Final Four: o ápice da Champions League!

No último dia 10, conhecemos finalmente os 4 times que disputarão o título do melhor da Europa em 2015. No duelo entre os arquirrivais turcos, o Vakifbank perdeu no tie-break para o Fenerbahçe, sendo a primeira vitória na temporada das yellow angels sobre as atuais campeãs turcas. Mas o Fener chegou ao tie e garantiu a vaga. Já o Volero Zurich fez o Eczacibasi suar frio, vencendo por 3x1 e forçando o golden set. Rykhliuk foi matadora e Mammadova fez sua melhor atuação na Champions, mas não conseguiram manter o jogo no set de desempate e o Eczacibasi avançou. Na Rússia, o Dínamo Moscou até tentou mas sequer fez frente ao Busto Arsizio e perdeu novamente por 3x0, garantindo a classificação do italiano.

Formou-se o final four: Vakifbank Istanbul (TUR), Eczacibasi Vitra (TUR), Unendo Yamamay Busto Arsizio (ITA) e Chemik Police (POL). Quis o destino que, após sorteio, os dois turcos se enfrentassem na semi-final. O que é uma pena para o voleibol, já que os dois times são realmente os que apresentaram melhor voleibol até aqui. 

Vakifbank Istanbul

Amargando o vice-campeonato na última temporada, o Vakifbank montou um super time e se vingou eliminando o campeão Dínamo Kazan. Bicampeão da Champions League, pra chegar até aqui o clube turco passou por Partizan, Cannes, Piacenza e a partir dos playoffs, pegou duas pedreiras: Kazan e Fenerbahçe. Ao lado do compatriota Eczacibasi é um dos favoritos ao título. 

Maior pontuadora: Sheilla Castro (BRA) - 155 pts, 6ª no geral.
Ponto forte: é uma equipe completa. Qualquer uma das cinco atacantes titulares pode chamar a responsabilidade e decidir um jogo. Tem uma reserva de luxo: Gozde Sonsirma.
Ponto fraco: não tem exímias passadoras, Costagrande é quem segura. Se o passe cai, as centrais saem de jogo e Naz perde sua principal característica: a velocidade.



Eczacibasi Vitra

O turco investiu pesado esse ano e traz consigo a essa semifinal o trunfo de ser o único adversário que o Vakifbank ainda não venceu na temporada. Nunca foi campeão da Champions, ficou em 2º lugar ainda em 1980 e em 4º lugar na última edição. Passou por Volero, Omichka, Impel, Projestov e novamente por Volero.

Maior pontuadora: Bethania De La Cruz (DOM) - 158 pts, 5ª no geral
Ponto forte: tem atacantes de extrema muito fortes, nada menos que Larson, Bethania e Demir. Além disso é um dos melhores bloqueios da competição.
Ponto fraco: depende muito do jogo das pontas, Poljak e Furst não atacam tanto. Assim, depende de boas atuações principalmente das ponteiras. E se Demir estiver mal...



Busto Arsizio

Com todo respeito, é uma surpresa estar aqui. O melhor resultado do time na Champions foi em 2013, terminando com o bronze. O Busto é a esperança da Itália de ver depois de 5 anos um clube de seu país campeão. Mais uma vez pregando respeito, teve "sorte" nos sorteios e competência para vencer os adversários, passou por Dínamo Moscou, LP Salo, Dresdner, Azeryol e novamente o Dínamo. 

Maior pontuadora: Valentina Diouf (ITA) - 179 pts, 3ª no geral
Ponto forte: tem a melhor recepção da competição segundo as estatísticas, as ponteiras Marcon e Havelkova aparecem entre as 10 melhores no fundamento. Vem em uma crescente muito positiva de suas ponteiras.
Ponto fraco: é totalmente dependente da oposta, a gigante de 2m02, Valentina Diouf. Dificilmente pode jogar em alto nível sem ela.



Chemik Police

Beneficiado e prejudicado por sediar ao Final Four, o Chemik chega na sua primeira vez a essa fase e 15 anos depois de um polonês ter chegado até aqui. Absoluto em seu país, liderou um grupo pesado na fase de classificação, vencendo Rabita Baku, Projestov e o poderoso Dínamo Kazan. É uma incógnita, não sabemos ao certo como se portará diante do Busto e principalmente se chegar a final. A espera é de uma briga boa entre Diouf e Glinka.

Maior pontuadora: Ana Bjelica (SER) - 85 pts *
Ponto forte: tem atacantes muito boas e uma das melhores levantadoras da Europa. Mescla selecionáveis das seleções da Sérvia e da Polônia.
Ponto fraco: o passe, grande monstro polonês. Com jogo marcado e um bloqueio alto, as extremas complicam-se em definir.



Amanhã as 10h (de Brasília), o canal Bandsports transmite ao vivo o primeiro jogo, entre Busto e Chemik. Às 13h, os turcos jogam uma batalha galática, transmitida às 16h pelo Bandsports. Reta final da Champions League: vivemos por isso!

Comentários