A convocação da China e os motivos que favorecem seu trabalho antecipado

Jenny Lang Ping não perde tempo: há menos de 10 da final do campeonato chinês, a técnica da seleção da China já fez sua primeira convocação da seleção em 2016. Claro, a rapidez com que Ping inicia os trabalhos chama a atenção de todos e mostra o quanto a China quer esse ouro. Mas alguns fatores favorecem a China e sua técnica nessa convocação.

O primeiro deles é o curto período do campeonato: o chinês dura exatamente 3 meses. A liga é a primeira a ser encerrada no mundo e acaba ainda em janeiro enquanto algumas, como a brasileira, a russa e a turca se estendem por março e abril. E a última tende a ser a liga italiana, na última edição encerrada só no meio de maio. 

O segundo motivo benéfico à seleção chinesa é não-oficial. Existe uma "regra" na China de quê, caso uma jogadora atue por uma liga estrangeira, ela não poderá mais ser convocada à seleção. A regra não está em nenhum regulamento da liga ou da federação, mas é subentendida e aceita pela grande maioria. Um bom exemplo de exceção é a ponta-oposta Yi-mei Wang, que não tua mais pela seleção.

Esses motivos beneficiam o trabalho da China e países que tem atletas espalhadas pelo mundo, têm menos tempo para trabalhar. Pensando nisso a Rússia não terá playoffs em sua liga nesse ano e impôs que suas atletas jogassem apenas na federação de seu país.

Confiram as convocadas de Lang Ping:

Levantadoras: Shen Jing-si (Bayi), Wei Qiu-yue (Tianjin), Yao Di (Tianjin), Ding Xia (Liaoning) Wang Na (Zhejiang)
Opostas: Zeng Chun-lei (Beijing), Yang Fang-xu (Shandong), Zhang Chang-ning (Jiangsu), Gong Xiang-yu (Jiangsu)
Ponteiras: Zhu Ting (Henan), Hui Ruo-qi (Jiangsu), Liu Xiao-tong (Beijing), Liu Yan-han (Bayi), Xu Ruo-ya (Jiangsu)
Centrais: Yan Ni (Liaoning), Yuan Xin-yue (Bayi), Yang Jun-jing (Bayi), Zhang Xiao-ya (Sichuan), Xu Yun-li (Fujian), Zheng Yi-xin (Fujian), Wang Ning (Tianjin)
Líberos: Lin Li (Fujian), Wang Meng-jie (Shandong), Chen Zhan (Jiangsu), Wang Wei-yi (Shanghai), Shan Dan-na (Zhejiang)

Seleção da China foi campeã da Copa do Mundo 2015


Nomes como a ponteira Zhu, a oposta Zeng, a levantadora Wei e a central Ni já treinam com a seleção. As demais jogadoras devem completar o elenco de Jenny ao encerrar de suas férias e do final do campeonato chinês.

Comentários

  1. Quero ver se a Lang Ping vai boicotar o Grand Prix esse de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ela não dá a mínima para esse campeonato como disse a GAMOVA nem sei porque o Brasil valoriza tanto um campeonato longo cansativo que não classifica pra nada

      Excluir
  2. Com certeza, o máximo que ele fará é o de "sempre", as principais podem jogar contra seleções medianas, contra Brasil, Russia ela entra com o time reserva, ou no mata a mata no final ela tbm dispensa as titulares. Sempre escondendo o "tesouro".

    ResponderExcluir
  3. Não vejo essa necessidade toda em já iniciar a preparação para os jogos olímpicos. Alem do mais, tem tantos torneios q irão ajudar nessa preparação.

    Agora eu concordo com a Lang Ping no q diz respeito ao foco. Uma coisa é usar o Grand Prix pra da ritmo as jogadoras e fazer testes, outra é entrar com time titular o torneio TODO (desgaste desnecessário) e chegar com jogadoras lesionadas e desgastadas nas olimpíadas.

    Esse ano Brasil tem q ter seleções A e B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, infelizmente o Brasil jogará todo o grand prix com o time titular, e não serão feitos testes, como de costume e assim vem sendo desde sempre.

      att,

      Excluir
  4. Me esclarece uma coisa a ZHU TING jogou pelo VAKIFBANK na temporada 2016/17 e jogará a 2017/18,sendo assim pelo que eu li ela não poderá jogar na seleção né? Ou ela é uma exceção?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)