Gamova dá as cartas, Kazan é pentacampeão russo e Obmochaeva eleita MVP

O Dínamo Moscou até lutou dessa vez mas... não deu. O Dínamo Kazan venceu a terceira partida da final do russo por 3-2 (26:28, 25:16, 25:19, 20:25, 15: 6) e sagrou-se pentacampeão da Superliga russa. No épico embate entre a veterana Ekaterina Gamova e a ucraniana de origem Nataliya Goncharova Obmochaeva, a gigante de 2m02 mostrou que ainda comanda o voleibol russo. 

Gamova fez 29 pontos (24 ataques, 4 bloqueios e 1 saque) e foi a maior pontuadora da final. Em um primeiro set ruim, o técnico do Kazan, Rishat Gilyazutdinov substituiu nomes de peso do clube: Borodakova e Chaplina. Chaplina retornou no final do 4º set e marcou apenas um ponto na partida, ainda assim pelo prejuízo da jovem Olga Biryukova na recepção. Olga jogou boa parte do campeonato em empréstimo ao Voronezh. No meio, Malkova entrou bem e não saiu mais. O Moscou surpreendeu mais uma vez ao escalar Kosianenko como titular, até parte do 4º set. A única alteração inicial foi no tie-break, quando Vetrova começou como titular. Set esse que foi um verdadeiro massacre do time de Kazan.

Gamova ataca contra o triplo do rival Dínamo Moscou
O Dínamo Kazan veio do primeiro lugar na fase classificatória, onde teve 15 vitórias e 3 derrotas (Krasnodar, Omichka e Leningrado). Nos playoffs bateu o Chelyabinski por 3-0 e 3-1, mas nas semifinais, sofreu com o Odintsovo, vencendo por 3-1 mas perdendo por 2-3. Na final, fez duplo 3-0 e um 3-2 contra o arquirrival de Moscou.

Maior pontuadora da última partida e símbolo do Dínamo Kazan, Ekaterina Gamova torna-se então eneacampeã da Superliga russa, atuando nos 5 títulos do clube. Após o título, Gamova concedeu entrevista à televisão russa:

"O jogo foi bom hoje, Moscou errou bem menos, o jogo foi igual e tenso. Estávamos prontas para qualquer coisa e nós estávamos preparados para um confronto mais sério hoje. Eu acredito que no quinto set, fizemos o bloqueio derrotar completamente a equipe de Moscou. Quando percebemos que tínhamos ganhado, meu primeiro pensamento foi - graças a Deus está tudo acabado"

Equipe comemorou o pentacampeonato hoje 


A oposta Nataliya Obmochaeva foi a vencedora da eleição realizada com o voto de todos os técnicos do campeonato para a conquista do Troféu Lyudmila Buldakova, dado à MVP da liga russa. Obmochaeva teve 16 pontos e Gamova 15.5. Nomes como Kosheleva, Sheshenina e Handzel sucederam as duas.

Comentários