x0 (25-18, 25-19, 25-16). Kim foi a maior pontuadora do jogo com 14, mesma pontuação da azeri Cleger Abel. E na segunda partida, o Dresdner viu a classificação ficar um pouco mais distante pela vitória do Impel por 3x1 (25-23, 29-27, 15-25, 25-19). Skowronska e Hildebrand comandaram as pontuações com 23 e 22 pontos respectivamente. Lippmann brilhou pelo Desdner, mas não o suficiente e fez 19. Marcada, Bartsch marcou apenas 14.

Em vitória do Impel, Skowronska larga contra duplo do Dresdner


Classificação do Grupo E 
  1. Fenerbahçe Grundig - 4v, 11 pts (Classificado aos PLAYOFFS, Líder do Grupo) 
  2. Dresdner SC - 3v, 7 pts
  3. Impel Wroclaw - 2v, 7 pts
  4. Telekom Baku - 0v, 2 pts (Eliminado dos PLAYOFFS)



Grupo F

E o Moscou continua sua crescente pelo Grupo F, batendo o Le Cannet por 3x0 (25-16, 25-20, 25-14). A oposta Goncharova comandou o placar com 19 pontos. Moroz começou como titular e no segundo set foi substituída por Morozova, concluindo que o Dínamo já tem as 2 centrais à disposição. Morozova fez 4 pontos de bloqueio nesse período em quadra e mostra porquê é um ótimo reforço ao time. E o Moscou pode comemorar um pouquinho a mais, pois seu único rival direto no clube tropeçou: o Piacenza venceu o Alba Blaj por 3x2 (25-20, 16-25, 25-22, 26-24, 16-14). Sorte das italianas que Meijners está de volta e marcou 21 na partida. O Blaj teve Vesovic inspirada com 19.

Vesovic ultrapassa duplo de Chirichella e Signorille em vitória sofrida do Piacenza


Classificação do Grupo F
  1. Nordmeccanica Piacenza - 5v, 14 pts (Classificado aos PLAYOFFS)
  2. Dínamo Moscou - 4v, 12 pts (Classificado aos PLAYOFFS)
  3. CS Alba Blaj - 1v, 4 pts (Eliminado dos PLAYOFFS)
  4. Rocheville Le Cannet - 0v, 0 pts (Eliminado dos PLAYOFFS)

Comentários

  1. Ainda bem que o to fly publicou a matéria sobre a 5* rodada da Champions Ligue. Estava esperando-a. Gosto da percepção e da análise que vocês fazem sobre os jogos e os times.

    E concordo com muitas análises de vocês:

    1*: Concordo plenamente quando o blog fala que o Volero Zurich é o melhor time da champions e ficou no grupo mais fraco. O Volero Zurich tem o melhor elenco dos últimos anos. Tem 3 centrais de altíssimo nível com destaque para a americana Akinradewo e a russa Orlova. 3 pontas de grande qualidade. Tenho gostado muito da temporada da Rabadzhieva, frequentemente é uma das maiores pontuadoras do time. A Mammadova é titular e grande jogadora. A Rykhliuk é uma das melhores opostas do mundo (para mim a melhor, mas cada um tem sua opinião). A Vansant é reserva de altíssima qualidade nesse time.
    Para mim Volero Zurich e Vakfbank são os grandes times, os mais regulares. Estão passando por cima de todos os adversários. Podem até questionar o nível dos adversários do Volero Zurich, mas recentemente o Volero sem as americanas Vansant e Akinradewo venceu um amistoso contra o Fenerbahce por 3 a 1 e o Fenerbahce contava com suas principais estrelas: Skorupa, Kim e Mihajlovic. E também o Volero apesar de perder um jogo venceu a grande seleção russa em outro amistoso. Se não se cruzarem aposto que Volero Zurich e Vakfbank são os grandes favoritos a fazerem a final da champions. Esse ano acho que o Volero vence a champions.

    2*: Chega a ser engraçado Zaryazshko e Jack (centrais) serem as maiores pontuadoras do clube russo Uralochka. Não pela qualidade das centrais (afinal Zaryazshko é uma das melhores centrais do mundo atualmente), mais sim pela levantadora ser a Sheshenyna. Tudo bem, ela é conhecida pelas bolas altas, mas convenhamos na russia ela tinha atacantes de pontas excepcionais como Artomonova, Godina, Sokolova e Gamova. No Uralochka não tem atacantes de pontas como na seleção russa. Então força com as centrais mesmo (que são as melhores do time). É interessante a evolução dela. Me arrisco a dizer que mantendo Zaryaszhko, Jack e Sheshenina e conseguindo uma grande atacante do nível de Kosheleva, Goncharova ou Malykh o time pode figurar ainda mais como grande na rússia.

