Coreano muda regras, "expulsa" veteranas e valoriza voleibol universitário dos EUA

A liga sul-coreana introduziu a partir desse ano uma nova regra que muda totalmente seu estilo de jogo: a partir dessa temporada, os clubes poderão contratar apenas uma jogadora de nacionalidade estadunidense, com idade igual ou inferior a 25 anos e com menos de 3 anos de experiência no voleibol internacional. As seis jogadoras foram escolhidas por uma comissão da KOVO, a confederação sul-coreana. Sendo assim, nomes consagrados do voleibol mundial não poderão atuar mais na Coréia do Sul e as atuais contratadas (Joycinha, Hooker, Fawcett) serão dispensadas.

Achou curioso? Vai ficar mais: o último colocado na fase classificatória da temporada 14/15 teve prioridade na escolha das jogadoras e depois veio o quinto, o quarto, até chegar no primeiro colocado: sim, as jogadoras foram escolhidas durante a apresentação! A iniciativa da confederação visa incentivar o voleibol na Coréia e tornar a liga menos dependente de uma só jogadora e claro, mais barata para os times.

As seis escolhidas para jogar o coreano na próxima temporada foram: 

KGC - Hayley Spelman: 24 anos, oposta, 2,02, é a mais experiente dentre as jogadoras. Saiu de Stanford e atuou no Telekon Baku. Nessa temporada passou pelo Forli e depois foi emprestada ao Urbino.

GS Caltex - Katherine Bell: 22 anos, central, 1.85, sai do Texas e terá na Coréia sua primeira experiência profissional. Atuou com a seleção juvenil no mundial infanto em 2009.

Heungkuk - Taylor Simpson: 21 anos, ponteira, 1.90, vem de Colorado e é considera uma das mais promissoras jovens dos EUA. Foi eleita a melhor jogadora do universitário americano em 2014.

Hyundai - Emily Hartong: 23 anos, 1.88, ponteira, é do Hawaii e já estreou no vôlei internacional com moral, em um timaço: o suíço Volero Zurich.

IBK Altos - Liz McMahon: 22 anos, 1.98, oposta, jogou por Illinois e também vai estrear no vôlei profissional sul-coreano. Liz acumula títulos individuais no campeonato universitário.

Expressway - Leslie Cikra: 24 anos, 1,93, oposta, é do Tennessee essa outra estreante no vôlei profissional. Em 2011, treinou pela primeira vez com a seleção B dos EUA. 

Spelman, McMahon, Bell, Cikra, Simpson e Hartong: seis americanas contratadas para a temporada 2015/2016 do coreano


Comentários