Holanda derruba favoritismo da Turquia e vai à final do Europeu em Roterdã

Quando Giovanni Guidetti assumiu o comando das laranjas, já era de se esperar uma nova Holanda no cenário mundial. E aconteceu: um grande jogo, um show da Holanda hoje! Jogando em Roterdã, a equipe laranja bateu a totalmente favorita Turquia por incontestáveis 3 sets a 0. O nome do jogo, a grande oposta da competição, acabou com a festa turca: Lonneke Sloetjes está em momento inquestionável! Palmas à Guidetti, que contrariou todas as expectativas ao deixar a estrela holandesa Manon Flier-Nummerdor no banco e ousou. Quem ousa com inteligência é recompensado, e Lonneke deu isso a Guidetti hoje marcando incríveis 24 pontos. A oposta não foi bloqueada uma só vez pelo time turco, não tomou consciência do bem formado paredão adversário. Coragem é o que vem sobrando na distribuição de Laura Dijkema, como pôde crescer tanto assim nessa temporada! Laura é do tipo de levantadora que evoca suas atacantes em pipes no match point do time adversário. Elogios também não faltarão à atitude de Guidetti de apostar em Debby Stam-Pilon como líbero. No primeiro set, Stam anulou a principal arma ofensiva da Turquia, o saque, entregando na mão de Dijkema os serviços adversários. Como não elogiar também a postura de Anne Buijs, que ganhou uma briga acirrada com Plak e Pietersen pela titularidade. Buijs saiu de quara com 12 pontos de ataque, 16 no total. 

IMPECÁVEL: muito superior, Holanda atropelou a Turquia em 3 sets


A Turquia jogou apática, talvez inconsciente do grande adversária que havia do outro lado da quadra. Atkbas demorou a mudar o time turco, chegou ao 3º set com a mesma formação inicial que havia perdido os dois primeiros e inclusive levado um 25-18 de surra no segundo. Quando trouxe Ozdemir, Baladin e Yilmaz à quadra, o time tomou fôlego, melhorou e igualou o set, dando trabalho às holandesas. Gozde Sonsirma foi a melhor jogadora turca, melhor opção para os levantamentos, dona de 15 pontos com raça e talento habituais. Mas as trocas de Atkbas foram tardias e em bloqueio de Sloetjes em Sonsirma, a Holanda decretou o fim turco e se classificou à final do Europeu. A Holanda aguarda agora o vencedor do jogo entre Rússia e Sérvia, para jogar a final em casa.

Gozde Sonsirma foi a melhor jogadora turca na derrota para a Holanda. Mas andorinha sozinha...


Holanda - Turquia 3: 0 (25:22, 25:18, 28:26) 
Holanda: Belien (3), De Kruijf (8), Grothues (5), Sloetjes (24), Buijs (16), Dijkema (1), Stam (L) e Stoltenborg, Pietersen, Flier (3).
Turquia: Sonsirma (15), Akman (8), Uslupehlivan (9), Aydemir, Ozsoy (6), Erdem (8), Karadayi (L) e Ozdemir (1), Ismailoglu, Yilmaz (2), Baladin (3).

Comentários

  1. Grande jogo da Holanda!! Talvez o melhor jogo das laranjas na temporada. Desde o início jogou com o saque forçado, destruindo a linha de passe turca; Sloetjes estava inspiradissima diante de sua torcida, errou poucas vezes. A Líbero holandesa deu um volume de jogo muito bom, a bola turca não caía limpa e o passe laranja estava nas mãos de Dijkema, que não queria saber de brincadeiras e usou todo o potencial de fogo de seu time. Um ace da Turquia no terceiro set colocou um ânimo no time, que até então apenas via a Holanda jogar. Sonsirma tomou um último fôlego, mas sozinha não conseguiu resolver muita coisa além de dar um pouco mais de trabalho pras holandesas. Vamos ver como é que as laranjas vão conseguir segurar a ansiedade e jogar contra a Rússia. Potencial de vencer a competição, a Holanda tem de sobra. Uma coisa é certa: Sloetjes será eleita pelo menos a melhor oposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me deu preguiça da Turquia nesse jogo, desanimada, que atuação feia! Jogão a Sloetjes e a Stam fez um ótimo Europeu! Até a final...

      Excluir
  2. Tem algum canal que tem os jogos do Europeu? Ou esse jogo especificamente?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)