    3*: É notório o crescimento do Dinamo Moscow. Fê Garay e Shcherban marcaram 11 e 10 pontos nesse jogo. Goncharova segue como estrela da companhia.

    4*: É muito bom ver a participação do Casalmaggiore em sua primeira champions. O time tem jogado de igual para igual com duas potências da Europa : Eczacibasi e Chemik Police. Já está classificado. A líbero Siressi, a levantadora Lloyd, as centrais Stevanovic e Guibbmeyer tem jogado muita bola. Kozuch foi um grande acerto do time faz uma temporada fantástica. Melhor atacante do time. A Ortolani não fez nem falta. Acho que os 3 classificados saem do grupo da morte (ainda bem).

    5: pelo que tenho acompanhado divido os times em dois escalões de favoritos:

    1*: Volero Zurich e Vakfbank
    2*: Dinamo Kazan, Dinamo Moscow, Fenerbahce,Eczacibasi, casalmaggiore e Chemik police (caso avance e eu acho que passa de fase).

    O que vocês acham dessa divisão ? Volero e Vakf estão a frente dos demais? Até onde os bons times de Casalmaggiore e Dinamo Moscow podem chegar?

    Por fim gostaria de sugerir a vocês que fizesem uma matéria sobre a Copa Brasil de volei feminino.
    semifinais: Camponesa Minas x Dentil-Praia Clube; Volei Nestlé - Osasco x Rexona AdeS.
    O Praia sofreu mais do que o esperado para passar pelo Sesi. O Minas perdeu um set mas depois venceu bem o Brasilia. O Rexona atropelou o Sao Caetano. O Osasco foi bem e passou pelo Rio do Sul.
    Agora o Praia será testado novamente. Tomara que o time supere esses trauma em competições nacionais e chegue a 1* final da copa brasil. O Osasco melhorou nos últimos jogos. Seu bom momento será colocado a prova contra o sempre regular e maior rival Rexona, que por incrível que pareça não chegou na final nas duas edições , em 2014 e 2015.

    Eu acho que dará
    Dentil Praia Clube x Volei Nestle na final. Mas tudo pode acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Volero voce so esqueceu de mencionar a Levantadora Servia Bojana, e o outra levantadora Servia Antojanivic ( nao sei esquever o nome certo) que estava machucado e se recuperando por muito tempo, finalmente esta recuperada e jogou no ultimo jogo.

      EU ainda nao vejo nem um time favorito ate agora.

      Excluir
    2. Lembrando que esse "crescimento" do Osasco se dá pela vitória com times mais fracos, e o outro detalhe é que venceram jogando com a Gabi e a IVNA passando, vc acha que quando pegar um time maior, feito o Rio a IVNA e Gabi vai conseguir passar bem? possibilitando a Dani Lins de jogar com as Centrais, acho que não, tudo pode acontecer nesse jogo, mas pelo atual momento eu acredito numa Vitória do Rio. No Minas acho que já ta na hora da Tandara jogar mais como titular.

      Excluir
    3. Pra te falar a verdade, quando citei o Volero como o melhor, me referia ao aproveitamento dele na competição hahaha. Também não conseguiria apostar em um favorito ainda...

      Vejo Fenerbahçe, Vakifbank, Volero em ótima fase. Moscou tá cada vez melhor e o Eczacibasi começou a crescer. Kazan também é um grande time e Chemik deve brigar. Por quê não, o Casalmaggiore.

      E como vocês sabem, vôlei nacional não é exaaaaaatamente minha prioridade haha. Mas prometo acompanhar a Copa daqui pra frente ;)

      Excluir
  2. O que aconteceu com a Piccinini? Ela tá lesionada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, teve uma lesão no ombro direito mas já está se recuperando.

      Excluir
  3. A Gamova parece que "voltou" ou esta tentando "voltar", Mais tenho certeza que o que ela quer e esta pronta pra disputar a Olimpiada.

    Derrotar a Russia com a Gamova concerteza da um gostinho melhor e maior, mais acho que a Gamova seria um erro trazer ela de volta, a mesma coisa que aconteceu no Mundial... ela infelismente nao faz parte desse time atual..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)