Líder e único invicto, Dínamo Moscou tem motivos de sobra para comemorar

Se o Dínamo Moscou já estava voando na liga russa, agora tem motivos de sobra para comemorar! O primeiro deles é que o time se mantém como único invicto, são 9 jogos e 9 vitórias (incluindo sobre os 2 poderosos dínamos). Se tudo já estava de vento e polpa em Moscou, as coisas melhoraram depois da contratação da campeã olímpica brasileira, a ponteira Fernanda Garay. Isso porquê Fernanda é agora uma das principais referências do time e provou isso nos jogos contra o bom Próton e o Chelyabinsk, onde foi maior pontuadora em ambos. No primeiro jogo Garay substituiu Yana Shcherban no time titular e marcou 14 pontos e atuando ontem contra o Chelyabinsk fez 18 com o time reserva. E se vocês acham que são apenas esses os motivos de festa em Moscou, aqui vão mais dois: Yulia Morozova e Regina Moroz estão de volta às quadras! A dupla que já foi titular do time russo agora está à disposição no banco do clube, claro, com algumas limitações.

Fernanda Garay, Regina Moroz e Anastasia Bavykina compuseram o time do Moscou na vitória de sábado


Nas outras partidas do campeonato, nenhuma grande surpresa. A ponteira Irina Voronkova foi quem deu uma boa dor de cabeça ao Krasnodar, fazendo 31 pontos contra o time e levando o jogo ao tie-break. Mas no final, melhor para o time liderado por Kosheleva com 24 e Malykh. O Krasnodar atuou sem Sokolova, com Khodunova e posteriormente Pasynkova na outra ponta. 

Sufoco: Krasnodar de Kosheleva (11) sofreu para passar pelo Odintsovo, em dia inspirado de Voronkova (18)




Confiram todos os resultados da 8ª e 9ª rodadas:

LIGA RUSSA

8ª Rodada
Krasnoyarsk 3x1 Lenningradka (26:24, 18:25, 26:24, 25:22) 
Uralochka 3x0 Omichka (25:14, 25:16, 25:17)
Dínamo Kazan 3x1 Chelyabinsk (25:17, 23:25, 25: 14, 25:14) 
Dínamo Moscou 3x0 Próton (25:21, 25:19, 25:15) 
Odintsovo 2x3 Dínamo Krasnodar (16:25, 23:25, 25:16, 25:22, 09:15)

9ª Rodada
Omichka 1x3 Odintsovo (14:25, 18:25, 25:16, 08:25)
Chelyabinsk 0x3 Dínamo Moscou (00:25, 19:25, 21:25)
Próton 1x3 Uralochka (15:25, 25:16, 19: 25, 23:25)
Voronezh 3x1 Krasnoyarsk (21:25, 25:22, 25:22, 25:18)
Leningradka 0x3 Dínamo Kazan (20:25, 24:26, 20:25)

Classificação
  1. Dínamo Moscou - 26 pts
  2. Dínamo Kazan - 24 pts
  3. Uralochka - 18 pts
  4. Dínamo Krasnodar - 17 pts
  5. Próton - 15 pts
  6. Krasnoyarsk - 13 pts
  7. Odintsovo - 13 pts
  8. Voronezh - 9 pts
  9. Lenningradka - 8 pts
  10. Omichka - 4 pts
  11. Chelyabinsk - 3 pts

Comentários

  1. Como vcs avaliam até aqui essa temporada da Fê Garay no Dinamo Moscow em termos de ataque e passe/defesa? A linha de passe com Garay e Shcherban ficou mais fortalecida? Com o retorno das centrais e com Garay-Shcherban-Goncharova o Moscow eleva seu nìvel de favoritismo na champions?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até aqui ela tá com ótimo aproveitamento de passe com uma média superior a 72% de positivos e 50% de passes perfeitos, considerando as partidas do russo e da Champions. Claro, ela deve se ajustar um pouco melhor aos posicionamentos de defesa com o tempo. No ataque ela comandou as duas últimas partidas pela liga russa, em uma delas superando a Goncharova inclusive.

      Eu prefiro a Shcherban, apesar da Markova ter mais potencial ofensivo. Mas aparentemente Panchenko vai optar por Markova e Garay de titulares.

      Com certeza o Moscou cresce muito, tem agora duas excepcionais atacantes. Acho difícil que Moroz e Morozova se recuperem a alto nível a tempo, mas são no mínimo opções muito decentes de banco ;)

      Excluir
  2. Com somente 2 jogos na Liga Russa, a Fê Garay já lidera as estatísticas de recepção do campeonato e vem pontuando muito bem. Aliás, na vitória de sábado passado, ela fez 18 pontos e não 14 como foi dito e com ótimos 58% de aproveitamento no ataque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erros acontecem Jet Li, um lutador de Wushu sabe disso, certo? ;D
      Sabe também que quanto menor o número de erros, melhor a classificação, então é cedo para dar méritos à Garay por uma excelente recepção dentro de apenas 2 jogos.

