De Champions ao Classificatório Europeu, Rússia pede cancelamento de todos os jogos na Turquia

A Federação Russa de Voleibol enviou nessa quarta-feira (25) um pedido formal sobre o cancelamento de jogos de clubes e seleções da Rússia em solo turco. O motivo é a atual tensão militar entre os dois países desde a derrubada de um jato russo pelo exército turco nesta terça (24).

Depois da recomendação do presidente da Rússia, Vladimir Putkin, para que cidadãos russos evitassem voar para a Turquia, a federação do país manifestou-se: 

"Enviamos um pedido para a CEV (Confederação Europeia de Voleibol) , que tem recomendação estrita do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do governo russo, sobre a necessidade de nos abstermos de viagens para a Turquia. Nós informamos sobre isso à CEV e pedimos uma decisão. Entre as opções possíveis, o adiamento de jogos. Consideramos também a opção de jogar em campos neutros. Temos de estar preparados para o fato de que nossa equipe não seja capaz de viajar para a Turquia." - disse Alexander Yaremenko, secretário geral da federação.

Clubes russos e turcos encabeçam seus grupos na Champions e até então não existe nenhum confronto marcado entre os dois países no torneio feminino. Entretanto, podem acontecer na Cev e na Challenge. Também a sede do torneio classificatório aos Jogos Olímpicos em 2016, será em Ankara no próximo dia 4 de janeiro. 

A capitã da seleção russa, Ekaterina Kosianenko, foi segura ao manifestar-se sobre a situação: "Uma viagem para o Torneio de Qualificação Olímpico Europeu a ser realizado em Ankara é um risco para a vida. É claro que temos essas preocupações! Eu ainda tenho mais a dizer: estamos ainda com medo de ir em algum lugar no centro comercial e é fato que não vamos voar para a Turquia. Isso tudo é terrível e eu não sei se este risco vale a pena, arriscar a nossa vida nesta seleção e eu acho que todas as meninas vão me apoiar. 

Colega de clube e seleção, a oposta Nataliya Goncharova concordou com a levantadora: "Eu acho que é perigoso e assustador. Na minha opinião, é necessário transferir o torneio para outro lugar, devido a esse desenvolvimentos e tais atitudes em relação à Rússia. É necessário tomar todas as precauções de segurança para os atletas, espero que a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) ouça-nos e faça algo."

Capitã russa, Ekaterina Kosianenko teme jogos na Turquia. Companheira de time, Goncharova compartilha a opinião

Comentários