Gritos, pancadaria e provocação: Rússia sua, mas bate Holanda

Não dá pra olhar a Holanda com os mesmos olhos de alguns anos atrás. Gido Vermeulen não poupa esforços em renovar esse time e nesse mundial estamos vendo como esse trabalho vem dando resultado. Pra começar temos que ressaltar a coragem do técnico em pôr uma das maiores estrelas holandesas no banco: a levantadora Laura Djekma. E ele acertou, Femke Stoltenborg é rápida, veloz e extremamente técnica. Peca pela inexperiência em alguns momentos, Femke tem 23 anos, mas de fato é uma das mais técnicas jogadoras na posição pela Holanda nos últimos anos. Mais corajosa ainda foi a decisão de colocar no banco uma das maiores estrelas mundiais e heroína neerlandesa: Manon Flier. Uma jogadora diferente de todos os padrões holandeses, Celest Plak, uma eficiente ponteira em sua diagonal, Anne Buijs, Vermeulen renovou e a Holanda cresceu.

Do outro lado da quadra, uma Rússia poderosa, de ataques monstruosamente incríveis. Vide seu trio nas pontas: Ekaterina Gamova, Natalia Goncharova e Tatiana Kosheleva, três das melhores atacantes russas dos anos 2000. Mas o que sobra em ataque, falta em passe.

A partida

Stoltenborg é veloz e fez o bloqueio russo dançar hoje

O jogo começou quente e se muitos se surpreenderam com a vitória holandesa, nós sinceramente não. Kosheleva teve atuação ridícula na recepção e se aproveitando disso a Holanda dirigia seus intentos na ponteira russa. A melhor opção de Evgenia Startseva era ela, hoje pela entrada, Ekaterina Gamova. Mas velocidade de Stoltenborg, uma defesa bem estruturada e ataques decisivos da Holanda não deram chances às russas, 1 set a 0 com a pior apresentação da Rússia até então.

No segundo set foi a vez da recepção holandesa falhar, Buijs e Plak não dominaram os saques das gigantas. Vermeulen trouxe as estrelas Flier e Djkema para a quadra, mas a situação só piorou. E a artilharia ficou pesada: triplos  holandeses não paravam as bombas de Gamova e Goncharova, bolas altas predominavam e a Rússia ainda contou com velocidade para a central Irina Zaryazkho. Atuação sensacional de Gamova e a Rússia empatou, 1-1.

O terceiro set foi, na minha opinião, o melhor do campeonato até agora. A Holanda dominou o placar durante praticamente todo o set, fazendo o seu melhor. Judith Pietersen tomava frente dos ataques holandeses e o bloqueio amortecia Gamova e parava Goncharova. Ekaterina Kosianenko entrou e igualou o jogo pra Rússia, mas parecia tarde demais: a Holanda tinha 2 set points. Eis que acontece o inesperado: Kosheleva, a ponteira mais insegura pelo lado russo, chamou a responsabilidade, reverteu o placar e definiu o set, Rússia 2-1.

O quarto set mostrava uma Rússia implacável, Gamova e todos os seus ataques plásticos, pancadas de Goncharova, Kosheleva voando, a Holanda precisou mudar. Trouxe Sloetjes, Jans... Cresceu, mas não se manteve. A moral e a vantagem russas já eram grandes demais. Final, Rússia 3 x 1 Holanda.

O novo time da Holanda se mostra mais forte do que o de alguns anos atrás, mas ainda há muito o que evoluir. As russas gritaram, provocaram, estavam realmente incomodadas com as holandesas. A cada ataque, Gamova dava suas tradicionais encaradas ou simplesmente gritava, descaradamente. O jogo de hoje mostra a fragilidade da recepção das russas. Simultaneamente, a grandesa de seu poderio de ataque. A Rússia segue invicta em seu grupo.

Kosheleva liderou com 20 pontos, seguida de Gamova com 17 e Goncharova com 14. Na Holanda, Pietersen fez 15 e Buijs 11.

Jogando pela entrada, a giganta foi decisiva e uma das maiores pontuadoras da Tússia

Comentários

  1. Como um ser humano normal coloca Flier no banco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pietersen é uma boa jogadora, mas em alguns momentos a experiência da Flier poderia ajudar bastante, afinal, esse novo time holandês é bem jovem!

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)