      Excluir
  3. Fico feliz de ve uma de nossas titulares atuando bem num grande torneio da Europa. Sem contar que ela esta jogando com 5 titulares da seleção russa: Malova, kosianenko, Lyubuskyna, Shcherban e Goncharova. A Garay teve ums temporada 2012/2013 fantastica e em 2013 foi nossa grande atacante nos torneios de Montreux e Gran Prix. Em 2013/2014 fez boa temporada no Fenerbahce se destacando no ataque e principalmente ajudando no volume de jogo. É uma pena que ela por contusão perdeu as finais do campeonato turco, mas foi campea da CEV. Em 2014/2015 fez boa temporada em krasnodar, no entanto foi mal no grand prix e no campeonato mundial tendo seu nível de recepção drasticamente reduzido e sem a precisão do ataque. Ai veio PAN em 2015 onde foi a nossa principal jogadora no ataque nas partidas contra porto rico e eua. Depois foi ainda mais espetacular. Marcou 28 na semi contra porto rico e naquela fatídica final foi nossa única atacante efetiva marcando 19 pontos em 3 sets. Fico preocupado porque Jaque faz uma tempotada muito irregular no sesi. Natália vem voando no Rio. Tandara tem se recuperado e nos ultimos 2 jogos entrou na vaga de Rosamaria e terminou como maior pontuadora do Minas. Terá hoje contra o excelente Praia Clube seu teste de fogo. Pode ser muito útil na seleção. Sheilla estará nas olimpiadas mas precisa se recuperar, hoje é reserva da boa Loneke Stoetjes no Vakfbank. Jaque também precisa recuperar seu melhor voleibol. Dani Lins está se recuperando. A Camila Brait está muito bem. Passe bom e posicionamento de defesa espetacular. Fabiana apesar do mAl momento do sesi segue como nossa principal central. Thaísa vem se recuperando. Jucyele vem bem demais.
    Está bom de o ze testar algumas outras formações no grand prix como

    Léia e Camila Brait (reversando na posição de líberos)
    Dani Lins
    Fabiana - Juciele
    Fe Garay - Natália
    Tandara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo quase plenamente com vc.
      No andar da Carruagem hoje a Natália estaria roubando por meritos a titularidade da Jaqueline.

      Só não concordo com a Juciely, ela é ótima, ao meu tem tudo para ser a 3ª central do Brasil, a Thaisa mesmo se recuperando ainda assim seria a titular, pois o ataque dela pelo meio é bem mais eficiente que a Juciely, o diferencial da Juciely é a bola china e composição de bloqueio.

      Excluir
    2. Foi muito bom vê essa opinião! Porque achei que iria ser crucificado! Natália tá a cada jogo melhorando mais na recepção, do Rexona a melhor passadora, fora o seu grande potencial no ataque! Para o Rio 2016, prefiro vê ela em quadra como titular e com Garay sendo mais acionada no Moscow pra recepção, que ela possa aprofundar mais o fundamento e assim, ambas serem as ponteiras titulares, o Brasil além de crescer no ataque iria desafogar Sheilla, que está na pior temporada de sua vida, pois nem jogando está.
      Será que isso é armação do técnico usando como estratégia para o triunfo holandês?

      Excluir
    3. É uma tática arriscada, acho a Jaqueline singular no fundo de quadra e seleções grandes como a Rússia sofrem para achar uma jogadora com essas características. Nem Natália e nem Garay são passadoras de nível A, o que pode prejudicar nossas bolas rápidas. Entretanto, fomos campeões em Pequim com Mari e Paula esbanjando talento!

      Excluir
    4. Bem respondendo a sua pergunta acho que sim. O Guidetti foi muito esperto ao levar duas titulares de sua seleção para o Vakfbank ( a Anne Buijs e Stoetjes) que se juntaram s central Robin que já estava lá. Ele está dando rítmo a metade de seu time titular na liga turca onde enfrentarão grandes times como Fenerbahce e Eczasibasi e também a nível europeu na champions. Sem contar que de quebra (e até pq a Stoetjes merece ser titular) ele deixa uma das grandes jogadoras brasileiras no banco. Até a Hill peça muito importante da seleção americana (é bom lembrar da lesão que ela teve) não vem sendo utilizada como titular em todos os jogos. E realmente eu acho que Natália e Fê Garay merecem ser testadas como titulares. Jaqueline não estar no seu melhor momento. Eu acho que ela fez a escolha errada ao ir pro Sesi-Sp. Mas agora pouco acompanhei o Zé Roberto no programa bem amigos! (do sportv) e ele falou que foi pessoalmente conversar com a Sheilla. Ele falou que fisicamente ela está muito bem o problema é o ritmo de jogo. Mas tenho certeza que depois dos treinamentos e mediante ao atual cenário de opostas acho que Sheilla atuará de titular desde a 1* partida do Grand prix para ganhar ritmo e eu acredito na recuperação dela. Sempre cresce nos momentos decisivos. O zé falou também que esta constantemente conversando com a Fabíola (e até com a ginecologista dela) e disse que prentende esperar até o último minuto por ela.

