Grand Prix esquenta em último dia da fase de grupos

Agora é pra valer: 6 seleções irão aos Estados Unidos para disputar o Final Six, 5 seleções se mantêm no grupo principal em 2016 e 1 seleção cairá para a 2ª divisão. O mais emocionante é que a ordem dessas 12 seleções será totalmente decidida no último dia dessa fase. Confiram o porquê:

China x Estados Unidos
Em Hong Kong, Lang Ping e Karch Kiraly se enfrentaram em uma competição da FIVB pela primeira vez desde a final do Mundial de 2014. Para apimentar o clássico, os dois técnicos trazem o que tem de melhor à disposição e provavelmente jogarão com suas seleções principais. O jogo é uma questão de honra e patriotismo: ambas as seleções estão invictas e com certeza a China quer se vingar em casa da última derrota por 3-1. Ting Zhu e Karsta Lowe são respectivamente as duas melhores atacantes do Grand Prix até aqui e devem comandar os marcadores desse clássico.

Força total para o confronto entre americanas e chinesas de onde sairá apenas um invicto


Brasil x Itália
Vale pouco na classificação, mas esse clássico envolve uma antiga disputa de moral. Reedição da disputa do bronze no Mundial 2014, onde a dona da casa também saiu derrotada. Porém, o Brasil vem com uma seleção mista para esse jogo, uma vez que suas principais estrelas estão ou no Pan ou afastadas da seleção. A Itália tem desfalques, mas jogando em casa promete usar seus principais talentos da última temporada de clubes, como a gigante e matadora Valentina Diouf. 

Sérvia x Alemanha
Confronto quase que direto pela última vaga da fase final, se não fosse a possibilidade de vitória do Japão. Uma vitória por qualquer placar, leva as sérvias ao Final 6 - mas para isso terão que enfrentar a sede da Alemanha em se classificar e milhares de torcedores contra seu jogo. Já a Alemanha, tem vida mais complicada e depende de um bom resultado e um jogo pior para do Japão.

Depois de testes equivocados de Terzic, Sérvia luta contra Alemanha por última vaga no Final Six do Grand Prix


Japão x Tailândia
Um clássico asiático que pode eliminar ou classificar o Japão, vale tudo para elas! A seleção se Saori é favorita, mas joga na casa das arquirrivais e clássico é sempre clássico. Além disso, o Japão necessita de uma combinação de resultados dos rivais europeus em confronto direto.

República Dominicana x Turquia
Essas duas seleções tiveram as piores campanhas do torneio até aqui e disputam diretamente quem cai para a segunda divisão no próximo ano. Surpreendendo a Alemanha, a Turquia conquistou 2 pontos e um tie-break já rebaixaria a seleção dominicana. Vencendo por 3-0 ou 3-1, as dominicanas viram o jogo e rebaixam a Turquia. Com um adversário que ainda não venceu um set sequer, a Turquia é totalmente favorita.

Para escapar de rebaixamento dominicanas precisam fazer 3 vezes em 1 jogo o que não fizeram em 8: vencer sets.


Portanto, já estão garantidos para o Final Six em Omaha: EUA, Brasil, China, Rússia e Itália. Japão, Alemanha e Sérvia brigam pela última vaga. Quanto às outras seleções, a Tailândia ficará entre o 7º e  9º lugares, a Bélgica fica no 10º ou 11º e República Dominicana e Turquia, lutam contra a degola do rebaixamento. Último dia de confrontos empolgantes na fase classificatória do GP!

Comentários