Mundial: Grupo D

Azerbaijão

Melhor resultado: 9º em 1994
Último Mundial: não participou
Como se classificou: Ficou em primeiro no seu grupo do classificatório europeu, vencendo Sérvia, Israel e Estônia.
Destaque: Precisamos chamar a atenção para a levantadora Oksana Parkhomenko. Em um país onde se exportam jogadoras, a levantadora azeri inclusive já chegou a defender dois grandes: Dinamo de Moscou (RUS) e Fenerbahçce (TUR).  Jogou a última temporada em casa, pelo Azeryol Baku (AZR).


Bélgica

Melhor resultado: 13º em 1956
Último Mundial: não participou
Como se classificou: Ficou em primeiro no seu grupo do classificatório europeu, vencendo Polônia, Espanha e Suíça.
Destaque: Elas vem crescendo e conquistando inclusive vários fãs no cenário internacional. A grande maioria das bolas são destinadas à oposta Lise Van Hecke, a sensação do último campeonato italiano e campeã atuando pelo Piacenza.


China

Melhor resultado: 1º em 1986
Último Mundial: 10º lugar
Como se classificou: Ficou em primeiro no seu grupo do classificatório asiático, vencendo Cazaquistão, Coréia do Sul, Índia e Nova Zelândia.
Destaque: A volta de Lang Ping ao comando da seleção chinesa já serve como alerta. Em total decadência desde 2004, a China apresenta agora a ponteira Ting Zhu, de 19 anos e 1m95. A ponteira é a principal promessa da China na atualidade.


Cuba

Melhor resultado: 1º em 1998
Último Mundial: 12º lugar
Como se classificou: Ficou em primeiro no seu grupo do classificatório da Norceca, vencendo Trinidad e Tobago, as Ilhas de Curação e o Haiti.
Destaque: Se as chicas dominaram o cenário do vôlei feminino nos anos 90, entraram em rápida e profunda decadência nos anos 2000. A tri campeã olímpica e mundial perde várias jogadoras a cada ano e sua maior esperança agora se encontra em Melissa Vargas de apenas 14 anos. Segundo grandes nomes do voleibol cubano, Melissa é diferente. Mas o destino dela como uma grande jogadora, deve ser o mesmo de outros grandes nomes: deixar a seleção para jogar no exterior.


Japão

Melhor resultado: 1º em 1974
Último Mundial: 3º lugar
Como se classificou: Ficou em primeiro no seu grupo do classificatório asiático, vencendo Tailândia, Vietnã, Taipé Chinês e Austrália.
Destaque: O Japão chega de mansinho, como quem não quer nada... E atualmente é bronze no mundial e nas olimpíadas. Destaca-se pelo seu sistema defensivo, então, não poderíamos deixar de destacar outra gênio da posição: Yuko Sano. A líbero MVP do Grand Prix 2014 já jogou por times do Azerbaijão, França, Turquia, mas optou por retornar ao vôlei de seu país de origem.


Porto Rico

Melhor resultado: 11º em 2002
Último Mundial: 17º lugar
Como se classificou: Ficou em primeiro no seu grupo do classificatório da Norceca, vencendo Costa Rica, Barbados e Santa Lúcia.
Destaque: Toda a rodagem internacional da ponteira Aurea Cruz é um dos fatores essenciais para o sucesso dessa seleção. Aury ficou conhecida pelo grande público ao jogar pelo Villa Cortese (ITA) em 2009, chegando a finais nos três anos que lá esteve. Foi campeã da liga azeri pelo Rabita Baku na última temporada.  

Comentários

  1. NÃO VAI DAR ESSE ANO PRO BONDE DAS RENEGADAS (RAMIREZ, SANTOS, SILIE, SILVA, CARCACES E CIA) MAS QUEM SABE NA COPA DO MUNDO 2015 ONDE RAMIREZ E PICCININI VOLTARÃO A SE ENCONTRAR, UM DUELO ÉPICO NÃO VISTO A ANOS E QUE NINGUÉM PODERIA PREVER QUE ACONTECERIA NOVAMENTE..........

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)