      Por fim gostaria de deixar meus elogios a oposta Joice que vem se destacando como 3* melhor atacante e 4* maior pontuadora da fortíssima liga turca. Eu particulamente acho que o problema dela na seleção é que a Dani Lins joga com muita velocidade e força muito com o meio. Na hora do aperto falta precisão para jogadas longas e bolas altas. A joice é uma oposta que joga assim. Nesse sentido a Fabíola seria a melhor opição porque esse ano em krasnodar ele "se especializou" em levantar bola alta para a Garay e principalmente para espetacular Tatiana kosheleva.
      Enfim ainda faltam 200 dias para os jogos olimpícos. Muitas coisas ainda podem acontecer.

      Assina: Anônimo 2

      Excluir
    5. Mari e Paula mesmo não tendo o passe como melhor fundamento jogaram demais em Pequim. O próprio Marco Freitas falava nas transmissões como por exemplo num erro de passe da paula que depois a mari consertou no ataque na semi final contra a China " - é isso que efetivou a Mari e a Paula como ponteiras titulares, apesar do passe irregular elas viram o jogo e consertam tudo na força de ataque"

      Mas vamos combinar naquela olimpíadas tinhamos a Fofão de levantadora. Apesar de toda a evolução da Dani não da pra comparar ela e a Fofão. Mesmo com 38 anos naquela olimpiada a Fofão foi a melhor levantadora. Era muito precisa nas bolas altas para a Paula e para a Mari. Aliás Fofão saboa dosar como poucas bola alta vs velocidade. A propria Sheilla (oposta) tinha as bolas mais acelaradas e assim com a dupla de centrais Wal - Fabiana.
      Até de manchete fofão era precisa.

      Pelo estilo da Dani acho difícil (embora ache que a dupla Natalia - garay fosse testada) que a jaque fique fora do time titular. Ele dá muito volume de jogo e isso é primordial para as jogadas de velocidade da nossa seleção. E mesmo Garay e Natália estando em grande fase creio que elas não estejam ainda no nível de jogo que a dupla Mari - Paula estava em pequim. Dani, Sheilla, Jaque e Thaísa precisam melhorar. Camila Brait, Fabiana, Natália e Fê Garay precisam manter o bom nível de jogo em que se encontram atualmente e evoluir mais e mais.

      Excluir
  4. Bom ver a Garay bem. O brasil precisa de boas atacantes. E principalmente o Volei Nestlè. E por falar nisso o Volei Nestlé-Osasco ultimamente tem mantido relação amistosa com o Volero Zurich. O time suiço veio até fazer pré-temporadorada por aqui. E o Osasco conseguiu a renovação de emprestimo da Carcases(o que foi ruim).
    Está na hora de osasco tentar quem sabe a contrataçao de Olesia Rykhliuk. Com essa grande definidora a equipe de osasco poderia retomar o caminho das vitórias contra o Rexona. Além de Olesia , Luizomar deveria contratar uma boa ponteira passadora e no brasil, considerando apenas o quesito passe-defesa , Mari Paraíba é a melhor ponteira brasileira. Com Mari e Camila no passeThaísa poderá voltaria a brilhar como fazia até 2013 com a companhia de jaque. A outra estrangeira do time poderia vir da boa escola cubana e Herrera seria um grande nome. C. Brait; Dani Lins; Thaísa; Adenizia; Mari Paraíba; Herrera e Rykhliuk seria um baita time .

    Vcs do to fly sabem como funciona essa relação nestlé-zurich? Será que existe a possibilidade de Rykhliuk no Brasil? Luizomar precisa aprender a montar o elenco. O volei nestle precisa dar resultado pq o investimento é muito grande. Precisa de uma ponta forte no ataque e outra forte na defesa/passe. Ficam as dicas de Herrera e Mari Paraíba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho quase impossível o sonho de Olesia no Brasil. Isso porquê em nível de prioridades, mercados como Turquia, Rússia, China, Japão, Itália e até o suíço pelo Volero, estão à nossa frente. Outra fator negativo é o preço do Euro, hoje aproximadamente R$ 4,41 desvalorizando nossa moeda e nosso capital estrangeiro.

      Excluir
    2. Bem, na verdade precisaremos distinguir Volero e SB Community. SB é, na minha opinião, a maior empresa de agenciamento de atletas de voleibol do mundo. Ela é suíça e totalmente ligada ao Volero Zurich o que facilita algumas negociações, como longos contratos com o time, servindo posteriormente de empréstimo das atletas.

      Não só o Osasco é ligado à SB, na verdade o Rexona também é e ambos tem atletas na atualidade que são agenciadas pela SB. Por Osasco, além da Carcases, a Hooker faz parte da agência. O Rexona já teve a Mihajlovic e atualmente tem a Thompson.

      Você me deu uma ótima ideia sobre matéria, inclusive! =D

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)