Rússia massacra Holanda, cala mais de 8 mil e é campeã da Europa em 2015

Apesar da bela festa e do apoio de mais de 8 mil espectadores na torcida, a Holanda não resistiu. Na verdade o time mal reagiu diante da gigante Rússia que levou a partida por 3 sets a 0. Sacando bem, a Rússia conseguiu anular o bom ataque holandês, com as pontas Buijs e Grothues com baixíssimo aproveitamento no fundamento, respectivamente 22% e 17%. O passe ruim tirou Belien do jogo,o que pouco resolveu para a Holanda. Apesar de um excelente campeonato de Dijkema, nem outra jogadora em excelente fase pôde ajudar à Holanda: Sloetjes foi a maior pontuadora com 11,mas sofreu para passar pelo bloqueio russo. Desastrosa foi a líbero Stam, que atuou a alto nível no passe durante todo o campeonato e deixou para fazer feio na final. Só com a entrada efetiva de Plak no terceiro set, a Holanda teve vida e liderou o placar temporariamente. Mas foi por pouco tempo.



Totalmente diferente de qualquer estilo de levantadora, Kosianenko merece créditos. A levantadora russa tem que jogar sobre a pressão de ser previsível e distribuir com inteligência simultaneamente. Convenhamos, fica mais fácil quando duas das melhores atacantes do mundo estão do seu lado da quadra: Goncharova e Kosheleva dispensam comentários, elogios tornam-se escassos. A oposta vira bolas de altíssimo grau de dificuldade, necessita de pouca abertura para impulsão, tem braços longos e pega alto! A ponteira, faz Flier e De Kruijf parecerem bloqueadoras juvenis e ataca um nível acima da média mundial. Goncharova e Kosheleva são as peças ofensivas dessa seleção, mas o ganho vai além: o trabalho tático e técnico de Kosianenko é muito bom! E a recepção composta por Malova e Ilchenko também merece elogios, não é fácil compôr um sistema tão complexo com apenas duas jogadoras e errar tão pouco. Méritos a elas! Zaryzkho mudou tudo na Rússia, a central incomoda muito na rede, amorteceu Sloetjes invariavelmente. 

Kosheleva foi uma das principais atacantes na vitória sobre a Holanda


Perdendo apenas para a Croácia, eliminando a Itália, vingando-se da Sérvia e finalizando contra a Holanda, a Rússia é totalmente merecedora do título. Na disputa entre um dos favoritos e a maior surpresa, o poderio russo prevaleceu. 

Holanda - Rússia 0: 3 (14:25, 20:25, 20:25)
Holanda:  Belien (3), De Kruijf (5), Balkestein-Grothues (2),  Slöetjes (11), Buijs (5), Dijkema (1), Stam-Pilon (L) e Stoltenborg, Plak (10), Steenbergen (4) Pietersen, Nummerdor-Flier (1)
Rússia: Goncharova (20), Kosianienko (1), Fetisova (5), Kosheleva (19), Zaryazhko (5), Ilchenko (5), Malova (L) e Startseva, Malykh.

Festa russa após o título Europeu


Na disputa do bronze, a Sérvia bateu a Turquia em 3 sets. Confiram as pontuações:
Turquia - Sérvia 0: 3 (19:25, 17:25, 18:25)
Turquia: Sonsirma (6), Akman (9), Aydemir Akyol (2) Özsoy (4), Erdem Dündar (3), Baladin (8), Karadayı (L) e Uslupehlivan, Yilmaz (4), Özdemir, Dalbeler, Seniya, Cansu, Ismailoğlu (2)
Sérvia:  Malešević (8), Mihajlović (10) Ognjenović (4), Veljkovic (9),  Rasica (12), Bošković (11), Popovic (L) e Živković (2)

Comentários

  1. É impressionante o nível do campeonato europeu. A Russia foi campeã com méritos, kosheleva e Goncharova são atacantes fenomenais, impressindíveis a essa seleção. Zaryahzko pelo meio surgiu deu uma nova opição para Kosianenko (que tem um estilo diferente das demais russos, por ser mais ousada. E se o passe não sair, sorte a dela que tem Kosheleva e goncharova como opções para levantar nas pontas.
    Por ultimo queria ressaltar que essa foi a premiação mais justa que vi de finais de campeonato, sem ter nome bizarros:
    Líbero: Malova
    Levantadora: Ongjenovic
    Centrais: Zaryazhko e Eda Erden
    Pontas: Kosheleva e Buijs
    Oposta: Stöetjes

    MVP: Kosheleva.
    QUE SELEÇÃO , TIMAÇO
    Da até vergonha se comparada a seleção do sul americano, que teve GABI MVP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem é bom comparar o Europeu com o Sul-Americano, o Africano é mais empolgante. Gostei muito da premiação também, fiquei meio cabreiro quanto à oposta, a Sloetjes fez um campeonato melhor mas na hora da decisão a Goncharova foi mais efetiva. Bom, foi muito justo! Eu daria o título de melhor líbero à Stam-Pilon, se não fosse a final.

      Excluir
  2. Sejamos justo: Zaryazhko fez um excelente campeonato. Shcherban (lesionada, não atuou no europeu) fez uma excelente copa do mundo com bom rendimento no passe e regular no ataque.
    Caso Sokolova, Shylyacovaya e Morozova voltem em janeiro quem deve ser titular?
    Eu continuaria com Shcherban e Kosheleva nas pontas (com Sokolova entrando em alguns momentos) , Goncharova na saída, Malova , Kosianenko, e Zaryazhko e Morozova no meio. Gamova não convocaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu viria com Kosianenko, Goncharova, Sokolova, Kosheleva, Zaryazkho, Shlyakovaya e Malova. No banco, Startseva, Gamova, Shcherban, Kutiukova e Morozova.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)