Grand Prix - 2ª D: Holanda bate Polônia em casa e vai à elite

Desde o dia 3 de julho, 8 seleções disputam a 2ª divisão do anual FIVB Grand Prix. As seleções foram divididas em 4 grupos, com 4 times em cada final de semana. 

Classificação

1ª Semana

De 3 a 5 de julho, o Grupo J se enfrentou em Porec, município croata. Melhor para a Holanda que bateu todo mundo por pontuação máxima. A República Tcheca venceu as argentinas e croatas e o time argentino surpreendeu a Croácia. Infelizmente para a torcida local, a Croácia fez feio e não pontuou em casa. Em Carolina, Porto Rico foi um anfitrião bem mais inóspito no Grupo K e liderou o grupo no final de semana, perdendo apenas para a Bulgária no tie-break. A Polônia venceu Bulgária e Canadá e ficou na segunda colocação. As búlgaras, além do tie contra Porto, conseguiram perder no tie para o Canadá ficando em 3º. Na última posição o Canadá, que só bateu a Bulgária.

Porto Rico da levantadora Mojica, foi a melhor seleção
do final de semana jogado em casa

2ª Semana

Entre 10 e 10 de julho, as Argentinas levaram a Formosa o Grupo L pela 2ª etapa do torneio. Mais um fim de semana da Holanda absoluta, incomodada apenas em um tie-break pelas donas da casa, conquistando 3 vitórias e 8 pontos. A Polônia também foi bem, batendo Canadá e Argentina. As canadenses bateram as anfitriãs, que só conseguiram um pontinho contra a Holanda. No Grupo M, a Bulgária liderou em casa, na cidade de Samokov. Mas fez apenas 6 pontos, vencendo a Croácia no tie e perdendo também no tie para a R. Tcheca, rivais diretas na classificação, batendo só Porto Rico por pontuação máxima. As tchecas também tropeçaram, perderam no tie para Porto Rico e só venceram a Croácia por 3 pontos, conquistando o segundo lugar do grupo. Porto Rico fez um bom final de semana e bateu a Croácia e a R. Tcheca. A Croácia, saiu do Grand Prix sem vencer e caiu à 3ª Divisão.

A Bulgária se recuperou em casa, mas sofreu
tropeços e não se classificou ao Final 4

Final Four

Semi-finais

À cidade polonesa de Lublin, chegaram 4 seleções: a Holanda, líder no classificatório com 17 pontos, Polônia, República Tcheca e Porto Rico com 12, respectivamente. Nas semi-finais, a Holanda venceu as tchecas por 3-0 (25-21, 25-14, 27-25) com Sloetjes (16 pts) e Grothues (15 pts) comandando a pontuação do time. Na outra partida, a Polônia sofreu mais, mas venceu a seleção titular de Porto Rico por 3-1 (25-21, 21-25, 25-16, 25-23) com 21 de Zaroslinska.

Festa polonesa após a classificação à final da 2ª Divisao do Grand Prix


Final

O ginásio em Lublin recebeu mais de 3 mil fãs para o confronto final entre Polônia e Holanda, que garantia acesso ao campeão á divisão principal. E a maioria saiu decepcionada: a Holanda atropelou as donas da casa em 3 sets (25-19, 25-19, 25-16). Vale ressaltar que a Polônia jogou com um time alternativo que ofereceu pouca resistência às Holandesas. Ainda mais com o campeonato sensacional da oposta Lonneke Sloetjes, maior pontuadora da final com 19. A Holanda foi muito superior, bloqueou e atacou bem melhor que as adversárias. Com a vitória, a laranja mecânica garantiu o acesso à primeira divisão, a elite do Grand Prix em 2016. A Holanda foi campeã do torneio em 2007, ano pré-olímpico. Sob o comando de Guidetti e com tantos talentos individuais, a promessa é de que esteja surgindo uma nova potência europeia.


Festa do time da Holanda após a vitória
Holanda comemorou em Lublin o título da 2ª divisão e o acesso à elite do voleibol no Grand Prix 2016
Na disputa do 3º lugar, a República Tcheca bateu Porto Rico por 3-1. Confiram a classificação completa da 2ª Divisão do Grand Prix:

Classificação final/FIVB

Comentários

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)