Chinês: Bayi de Liu e Jiangsu de Zhang lideram seus grupos no campeonato

O rápido campeonato chinês chega à 10ª rodada:

GRUPO I

O Grupo I tem a liderança absoluta do Army Shenzen Bayi, o atual campeão do chinês. O clube é liderado por uma das forças da China, a ponteira Yan-Han Liu, uma das mais recentes boas novidades da seleção do país. O Bayi tem 8 vitórias e 2 derrotas, com 23 pontos. No segundo lugar do grupo, briga acirrada entre Lianoning com 18 e Zhejiang com 17. Ambos os times tem 6 vitórias e 4 derrotas. O Liaoning vacilou e perdeu para os dois times piores classificados do grupo. Depende muito do seu passe e das execuções velozes da central Ni Yan, a melhor atacante e bloqueadora do campeonato. O Zhejiang está surpreendendo, mas tem um bom sistema defensivo comandado por Dan-Na Shan. A líbero da seleção tem o melhor aproveitamento na relação recepção-defesa do campeonato. 

Time da capitã Shen (7) lidera o Grupo I do campeonato chinês


O Beijing começou mal, apanhando de todo mundo e levando 4 derrotas consecutivas. Mas tomou gosto pela vitória e se vingou de todos que lhe derrotaram, excendendo o Bayi. O time também tem 17 pontos, mas uma vitória a menos que o Zhejiang (são 5 vit. e 5 derrotas). Beijing tem a melhor levantadora do torneio, Xintong Chen. Curiosamente quem lidera as pontuações do time é a ponteira de preparação e selecionável Xiaotong Liu. A redenção do time passa pela considerável melhora na eficiência da azeri Jana Aghayeva. 5º colocado do grupo, o Yunnan tem 9 pontos e só 3 vitórias e só não está pior porque quem resolve por lá é Alaina Bergsma, que fez 30 por exemplo contra o Liaoning. O pior time da competição até aqui é o Henan, onde joga a maior estrela da China, Ting Zhu. Irônico não? Zhu joga praticamente sozinha na ponta e tem só 6 pontos em 2 vitórias.

GRUPO II

Com exatamente a mesma relação de vitórias e derrotas do Grupo I, o Grupo II é no entanto mais equilibrado. O líder é o Jiangsu (6V-2D) com 19 pontos mas com dificuldades. Para se adaptar à ausência de Ruo-Qi Hui, a oposta Chang-Ning Zhang vem atuando na ponta e é a maior pontuadora da competição dentre as selecionáveis, 3ª no geral. Com 20 pontos mas só 6 vitórias - o 1º fator de desempate do chinês, é o número de vitórias - vem o Tianjin. O time sofreu algumas derrotas em tie-breaks, pecando na definição. A boa notícia para o Tianjin é que a cubana Nancy Carrillo está jogando muito bem e marcando altas pontuações. 

Jiangsu lidera segundo grupo da competição


Mas ninguém se aproveita melhor das estrangeiras do que o Shanghai. Com mesmo número de vitórias e 19 pontos, o vice-campeão de 2015 tem uma dupla aniquiladora no ataque. É melhor reconsiderar: depois da temporada ruim na Coréia e de dedicar-se exclusivamente ao vôlei de praia, Sarah Pavan é hoje a maior pontuadora do campeonato. A oposta é também a 5ª melhor atacante do torneio. Quem também figura entre as 20 maiores pontuadoras é a croata Senna Usic, ponteira do Shanghai. Usic é também a 8ª melhor atacante. 

A canadense Sarah Pavan é a maior pontuadora do campeonato chinês


No quarto lugar temos o Fujian e preparem para encrenca (encrenca em dobro!): as americanas Nicole Fawcett e Juliann Faucette estão ocupando um estilo de jogo atípico no torneio. Nicol joga na ponta, entrada de rede, mas não recepciona. Juliann é oposta, exposta no passe e caçada pelo saque adversário. Atualmente Juliann está lesionada e Nicol se mantém na ponta. O Fujian tem 5 vitórias e 5 derrotas, 15 pontos. Faucette não tem boas pontuações no campeonato, mas Fawcett é a 7ª no ranking das pontuadoras. O Sichuan vem em 5º com 10 pontos (3V, 7D) e destaque para a australiana Rachel Rourke, 4ª maior pontuadora. O último do Grupo II é o Shandong, da impressionante (guardem esse nome) Mei-Li Song. Song é ponteira sub23 da sleeção chinesa, e olhem só alguns números da moça: 37 pontos contra o Jiangsu, 24 contra o Tianjin, 38 contra o Sichuan no turno e 37 no returno. Mas assim como o Henan de Zhu, lanterna do Grupo I, "sozinha a andorinha não faz verão..."

Comentários