Porto Rico protesta, acusa Kwiek e ameaça R. Dominicana

Clima quente após o torneio classificatório da Norceca para a Copa do Mundo: a seleção dominicana só precisava vencer um set do último jogo para ser campeã do torneio e quando venceu, começou a utilizar seu banco. No entanto, tal medida ocasionou a vitória de Cuba e a eliminação de Porto Rico do torneio. Irritadas, as porto-riquenhas protestaram durante a premiação do torneio e receberam a medalha de bronze em mãos, sem colocá-las no peito. Nelson Perez, presidente da FPV, explicou o manifesto:

"Não foi uma atitude vinda delas (as jogadoras). Elas concordaram em ir para a premiação, mas em protesto levaram a medalha na mão. Não deixaram colocá-las no pescoço de uma forma respeitosa, mas mostrando o que sentimos".

Perez acredita que a seleção dominicana tenha facilitado o jogo contra Cuba, utilizando do banco e de jogadoras improvisadas em determinadas posições. Mas se depender da federação porto-riquenha, a Dominicana não sairá impune, segundo declarações de Perez:

"(Marco Kwiek) agiu de maneira antidesportiva. Este não foi qualquer torneio, é vergonhoso para o esporte. Vamos recorrer ao código de disciplina, visando o artigo 12 e tomaremos uma ação disciplinar contra o treinador. Foi entregue a classificação a Cuba para a Copa do Mundo "

Porto-riquenhas viram queda improvável e polêmica das rivais dominicanas


Kwiek se justificou qualificando o bom voleibol de Cuba:

"Cuba fez um bom jogo. Viemos para nos qualificar para o Japão e tínhamos muitos jogadoras lesionadas que tinham reclamando desde o primeiro dia e eu não poderia correr qualquer risco com elas. Após esta vaga, temos vários compromissos neste ano em uma temporada muito longa. De qualquer maneira foi um jogo muito duro, exceto no terceiro set, onde tivemos muitos problemas."

Vencendo o primeiro set, a R. Dominicana mesclou o time e a derrota desclassificou Porto Rico

Comentários