O incrível poder de renovação dos Estados Unidos

Após o vice-campeonato em Pequim, derrotada pelo Brasil na final, a seleção dos Estados Unidos iniciou um novo processo em sua história. A técnica chinesa Lang ping deixou o comando da equipe, assumido pelo ex-jogador Hugh McCutcheon. McCutcheon vinha cheio de moral e acabara de ser campeão olímpico com a seleção masculina, em cima do Brasil. E iniciou um estratégico plano de renovação da seleção americana, normalmente composta por jogadoras experientes que já haviam feito carreira pós-universidade em grandes times do mundo. Mas Hugh fez diferente, convocou mais de 40 atletas de diversas posições, jovens, que ainda disputavam a liga universitária do país. No primeiro ano pareceu um fracasso absoluto, a inexperiência de suas jogadoras pesou. Apareceriam naquele ano pela primeira vez, nomes desconhecidos como a oposta Nicolle Fawcett e a central Christa Harmotto. E também, estreava em 2009 uma promessa, uma ponteira promissora um pouco desajeitada de nome... Jordan Larson

Jordan Larson estreou na seleção americana em 2009


Em 2010, o plano de Hugh mostrava uma seleção bem mais forte. Mesclando a experiência com novos talentos, os EUA tinham agora Heather Bown, Stacy Sykora e Logan Tom ao lado de suas novas promessas. Que não paravam de chegar, em ano de mundial estreavam duas jogadoras que mudaram a história dessa seleção: uma levantadora absurdamente técnica e ousada e uma oposta matadora, como há muito tempo não se via jogando pelo país. Alisha Glass e Destinee Hooker estrearam em 2010, no primeiro ouro daquela geração no Grand Prix. A base de 2010 foi mantida em 2011 e 2012, anos em que novamente venceram o Grand Prix. Hooker parecia imparável e com experiência, as ponteiras americanas decidiam com rara habilidade. 

No auge, seleção americana foi tricampeã do Grand Prix e chegou como favorita ao título em Londres


Naquele 2012 os Estados Unidos chegavam favoritos ao título olímpico, juntamente com as rivais brasileiras e russas. McCutcheon seguiu apostando na mesclagem de gerações, Dani Scott, Tay Haneef-Park e Lindsey Berg juntavam sua bagagem olímpica a estreantes como Larson, Hooker e Megan Hogde. O corte de Alisha Glass, surpreendeu. Com um Brasil jogando muito mal, uma derrota americana na última rodada de classificação poderia tirar a seleção campeã olímpica do torneio. As americanas não o fizeram e foi justamente essa seleção que as tirou do maior sonho do voleibol feminino dos EUA. Vice-campeãs olímpicas, de novo, em uma virada inacreditável do Brasil após perder um set por 25-11.

Novamente em 2012, os EUA não resistiram ao incrível voleibol brasileiro na final de Londres


Muito criticado, McCutcheon deixou a seleção e seu assistente técnico, Karch Kiraly, assumiu o comando. Em um novo ciclo, uma seleção americana machucada estreava. Com Glass de volta e Hooker afastada, Kiraly convocou várias estreantes como TeTori Dixon, Rachel Adams, Kelly Murphy e Kimberly Hill. Ali formava-se um novo Estados Unidos, que apesar de não ter grandes resultados, manteria essa base em 2014 para o mundial da Itália. Em 2014 os EUA apresentariam mais uma ponteira de alto nível, Kelsey Robinson e pela primeira vez na história conquistaram um título de alto nível: o Mundial da FIVB, com Hill MVP.

Consagração de Kiraly veio com título do Mundial em 2014


Rumo a 2016, a expectativa americana é de trazer o esperado ouro na casa das rivais que o tiraram de suas mãos por duas vezes. E o título mundial só reforça o grande elenco que Kiraly tem à disposição. Hoje, jogam a alto nível pelo menos 3 levantadoras: Glass, Thompson e Kreklow. Na saída de rede, a seleção tem a vantagem e poder dispensar uma oposta incrível como Hooker e contar com ótimas atacantes como Murphy, Fawcett, a incrível Alix Klineman de oposta e a mais recente descoberta: Karsta Lowe. Na ponta, Jordan Larson é soberana com o título de MVP dos 2 torneios mais importantes de clubes do vôlei mundial e ainda tem como companheiras de posição jogadoras incríveis como a MVP do Mundial, Kim Hill e ainda Kelsey Robinson, Megan Easy (Hodge) e Kristin Hildebrand (Richards). Na copa pan-americana, estreou Krista Vansant, MVP do torneio escalada para o Grand Prix, estreando na seleção como maior pontuadora contra a Bélgica. No meio de rede a briga não é menos complicada: Dixon, Akinradewo, Gibbemeyer, Harmotto, Adams, Jackson... vocês podem imaginar? Na posição de líbero, Banwarth e Miyashiro são preteridas, mas é difícil falar dessa posição no país depois de Stacy Sykora. 

Karsta Lowe, estreante de 2014, é a aposta da vez do técnico Kiraly


Do futuro e da corrida ao Rio 2016, ninguém sabe, mas é inegável que os Estados Unidos da América tem uma seleção incrível e são capazes de montar no mínimo, duas seleções candidatas ao título de qualquer evento do vôlei no mundo. O título mundial só coroou o excelente trabalho feito nas ligas universitárias e no investimento em jovens jogadoras e com certeza, após a conquista na Itália, as americanas só tem uma meta: o ouro do Rio.

Os Estados Unidos lideraram o grupo C no primeiro fim de semana do Grand Prix

Comentários

  1. Os Estados Unidos fizeram o que o Brasil tera que fazer a partir de 2016, investir nas jovens jogadoras e dar a elas experiência Internacional, é inegável que o potencial americano no voleibol é o maior do mundo, quem quiser estar no mesmo nível terá que trabalhar e ter paciência, resultados assim não são conquistados de uma hora para outra.

    ResponderExcluir
  2. Muio interessante a matéria, esperava há um tempo alguém falar/escrever sobre a renovação americana. Concordo com o amigo que disse que para que bons resultados apareçam é preciso que haja paciência, virtude que o brasileiro infelizmente não possui. É preciso que haja mais investimentos no vôlei como, por exemplo, a busca por novos talentos, mas não somente do sul e sudeste do país, o Brasil é tão grande e com certeza há talentos escondidos no norte, nordeste e centro-oeste do país. O Brasil já não é mais o país do futebol, que haja um bom trabalho no voleibol brasileiro para que este esporte tão amado por nós não deixe de ser o número um do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Me desculpe caras as selecoes do brasil, china e russa nao jogaram com forca maxima proprio tecnico americano falou sobre isso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)