O Fenômeno Boskovic

Quando a grande estrela sérvia Jovana Brakocevic se machucou, O técnico Zoran Terzi precisou encontrar uma solução extrema pra substituir uma das melhores e mais bem pagas jogadoras do mundo. Durante o Grand Prix tentou com Malagurski, tentou com Bjelica, mas nenhuma das duas correspondia à altura de Jovana. Terzic precisava de algo novo e foi aí que apareceu Tijana Boskovic, 72kg, 1m91, 17 anos. Nas seleções de base a sérvia já mostrava que tinha potencial: foi vice-campeã européia em 2012 com a seleção infanto e chegou às semifinais no campeonato europeu com a seleção juvenil. No campeonato mundial das duas categorias do ano passado, ficou em 7º e 6º lugares respectivamente. Esse ano foi campeã europeia e MVP do europeu infanto. Pronto: Terzic encontrou uma saída e resolveu apostar na garota. Nos amistosos pré-mundial, Boskovic ganhou a confiança do técnico e dias antes, Bjelica foi cortada.

Todo mundo esperava o retorno e titularidade de Brakocevic no mundial, mas quem começou jogando foi Boskovic. E em sua primeira partida, um jogo apertado contra a Turquia, foi a maior pontuadora. Repetindo, ela tem 17, fez seu primeiro jogo em um mundial contra uma das melhores seleções da Europa e foi a maior pontuadora. Repetiu grande atuação hoje contra a Bulgária, somando 26 pontos, em noite inspirada de Mihajlovic. 

Canhota sérvia tem 17 anos, 1m91 e é atualmente campeã pela liga sérvia

O jogo de Boskovic dá gosto, é um talento natural, a menina já nasceu com isso. Não cabe a ninguém criticar seu estilo de ataque ou como ela pode ser marcada no futuro. O que se deve reconhecer no momento é o surgimento raro de um novo fenômeno do voleibol feminino. Fato imutável é que aquela menina de 17 anos, que nunca havia jogado uma partida oficial e titular da seleção sérvia, é hoje a maior pontuadora do Mundial de Vôlei. 



Comentários